quarta-feira, 8 de outubro de 2008

ELANO MARCA NO TREINO DA SELEÇÃO

O treinamento de 45 minutos desta tarde da Seleção Brasileira na Granja Comary contou com a presença de todos os jogadores convocados, inclusive Lúcio que inicialmente só havia trabalhado no departamento de musculação.

Treino
A prática com bola foi precedida de uma sessão de aquecimento comandada pelo preparador físico Paulo Paixão. Na seqüência com várias paralisações para repetição de jogadas, Dunga comandou 45 minutos de treinamento coletivo que terminou com o placar de um a zero para o time que utilizou o colete verde, gol marcado por Elano. Esta equipe que deve ser a titular para enfrentar a Venezuela no domingo em San Cristobal alinhou Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Kleber; Gilberto Silva, Josué, Elano e Kaká; Robinho e Adriano. A equipe que treinou de camisa azul teve Doni; Daniel Alves, Thiago Silva, Alex Silva e Juan Maldonado; Lucas, Anderson Mancini e Alex; Alexandre Pato e Jô.


Detalhes
Dunga mandou repetir jogadas de bola parada, escanteios e faltas, especialmente as cometidas ao lado da área. O treinador insistiu em jogadas repetidas, em marcação por pressão na saída de bola na cobrança dos tiros de meta. Os goleiros Júlio César e Doni repetiram a reposição de bola para os laterais ou zagueiros que imediatamente eram combatidos em bloco pelos atacantes para retomar a bola.

Quinta-feira
Amanhã os jogadores terão a manhã livre. No período da tarde novo treinamento está marcado e que poderá confirmar a equipe que enfrentará a Venezuela no domingo às 17 horas. Na sexta feira haverá treinamento às 8h30 e à tarde a viagem para Maracaibo às 14 horas em vôo fretado. Depois de pernoitar em Maracaibo a delegação brasileira viajará no sábado às 13h30 para San Cristobal onde às 16h30 realizará o treino de reconhecimento do gramado onde ocorrerá o jogo de domingo.

MORREU CHICÃO

Faleceu nesta madrugada na cidade de São Paulo o ex-jogador Francisco Jesuino Avanzi, popularmente conhecido como Chicão. Jogador do São Paulo FC na década de 70 e símbolo de raça e dedicação do Tricolor, Chicão faleceu vítima de câncer aos 59 anos. Seu corpo será velado nesta quarta-feira na Câmara Municipal de Piracicaba, sua cidade natal. O sepultamento deverá ocorrer nesta quinta-feira.


Chicão atuou no São Paulo entre 1973 e 1979. No clube, conquistou o título do Campeonato Paulista de 1975 e foi um dos principais líderes da equipe na conquista do primeiro Campeonato Brasileiro do Tricolor, em 1977. Destemido marcador, ficou conhecido por sua dedicação e entrega dentro de campo, recebendo inclusive o apelido de Deus da Raça. No total, disputou 312 jogos no clube, vencendo 142, empatando 111 e perdendo 59. Marcou 19 vezes vestindo a camisa são-paulina. Chicão disputou a Copa do Mundo de 1978, realizada na Argentina. Chicão foi o destaque do jogo Brasil e Argentina realizado na cidade de Rosário e que terminou empatado em zero a zero.

Carreira
Chicão foi reserva do Capitão Hidalgo no EC XV de Novembro de Piracicaba por volta de 1968. Garoto nascido na Vila Rezende da cidade de Piracicaba, Chicão surgiu nas divisões de base do Nhô Quim. No mesmo ano passou pelo União Agrícola Barbarense voltando ao XV em 69 e ficando até 1970. Jogou no São Bento de Sorocaba em 1971, na Ponte Preta de 7ª a 73 quando foi contratado pelo São Paulo FC onde permaneceu de 28 de Agosto de 1973 a 10 de Janeiro de 1980. De 80 a 81 atuou pelo CA Mineiro (62 jogos, 2 gols), ainda em 1983 no Santos FC, em 1984 no Botafogo de Ribeirão Preto, em 1984 no Corinthians de Presidente Prudente e de 1984 a 1986 encerrando a carreira no EC Mogi Mirim. Serviu a Seleção Brasilieira de 1976 a 1979 jogando 9 partidas. Francisco Jesuino Avanzi, Chicão, nasceu no dia 30 de Janeiro de 1949.

Convivência
Nos meus tempos de Jovem Pan tive muitos contatos com Chicão nas viagens pelo país, nos aviões, nos hotéis e nos estádios. Cheguei a invocar sua convocação para a Seleção Brasileira apelidando-o de “Chicão Seleção”. Há três semanas estive ao lado do Capitão Hidalgo almoçando as margens do Rio Piracicaba. Tentamos um contato com Chicão. Ninguém atendia o telefone. Na volta a Curitiba tomamos conhecimento de que estava internado, em situação delicada em São Paulo.

