terça-feira, 17 de junho de 2008

ELIMINATÓRIAS: URUGUAI REPETE A ARGENTINA

O Uruguai conseguiu uma vitória atípica esta noite ao golear o Peru por seis a zero no Estádio Centenário em Montevidéu. O resultado lembra a famosa goleada que os peruanos sofreram na Copa do Mundo de 1978 quando foram derrotados pela Argentina também por seis a zero, resultado que tirou o Brasil da final do Mundial. Diego Forlan (foto) marcou aos 7 e aos 37 do primeiro tempo. Na fase final o mesmo Forlan fez três a zero aos 12 minutos. Bueno aos 16 e aos 24 e Abreu aos 45 fecharam a goleada da Celeste Olímpica. O Uruguai comandou o jogo de ponta a ponta e aplicou a maior goleada das Eliminatórias Sul-Americanas até aqui subindo para oito pontos ganhos. O Peru mostrou sua fraqueza e permanece com três pontos ganhos. Apitou o chileno Pablo Pozo que expulsou Paolo Guerrero do Peru. Venceu o Uruguai do treinador Oscar Tabarez com: Castillo; Bruno Silva, Lugano, Diego Godin e Martin Cáceres; Diego Perez (Eguren), Walter Gargano, Ignacio Gonzalez (Suárez) e Cristian Rodríguez; Bueno (Abreu) e Forlán. A Seleção Peruana comandada por José “Chemo” Del Solar que pode estar deixando a direção técnica perdeu de: Leao Butrón; Alberto Rodriguez, Miguel Villalta, Amilton Prado, Juan Vargas (Rengifo); Torres, Cevasco, Solano e Hidalgo (Salas); Mariño (Cruzado) e Paolo Guerrero. Amanhã serão realizadas mais três partidas com destaque para Brasil e Argentina em Belo Horizonte.

EURO-2008: ITÁLIA ELIMINA A FRANÇA

Repetindo o que ocorreu na final da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, a Itália derrotou esta noite a França. Por dois a zero os italianos eliminaram os franceses da EURO-2008 em partida realizada no Letzigrund Stadium em Zurique. Pirlo cobrando pênalti aos 25 do primeiro tempo, cometido em cima de Luca Toni, abriu o placar. O segundo gol aconteceu aos 17 do segundo tempo marcado por De Rossi. Apitou o eslovaco Lubos Michel, que expulsou Abidal da França por ter cometido a penalidade máxima. Venceu a Itália com: Buffon; Zambrotta, Panucci, Chiellini e Grosso; Pirlo (Ambrosini), De Rossi e Gattuso (Aquilani); Perrota (Camaronesi); Luca Toni e Cassano. Perdeu a França de: Coupet; Clerc, Gallas, Abidal e Evra; Govou (Anelka), Toulalan, Makelele e Ribéry (Nasri); Benzema e Henry. Na outra partida deste Grupo “C” a Holanda confirmando seu excelente futebol na EURO derrotou a Romênia que também jogava em busca da classificação. Dois a zero o placar final do jogo realizado no Estádio Suisse Wankdorf em Berna. Os gols foram marcados no segundo tempo por Huntelaar aos 9 e Van Persie aos 42 minutos. O jogo foi assistido por 30.777 torcedores. Apitou Mássimo Bussaca da Suíça. Venceu a Holanda de: Stekelenburg; Boulahrouz (Melchiot), Heitinga, Bouma e De Cler; De Zeeuw e Engelaar; Van Persie, Afellay e Robben (Kuyt); Huntelaar (Hesselink). Perdeu e foi desclassificada a Romênia com: Lobont; Contra, Chivu, Tamas e Rat; Cocis, Codrea (Nicolae Dica), Nicolita (Petre) e Ghionea; Mutu e Marius Niculae.

FUTEBOL DE ARQUIBANCADA

Deixando de lado os tropeços da seleção, o nosso futebol vive hoje de aparências. Tudo porque os jogadores aqui revelados viraram “mercadorias” na mão de empresários e clubes. Já não há mais a preocupação de formar e mantê-los. Hoje há pressa em se formar e vender jogadores. E o clube, como é que fica. O torcedor mesmo com problemas financeiros e sempre prestigiando seu clube é enganado com times de má qualidade. Os participantes do nosso campeonato maior se nivelam por baixo no futebol atual. Culpa de quem. Culpa dos que dirigem os nossos clubes. Por quê. Porque estão mais preocupados com esse período do ano que é quando as equipes estrangeiras buscam reforços para a temporada que começa em Agosto. E porque não fazer o inverso e além de manter, contratar jogadores de qualidade até de outros países. Isso não acontece porque nossos clubes estão cada vez mais endividados. Negociam as principais estrelas e o dinheiro desaparece tão rapidamente como entrou. O que há de errado. Muito simples explicar-lhes o que acontece. Aliás, tenho batido nessa tecla há muitos anos. O salário que se paga aos jogadores. Jogador de futebol pode e deve ganhar bem. Ganhar milhões de dólares ou euros, só no exterior. O Brasil não tem condição de oferecer isso aos nossos jogadores. Os clubes são mal administrados e os da divisão principal vivem hoje à espera das cotas da televisão. Fazem contratos publicitários mal feitos e oferecem muito pouco para que o torcedor se torne associado. Os contratos de publicidade são mal feitos por culpa dos clubes que não tem mais atrações para oferecer. Vendem seus principais jogadores e as peças de reposição são de má qualidade. Quem está ganhando dinheiro são os empresários, a TV Globo, empresas como à Traffic, e outras que tem estrutura e sabem explorar e muito bem o futebol. Isso deveria caber aos clubes. Não vejo um futuro promissor ao nosso futebol. Vejo na verdade uma situação cada vez mais preocupante sob todos os aspectos. É isso aí.

