domingo, 6 de setembro de 2015

O NOSSO FUTEBOL!


O clássico Palmeiras 3 x 3 Corinthians neste domingo foi um dois melhores do atual Campeonato Brasileiro da Série “A”. Um primeiro tempo de cinco gols e muitas emoções. Na fase final o Corinthians chegou ao empate aos 32 minutos. Nesta etapa o nível do jogo teve uma queda de produção de ambos os lados. A emoção voltou nos minutos finais quando o Palmeiras perdeu com Zé Roberto e graças a uma defesa espetacular de Cássio na cabeçada de Leandro Almeida, duas oportunidades claras para vencer.
Talvez pelo esforço dos primeiros quarenta e cinco minutos os dois times diminuíram o ritmo na fase final. Mas, isso não invalida de se afirmar que foi um grande jogo.


O que se viu na vigésima terceira rodada mais uma vez foram erros de arbitragem que definiram o placar de pelo menos dois jogos. No clássico paulista o segundo gol do Corinthians surgiu da cobrança de uma falta. Falta que não existiu. Foi um lance normal em que Raphael Claus acabou errando. E teve o lance em que Gabriel Jesus surgiu livre à frente do goleiro Cássio e o choque proposital para impedir o gol deveria ter sido apontado como penalidade máxima. Nos Campeonato de São Paulo de 2011 a 2014 a Federação Paulista de Futebol utilizou um árbitro, dois assistentes, dois assistentes adicionais e mais um quarto árbitro nos jogos. Polêmicas e erros também surgiram. Em 2015 essa ideia foi colocada de lado.
Mas, pode ser uma solução desde que o árbitro ouça seus assistentes, adicionais e o quarto árbitro. A utilização de equipamentos de comunicação entre eles hoje está em quase todas as competições. O que talvez nesse aspecto falte mesmo é o entendimento entre aqueles que dirigem os jogos. É isso aí.