sexta-feira, 6 de abril de 2012

ASSIM ESTÁ O RÁDIO ESPORTIVO

O rádio esportivo brasileiro mudou muito nos últimos anos a ponto de perder a cada dia mais seu público ouvinte. Na década de oitenta era comum assistir os jogos que a televisão mostrava ao vivo com o som de transmissão das rádios. Hoje como o off-tube tomou conta das transmissões esportivas pela falta de recursos publicitários e de visão dos que dirigem as emissoras a audiência desabou. E existem outros motivos além do off-tube: faltam narradores de qualidade. O que existe são locutores que já não descrevem os lances de uma partida de futebol com os detalhes que o rádio sempre exigiu. As transmissões tornaram-se lineares (tiro de meta e chute a gol tem a mesma entonação); não se cita mais o local onde está a bola e os nomes dos jogadores. Restam poucos profissionais que realmente “ainda” narram uma partida de futebol e nesses incluo Eder Luiz, José Silvério, Antônio Edson, José Manoel de Barros, Rogério Assis no rádio de São Paulo. Não sou o dono da verdade, sou o filho do dono. O pior disso tudo é que tem gente insistindo em querer ganhar a audiência com ótimos repórteres transformando-os em narradores, digo locutores. Na hora em que a bola está rolando o ouvinte que gosta de futebol quer ouvir a narração do jogo e não este interminável número de piadas e pornografia de mau gosto. Infelizmente tem gente brincando de transmitir futebol. E quem comanda essas aberrações mostra que também não entende nada de narração esportiva. 
Durante a semana foi publicado o interesse do Sistema Globo de Rádio em achar uma pessoa do sexo feminino para narrar futebol. Se for para narrar será muito bom para o rádio, afinal as mulheres merecem seu espaço. Agora se for para repetir as “baboseiras” que estão proliferando no rádio brasileiro é melhor ficarem em casa cozinhando para os maridos ou namorados ou acharem outra profissão.
É isso aí.

GARFARAM O FURACÃO

Incrível o comportamento de José de Caldas Souza árbitro do Distrito Federal que dirigiu o jogo Criciúma e Atlético Paranaense pela Copa do Brasil nesta quinta-feira. Validou o gol do time catarinense marcado de forma irregular e como foi irregular esse gol. A bola estava de posse do goleiro Vinícius que ao quicá-la viu o atacante Zé Carlos roubá-la e chutá-la para o fundo das redes. O auxiliar do árbitro marcou a irregularidade, mas o apitador confirmou o gol. O mínimo que a Comissão de Arbitragem pode fazer é afastar esse “assoprador de apito” por uns dez anos.

O Atlético Paranaense venceu o Criciúma por dois a um no Estádio Heriberto Hülse e não fosse o erro da arbitragem estaria classificado a próxima fase da Copa do Brasil. Guerrón marcou os gols do Furacão, Zé Carlos de forma irregular descontou. ***** Em Goiânia o Atlético Goianiense derrotou de virada a Ponte Preta de Campinas por dois a um.

José Roberto Guimarães, treinador da Seleção Brasileira Feminina de Voleibol declarou em entrevista sua preocupação com o atual estado do sexteto nacional. Declarou que algumas atletas passam por uma fase ruim, mas espera total recuperação nos Jogos Olímpicos de Londres. Um resultado negativo pode custar seu cargo conforme ele mesmo afirmou.

Em Curitiba a briga que começou com a negativa do Coritiba em ceder o Estádio Couto Pereira ao rival Atlético Paranaense continua. Depois de conseguir o Estádio Durival Brito e Silva o Atlético poderá jogar a Série B do Campeonato Brasileiro em Joinville. Tudo porque o presidente Mário Celso Petraglia declarou que o Paraná Clube quer cobrar 75 mil reais de aluguel por jogo. No atual campeonato estadual a cobrança estaria sendo feita pela metade do preço. O tricolor das “Vilas” não gostou das declarações de Petraglia e não pretende mais alugar o estádio.

O Vasco da Gama mesmo não jogando garantiu ontem à noite sua classificação para a terceira fase da Copa Libertadores da América. Tudo porque o Libertad do Paraguai vendeu o Nacional do Uruguai por dois a um. Vasco da Gama e Libertad Nacional e três do Alianza Lima. Como só resta um jogo para cada time, Vasco da Gama e Libertad se garantiramestão com 10 pontos ganhos contra seis do .

O São Paulo que há semanas contratou o experiente Renê Simões para suas divisões de base poderá formar um time “Expressinho” sob o seu comando. Com isso o São Paulo colocaria em atividade os jogadores que não estão sendo utilizados com muita frequência na equipe principal e serviria também para revelar novos valores. Aliás, porque não se programam partidas preliminares entre os clubes de um mesmo estado aproveitando os jogadores que fazem parte dos elencos. Serviria para mostra-los aos torcedores e os colocaria em atividade em jogos e não só em treinamentos como ocorre hoje.

Na rodada deste final de semana a décima oitava do Campeonato Paulista as atenções estarão voltadas para a zona de rebaixamento. Com o Comercial já de volta a Série A2 restam três vagas. Mais próximos deles estão Catanduvense, Botafogo, Guaratinguetá, XV de Piracicaba e Portuguesa de Desportos. Nesta rodada o Catanduvense enfrentará o Botafogo em choque direto de dois times que lutam para não cair. O Guaratinguetá estará em Ribeirão Preto para jogar com o já rebaixado Comercial. Em Piracicaba o XV enfrentará a Ponte Preta classificada para as quartas-de-final. E a lusa pegará o Linense necessitando de vitória para afastar o fantasma do rebaixamento.

A definição de posições dos oito classificados ainda não está definida. Vai depender dos resultados das duas últimas rodadas. O líder São Paulo (40 pontos, 12 vitórias, saldo de 20 gols) jogará amanhã contra o Mogi Mirim em Barueri e por ultimo contra o Linense em Lins. O Corinthians (40 pontos, 12 vitórias, 15 gols de saldo) pegará no Paulista no domingo no Pacaembu e no dia 15 pelejará contra a Ponte Preta em Campinas. O Santos (36 pontos) terceiro colocado jogará com o São Caetano no ABC neste domingo e na última rodada contra o Catanduvense na Vila Belmiro. Palmeiras tem 35 pontos e pela frente o Guarani neste domingo em Campinas e o Comercial no jogo final na capital. O quinto colocado é o Mogi Mirim com 34 pontos que enfrentará o São Paulo amanhã em Barueri e na rodada final o XV de Piracicaba em casa. Com 33 pontos o Guarani que ocupa a sexta posição terá que jogar domingo contra o Palmeiras no Brinco de Ouro e depois contra o Botafogo em Ribeirão Preto. Bragantino é o sétimo com 29 pontos ganhos. Vai enfrentar o Oeste neste sábado em Bragança Paulista e o Paulista em Jundiaí na rodada final. E finalmente a Ponte Preta de Campinas com 28 pontos terá pela frente o XV de Piracicaba neste domingo no Barão de Serra Negra e o Corinthians no Moisés Lucarelli fechando a primeira fase. Luta acirrada na reta de chegada tanto em cima como em baixo.