segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

UMAS & OUTRAS


Site do CA Paranaense
O Clube Atlético Paranaense conquistou ontem a Marbella Cup disputada naquela cidade (Comunidade Autônoma da Andaluzia) do litoral da Espanha ao derrotar o Dínamo de Bucarest por um a zero. O centro avante Marcão fez o gol da vitória rubro-negra e por extensão o título do torneio internacional. O time paranaense volta a jogar nesta terça-feira contra o Otelul Galati, às 10h (horário local), 7 horas (horário de Brasília). Serão aproveitados neste amistoso os jogadores que não atuaram na decisão de ontem.

Surpreendente para muitos a derrota do Santos e os empates de Corinthians e Palmeiras na rodada do Campeonato Paulista. Tudo porque essas equipes colocaram em campo seus times titulares. Já o São Paulo jogando com uma equipe mista derrotou o Guarani em Campinas e manteve um longo tabu. Os grandes clubes paulistas estão mais preocupados nesse início de ano em preparar seus times para disputar os grandes torneios nacionais e internacionais. Os estaduais há muito tempo foram colocados em plano secundário.

A não transmissão de jogos do Campeonato Paulista tendo em vista os Desfiles das Escolas de Samba deixou muita gente intrigada. Quem transmitiu Mogi Mirim e Palmeiras deu-se bem em audiência com certeza. Surpreso ficou o colunista Edu César do site Papo de Bola em relação a uma emissora ter focado sua transmissão num jogo de basquete do Flamengo e não na partida de Mogi Mirim. Ocorre que as rádios do Rio de Janeiro nunca deram muita bola para jogos dos paulistas ao contrário dos paulistas. É a chamada rivalidade em campo e fora do campo.

Capitão Hidalgo continua firme e forte no comando da equipe esportiva da FM 95.7 da Grande Curitiba. A emissora dirigida por Paulo Malucelli está investindo forte em equipamentos de última geração e logo estará transmitindo os jogos dos estádios por link. Com isso a emissora dará ainda mais qualidade ao som que alcança há 35 municípios paranaenses.

Ouvi opiniões de amigos a respeito das rádios web que atuam representando clubes. A criação de rádios para programas e transmissões virou mania na Web. Muitos clubes já tem seus canais de rádio e televisão divulgando suas atividades. Acho que é uma maneira em ter o torcedor e o associado cada vez mais próximo. Até aí tudo bem, só que muitas dessas rádios não transmitem o jogo propriamente dito. Esses elementos que usam os microfones (não devem ser jornalistas, nem radialistas) são mais que torcedores exagerando nas críticas aos adversários e distorcendo os fatos. Vou tomar um tempo para ouvir algumas dessas webrádios e tirar minhas coonclusões.
 
Site Caros Ouvintes
Aproveito para abraçar um dos maiores narradores esportivos da história do rádio catarinense, que na verdade não é catarinense, mas, quis o destino que aportasse por lá e se consagrasse nesse dom que DEUS lhe deu. Falo de Ney Botto Guimarães, hoje advogado, mas ao longo da sua vida uma história marcante como narrador esportivo. Alagoano de Penedo chegou a São Francisco do Sul, foi narrador, comentarista, repórter e diretor de esportes. Iniciou no rádio em 1957 na Rádio Difusora de São Francisco do Sul. Consagrou-se na Rádio Cultura de Joinville onde fez parte da grande equipe comandada por Ramiro Gregório da Silva e de Jair Britto. Encerrou sua brilhante carreira em 2011 e hoje lá na Babitonga (São Francisco do Sul) atua como advogado.

Pra fechar a segunda-feira de Carnaval... O futebol pelo rádio que sempre foi a minha grande paixão e continua sendo. Cada dia, porém fico mais cético em relação ao futuro do rádio esportivo. As inovações que se fazem especialmente no rádio FM são aceitáveis até, vírgula, que não seja uma afronta à própria natureza. Ouvi emissora colocando como fundo durante os jogos os mais diferentes sons. Umas que acabam deixando as transmissões quase inaudíveis. Outras utilizando reverberações que nada tem a ver com a frequência FM. Isso se usava no AM para dar uma conotação diferenciada e ainda se utiliza especialmente em comerciais. Agora ouvir em uma transmissão de futebol o som de cascos de cavalos, tiros e coração batendo, é inacreditável. Isso sem falar nas piadas de mau gosto e que em sua maioria só interessam aos que as contam. Reclamam da qualidade do som do rádio AM e quando tem chance de dar ao ouvinte um som limpo e de qualidade inventam essas verdadeiras aberrações que só servem para aumentar ainda mais a poluição auditiva.