domingo, 31 de março de 2013

O LANCE DO JOGO


O clássico deste domingo teve alguns bons momentos e outros que deixaram muita gente com dúvidas sobre a capacidade de determinados jogadores. A vitória do Corinthians serviu para mostrar outra vez que o São Paulo apesar de liderar o Paulistão é um time limitado. Limitado a jogadas de explosão de Luís Fabiano, Osvaldo, Jadson e só. Os passes curtos continuam sendo problemáticos e hoje a sua defesa contribuiu para a vitória alvinegra. Um gol logo aos quatro minutos numa arrancada de alta velocidade de Osvaldo fez à torcida são-paulina acreditar que o time finalmente estava mais objetivo. Outras três outras chances foram criadas até que o ex-tricolor Danilo entortou o zagueiro Paulo Miranda e com a perna direita que não é o seu forte colocou a bola no “ninho da coruja”. O segundo tempo mostrou o São Paulo atacando e o Corinthians congestionando a entrada de sua área na maioria das vezes com até nove jogadores. Ainda assim as oportunidades foram criadas e desperdiçadas a partir de Luís Fabiano que se colocau pelo menos três vezes em impedimento. O lance crucial do jogo nasceu de uma bola mal recuada por Rafael Tolói permitindo Alexandre Pato chegar à bola antes de Rogério Ceni que acabou derrubando o corintiano. Esse foi o lance do jogo assistido por somente 20 mil pessoas. Podem dizer que o domingo de Páscoa atrapalhou. Não concordo. O que está atrapalhando é a qualidade do futebol que os times estão praticando. O torcedor já se tocou. E é bom que se diga que apesar da vitória o Corinthians não foi nenhuma sumidade. Na verdade o empate seria o resultado justo para o jogo. É isso aí.

RÁDIO, TEVÊ E ESPORTES


Recomendo aos que fazem o rádio esportivo no Brasil que leiam a interessante matéria no site Caros Ouvintes e assinada por Antônio Paiva Rodrigues, “Os jornalistas e profissionais da comunicação esportiva”. O escritor e jornalista cearense vêm de encontro as matérias que tenho publicado até com frequência abordando esse assunto neste espaço e no site Caros Ouvintes. Serve de orientação para quem pensa em fazer rádio esportivo.

O professor Marcos Falopa virou europeu. Continua fazendo palestras e orientando clubes, jogadores e treinadores no Velho Continente. Neste momento encontra-se próximo a Roma fazendo um trabalho de base para clubes e escolas de futebol. Na foto o professor Marcos Falopa está ao lado do treinador Guidolin da Udinese da Itália. Falopa deve estar no Brasil proximamente. Seu trabalho a serviço da FIFA já durante anos é muito elogiado no exterior.
A RB2, antiga Rádio Clube Paranaense possui o melhor som em AM no rádio de Curitiba operando com 50 mil watts de potência. A direção da emissora administrada pela Fundação Redentorista Pe. Vitor Coelho de Almeida está substituindo os “radiais” de sua antena retransmissora e a emissora já está sendo captada em muitas cidades do interior de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul durante o dia. À noite as transmissões da equipe esportiva comandada por Sidnei Campos cobrem praticamente todo o país. Pelo menos uma emissora chega a ultrapassar as fronteiras do Paraná no rádio. Na internet qualquer prefixo que postou sua programação pode ser ouvida em qualquer parte do mundo. Mas, o velho rádio continua imbatível. Parabéns a RB2 a primeira do Paraná e a quarta mais antiga do Brasil.
O Grupo ESPN continua em busca de uma ou até duas rádios para recolocar no mercado sua equipe esportiva que atuou até 31 de Dezembro na Rádio Estadão. Pelas informações, além da Rádio Capital cujo processo de parceria está em análise, a ESPN também conversou com Paulo Abreu para viabilizar uma de suas emissoras em FM.
Dois assuntos relacionados ao rádio e a televisão de Curitiba que confesso não ter resposta. Deixo no ar para quem puder responder. Primeira questão: “O que poderá acontecer se Coritiba e Atlético Paranaense decidirem o Campeonato Paranaense deste ano”? Esse poder acontecer refere-se à RPC emissora detentora dos direitos do Campeonato Paranaense e que não acertou as transmissões dos jogos do Atlético. A decisão ficaria sem televisão ao vivo?
A segunda questão diz respeito à proibição imposta pelo Clube Atlético Paranaense de não permitir que seus jogadores concedam entrevistas aos veículos de comunicação. Só podem falar na FM 95.5 a Rádio CAP. Como essa situação será conduzida no Campeonato Brasileiro quando os jogos do Furacão serão mostrados pela Rede Globo e por extensão a RPC?
Jarbas Duarte está de volta ao rádio. Depois de grandes conquistas através da publicidade, das transmissões da sua JDEsportes (rádio na web) o moço de Sorocaba está de volta a Manchester Paulista. Recebi informações que Jarbas Duarte está transmitindo futebol pela FM 92.3 (Rádio Cruzeiro).
Quem também dá as cartas no rádio de Sorocaba é meu grande amigo José Roberto Ercolin, um dos maiores repórteres esportivos do rádio brasileiro com o qual trabalhei na Jovem Pan. O moço de Porto Feliz na época era o melhor da emissora, mas levou o “bacalhau” quem tinha mais prestígio. E não foi só com ele que isso aconteceu. Hoje Ercolin faz jornalismo na Ipanema FM de Sorocaba.   
Os campeonatos estaduais continuam mostrando a cara do futebol brasileiro dos dias atuais. Pouca gente prestigiando, pouca renda e pouca qualidade nos jogos. Para sair do estado atual o futebol brasileiro precisa de mais qualidade. O marketing hoje tomou conta, mas o torcedor não é bobo e já chegou à conclusão que o nosso futebol está de mal a pior. No Campeonato Amazonense, por exemplo, não existem estádios com capacidade para 20 mil torcedores. Com a implosão do Vivaldão para a construção do estádio da Copa, o campeonato manauara é disputado por dez equipes em dois grupos em estádios com ótimos gramados, mas sem grande capacidade de público. A decisão da Taça Estado do Amazonas entre Fast Clube e Princesa dos Solimões disputada ontem teve 2.285 pagantes.