FUTEBOL É COM ONZE

... Desde a chegada a Belo Horizonte, Dunga tem se queixado das críticas recebidas pelos últimos resultados negativos da seleção brasileira. Anunciou que vai mexer no time para a partida contra a Argentina, mas sabe que uma derrota poderá lhe custar o cargo.

... A Federação Portuguesa de Futebol dá como certa a contratação de um treinador que fale a língua portuguesa para substituir Luiz Felipe Scolari. Entre as especulações foram citados nomes como de Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes.

... Souza ex-São Paulo hoje no Paris Saint-Germain da França poderá ser o próximo reforço do Grêmio Porto-alegrense. O maior problema para o acerto pode ser o salário que ele recebe no clube francês e o que o Grêmio poderá lhe oferecer para assinar contrato.

... O Internacional de Porto Alegre repete os erros do passado. Negocia seus principais jogadores para fazer caixa, e vai em busca de reforços como Danilo, ex-São Paulo e Fabiano Eller, que devem custar um bom dinheiro aos cofres do clube.

... O brasileiro naturalizado português Deco, acertou sua saída do Barcelona. Vai jogar a temporada 2008/2009 no Chelsea da Inglaterra que será comandado por Luiz Felipe Scolari.

... Daniel Alves foi vendido por 30 milhões de euros. O lateral que presta serviço da Seleção Brasileira é um dos novos reforços do Barcelona da Espanha, cuja contratação acertada há uma semana foi confirmada hoje.

... Preocupado com a décima sexta colocação que a equipe ocupa no Campeonato Brasileiro, o Coritiba FC realizou ontem uma reunião para análise da situação. O clube coxa-branca vai observar mais de perto o comportamento do time e o trabalho da Comissão Técnica que poderá sofrer mudanças em caso de um resultado negativo sábado contra o Fluminense, no Couto Pereira.

... Josep Guardiola o novo treinador do FC Barcelona decidiu que Ronaldinho Gaúcho, Eto’o e Deco estão fora de seus planos para a temporada 2008/2009. O clube busca reforços para retomar as grandes conquistas dentro e fora do país.

... Kaká manifestou seu descontentamento pelas críticas que ele o Milan receberam de Dunga. O jogador afirmou que sua ausência na seleção atual se deve a previsão feita pelo Dr. José Luiz Runco, e que não tem culpa se jogadores de 23 anos os clubes não tem obrigatoriedade de liberar para os Jogos Olímpicos.

... Muricy Ramalho pediu a CBF que libere Alex Silva e Hernanes do compromisso amistoso da Seleção Olímpica dia 22 contra um combinado carioca. Entende o treinador que se o Fluminense teve a liberação de Thiago Silva e Thiago Neves, o São Paulo também tem esse direito.


... A imprensa britânica enviou jornalistas ao Brasil para fazer um levantamento da vida e carreira de Luiz Felipe Scolari. Querem saber mais sobre o técnico que de repente foi contratado pelo Chelsea.

HOJE TEM JOGO PELAS ELIMINATÓRIAS

Uruguai e Peru enfrentam-se esta noite no Estádio Centenário em Montevidéu abrindo a sexta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas ao Mundial da África do Sul. Os dois selecionados empataram no final de semana em um a um com Venezuela e Colômbia respectivamente. O jogo desta noite será apitado por Pablo Pozo do Chile e começará às 19 horas. O treinador Oscar Tabarez do Uruguai colocará o botafoguense Castillo no lugar de Carini. No Peru o jogador Solano (foto) que joga no West Ham poderá ir para o Portsmouth também da Inglaterra. Os times prováveis. Uruguai – Castillo; Pereira, Diego Lugano, Diego Godín e Martín Cáceres; Diego Pérez, Walter Gargano, Diego Forlán e Ignacio González; Luis Suárez e Sebastián Abreu. Peru - Leao Butrón; Prado, Rodríguez, Vílchez, Vargas e Hidalgo; Rainer Torres, Neyra e Solano, Marino e Guerrero. Os uruguaios somaram até agora cinco pontos em cinco jogos e os peruanos apenas três pontos. Antecipadamente foram vendidos 20 mil ingressos, bem abaixo do esperado. Tudo reflexo do empate de domingo com a Venezuela, segundo a imprensa uruguaia.