BRASILEIRO BRILHA NA ESLOVÁQUIA

Já destaquei este ano os gols marcados pelo ex-atleticano Adauto que joga atualmente no futebol da Eslováquia. Ele continua brilhando e o seu clube também, tanto que vai disputar a fase de Grupos da TAÇA da UEFA.

Leiam
O MSK Zilina, equipe eslovaca do atacante brasileiro Adauto (ex-Atlético-PR), caiu no grupo F ao lado de Hamburgo (ALE), Ajax (HOL), Aston Villa (ING) e irônicamente o Slavia Praga (RCH), clube que Adauto defendeu por três anos e meio, de 2002 a 2005. “É uma pena que não jogaremos em Praga. Desde quando cheguei no Slavia meu objetivo era jogar no novo estádio, mas infelizmente sai de lá antes do término das obras. De qualquer maneira haverá um gostinho especial enfrenta-los, principalmente agora que estou defendendo as cores do principal rival dos Checos, os Eslovacos”, comentou Adauto por telefone na manhã desta quarta-feira para o Portal SoccerSystem. E foi mais adiante o ex-atacante do Atlético Paranaense: “Conseguimos a classificação inédita mas agora queremos mais. São clubes que podemos enfrentar de igual para igual. Temos que fazer seis pontos em casa e buscar pelo menos um fora. Estamos confiantes. Ficamos satisfeitos com o sorteio por reunir clubes da Alemanha e Inglaterra, grandes centros do futebol europeu. Chegaremos como azarões e correremos por fora, mas podem contar com o Zilina entre os 32 que seguem para os mata-matas”.

Jogos
A próxima etapa da TAÇA DA UEFA terá a participação de 32 equipes divididas em oito grupos de quatro classificando-se os três primeiros de cada chave para a próxima etapa. A próxima etapa tem terá suas partidas iniciais no dia 23 deste mês e termino previsto para 18 de Dezembro.

PALMEIRAS DEFENDE LIDERANÇA

Esta noite três partidas serão realizadas pelo Campeonato Brasileiro da Divisão Principal com destaque para os jogos do líder Palmeiras e do vice-líder Grêmio. O Vasco da Gama joga para sair da lanterna no Recife. Os jogos.


Figueirense x Palmeiras
No Estádio Orlando Scarpelli em Florianópolis a SE Palmeiras colocará em jogo a liderança do campeonato enfrentando o Figueirense que no final de semana venceu o Vasco da Gama em São Januário. Vai ser uma pedreira para o time alviverde. O jogo que corresponde à vigésima nona rodada será apitado por Leonardo Gaciba da Silva e tem início marcado para as 22 horas. As equipes. Palmeiras- Marcos; Élder Granja, Gustavo, Roque Júnior (Maurício), Martinez e Leandro; Pierre, Sandro Silva e Diego Souza; Kléber e Alex Mineiro. Figueirense- Wilson; Alex, Bruno Peroni, Asprilla, Diogo e Magal; Cleiton Xavier, Marquinho e Alex Cazumba; Bruno Santos e Tadeu.

Grêmio x Santos
Jogando para voltar à liderança o Grêmio recebe esta noite o Santos no Estádio Olimpico em Porto Alegre, jogo para casa cheia mais uma vez. O treinador Celso Roth não terá Léo que foi expulso contra o Botafogo e o Santos ficará sem Kleber que está na Seleção Brasileira. Vai dirigir o jogo Marcelo de Lima Henrique. Times prováveis. Grêmio: Victor; Felipe Mattione, Jean, William Thiego, Rever e Hélder; Rafael Carioca, Willian Magrão e Douglas Costa; Roberson e Morales. Santos: Douglas; Wendel, Fabiano Eller, Domingos e Fabio Santos; Rodrigo Souto, Roberto Brum, Bida e Molina; Cuevas e Kléber Pereira.

Sport Club Recife x Vasco da Gama
Na Ilha do Retiro o Sport que vem de derrota para o Cruzeiro enfrentará o desesperado Vasco da Gama, último colocado no campeonato. A equipe cruzmaltina não terá Edmundo e Roberto substituirá Tiago no gol. Apitará Wilson Luiz Seneme. Deverá formar o Sport com: Magrão; Carlinhos Bala, César, Igor, Durval e Dutra; Junior Maranhão, Fumagalli e Moacir; Luciano Henrique e Ciro. Vasco da Gama: Roberto, Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Fernando; Baiano, Jonílson, Victor, Mateus e Valmir; Alex Teixeira e Leandro Amaral.

Classificação
1) – Palmeiras 53 pontos, 16 vitórias, 2) – Grêmio 53 pontos, 15 vitórias, 3) – Cruzeiro 49, 4) – Flamengo 49, 5) – São Paulo 49, 6) – Coritiba 44, 7) - Vitória 43, 8) – Goiás 43, 9) - Botafogo 43, 10) – Internacional 42, 11) – Sport 39, 12) – Atlético Mineiro 34, 13) – Santos 33, 14) – Figueirense 32, 15) - Náutico 30, 16) – Atlético Paranaense 28, 17) – Portuguesa de Desportos 27, 18) – Ipatinga 27, 19) – Fluminense 27, 20) – Vasco da Gama 26.

FÓRMULA 1: CALENDÁRIO ESTÁ PRONTO

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) revelou ontem o Calendário Oficial para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2009. A América do Norte não terá provas no próximo ano. O GP do Canadá não será realizado sendo substituído pelo GP de Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos. O Circuito do Canadá foi muito criticado este ano, o que pode ter sido um dos motivos para a não realização do GP em 2009. Serão 18 provas de acordo com o calendário divulgado ontem. O GP do Brasil será penúltima prova do ano a ser realizada no dia 1º. de Novembro. A largada será no dia 29 de Março na Austrália e a prova final em 15 de Novembro em Abu Dhabi.

Recesso
A FIA confirmou que o Campeonato Mundial de 2009 terá três semanas de recesso no mês de Agosto para pilotos e equipes. Tudo por conta de um descanso e do verão europeu que todos gostam de curtir e que estava ficando cada ano mais curto.

Custos
Visando diminuir os custos do Mundial o Conselho Mundial da FIA autorizou o presidente da entidade Max Mosley a negociar com a Associação de Equipes (FOTA) o estabelecimento de “medidas radicais” que tem por objetivo reduzir os custos no campeonato de 2010.

Calendário
Veja quando e onde serão as provas no próximo ano.
1ª) - Austrália - 29 de março, 2ª) - Malásia - 05 de abril, 3ª) - Bahrain - 19 de abril, 4ª) - Espanha - 10 de maio, 5ª) - Mônaco - 24 de maio, 6ª) - Turquia - 07 de junho, 7ª) - Inglaterra - 21 de junho, 8ª) - França - 28 de junho, 9ª) - Alemanha - 12 de julho, 10ª) - Hungria - 26 de julho, 11ª) - Europa (Valência) - 23 de agosto, 12ª) - Bélgica - 30 de agosto, 13ª) - Itália - 13 de setembro, 14ª) - Cingapura - 27 de setembro, 15) - Japão - 11 de outubro, 16ª) - China - 18 de outubro, 17ª) - Brasil - 01 de novembro, 18ª) - Abu Dhabi - 15 de novembro.

SELEÇÃO TREINA EM TERESÓPOLIS

Depois da apresentação antes do meio dia os jogadores da Seleção Brasileira iniciaram ontem à tarde na Granja Comary em Teresópolis os treinamentos para os jogos contra Venezuela e Colômbia pelas Eliminatórias. Todos os atlétas convocados (22) se apresentaram e já trabalharam no Centro de Treinamento da CBF.

Detalhes
Quem jogou no sábado pelo seu clube participou no gramado com exercícios técnicos em espaço reduzido baseando o treino em jogos de cinco contra dois, e posteriormente de sete contra sete. Dunga quer com isso que os jogadores aprimorem a posse de bola. Nesses jogos participam pela equipe azul, Adriano, Alexandre Pato, Anderson, Daniel Alves, Gilberto Silva, Juan e Kleber. A equipe que utilizou o colete laranja contou com Alex, Alex Silva, Juan Maldonado, Lucas, Mancini, Maicon e Thiago Silva. Quem jogou no domingo pelo clube de vínculo realizou trabalho de força na sala de musculação e depois de resistência com 30 minutos de trote em volta do gramado. Nesse grupo estiveram Elano, Jô, Josué, Kaká, Lúcio e Robinho. Os goleiros Júlio César e Doni fizeram trabalho em separado com o preparador de goleiros Wendel Ramalho.

Hoje
Esta manhã os jogadores voltarão a trabalhar a partir das 9 horas. À tarde às 15h30 será permitida a “janela” para a imprensa e às 16 horas vai acontecer treinamento coletivo. A partir dessa prática Dunga definirá o time para o jogo de domingo contra a Venezuela em San Cristobal. O almoço será servido ao meio dia e o jantar às 19 horas. Para amanhã, quinta-feira (9) manhã livre e a tarde o treino está marcado para as 16 horas. Na sexta-feira acontecerá às 14 horas a viagem para a Venezuela com pernoite em Maracaibo e vôo para San Cristobal, local do jogo, no sábado às 13h30.