sábado, 2 de maio de 2015

FUTEBOL, RÁDIO E TELEVISÃO


Jarbas Duarte continua fazendo sucesso tremendo na região de Sorocaba. É o mais requisitado para comerciais de áudio e vídeo. Suas produções muito bem produzidas tem alcançado número surpreendente de pessoas. Jarbas Duarte que nós conhecemos carinhosamente pelo apelido de “Bocão” ao mesmo tempo tem sido requisitado para transmissões de Luta-livre, Box e no futebol tem a sua própria emissora na WEB que pode ser sintonizada aqui...  www.radiofutebolaovivo.com.br


O falecido Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira (Belém, 19 de fevereiro de 1954 – São Paulo, 4 de dezembro de 2011), Magrão ou Doutor tem sido lembrado com destaque na sua passagem pelo SC Corinthians Paulista. Muitos nem lembram que ele começou no Botafogo de Ribeirão Preto, veio pro Corinthians e depois foi jogar no Flamengo, Fiorentina, Corinthians Casuals, Santos, Botafogo de Ribeirão Preto e encerrou sua carreira no Garforth Town (Inglaterra). Jogou durante 30 anos e chegou a ser treinador por 9 anos no Botafogo, LDU e Cabofriense. Defendeu a Seleção Brasileira em 63 oportunidades e marcou 25 gols. No Corinthians atuou em 297 jogos fazendo 172 gols. Na sua passagem pelo Santos FC (1988-1989) jogou 23 partidas e marcou 7 gols.

José Carlos Araújo, o Garotinho estreia neste domingo na Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro líder na audiência na Cidade Maravilhosa. Após sua saída da Rádio Globo passando pela Bradesco Esportes e ultimamente Transamérica a Super Rádio Tupi assumiu a liderança. José Carlos Araújo aos 76 anos continua sendo o grande nome do rádio esportivo do Rio de Janeiro. Pra quem não lembra ele sucedeu Waldir Amaral e Jorge Curi na Rádio Globo. Amanhã transmitirá a decisão do Campeonato Carioca entre Botafogo e Vasco da Gama e com ele Gérson o Canhotinha de Ouro, Washington Rodrigues o Apolinho e Gilson Ricardo.

A dança dos treinadores no futebol brasileiro virou moda. É só perder alguns jogos que sobra para o treinador. No futebol paranaense só neste ano Atlético Paranaense e Paraná Clube já trocaram de treinador pelo menos três vezes. No Furacão o ano começou com Claudinei Oliveira que foi substituído por um mês por Enderson Moreira e agora por Milton Mendes. No Paraná Clube que já teve Rubens Minelli, Vanderlei Luxemburgo, Levir Culpi, Marcelo Oliveira, Otacílio Gonçalves, Geninho e Ricardinho acaba de ser contratado Nedo Xavier. Ele substitui a Luciano Gusso. Valdonedo da Silva Xavier, 62 anos, é curitibano. Iniciou sua carreira como jogador no Colorado (hoje Paraná Clube) passou pelo Coritiba, Marília, Juventus, Palmeiras, América, novamente Juventus, Farense, Ginásio de Alcobaça e Owell United.Como treinador iniciou no Coritiba FC nas categorias de base. Foi auxiliar no Atlético Mineiro em 2000 e depois treinou Juventude (MT), Malutrom, Rio Branco, Prudentópolis, Fortaleza, Uniclinic, Avaí, Guarani (MG), América (MG), Americano, Caldense, Uberaba, Ituiutaba, Guaratinguetá, ASA, Itumbiara, Boa Esporte, São Caetano e por último no CSA.

A televisão e rádio esportivo brasileiro vêm sofrendo com a demissão de profissionais dos mais qualificados nos mais diferentes estados. Além de Claudio Carsughi na Jovem Pan, tivemos a demissão de Eduardo Magnani (Chefe de Esportes da Rádio Bandeirantes) e Bruno Prado comentarista da REDETV. Em Santa Catarina a RIC TV retransmissora da TV Record demitiu todos os comentaristas que participavam dos seus telejornais. Entre eles Claudio Roberto Reinert, o Peninha que estava no prefixo há 10 anos. E agora a ESPN está encerrando suas transmissões esportivas através da WEB onde transmitia jogos e programas depois de sair da Rádio Capital.

Cada vez mais os jornalistas esportivos vão perdendo seu espaço no rádio e na televisão. Virou moda a contratação de ex-jogadores em detrimento aos jornalistas. A pergunta que não quer calar: Onde estão os Sindicatos de Jornalistas e Radialistas? Só existem para receberem a contribuição Sindical todos os anos ou estão buscando soluções para esses problemas. Certa vez contatei por telefone o Sindicato de Jornalistas do Paraná sobre essa situação. O advogado da entidade me respondeu que não se poderia fazer nada a respeito.

Viveremos um final de semana de decisões dos principais campeonatos estaduais. O que chama a atenção são as decisões de Minas (Atlético Mineiro vs. Caldense) e São Paulo (Santos vs. Palmeiras). Elas vão acontecer em estádios com capacidade reduzida. A impressão que fica que Caldense e Santos não estão preocupados com a renda dos jogos, mas somente com a possibilidade de se tornarem campeões. Nas outras decisões teremos Botafogo vs. Vasco da Gama no Maracanã, Internacional vs. Grêmio no Beira-Rio, Coritiba vs. Operário no Couto Pereira, Figueirense vs. Joinville no Orlando Scarpelli, Fortaleza e Ceará no Castelão, Santa Cruz e Salgueiro no Mundão do Arruda, Bahia e Vitória da Conquista na Fonte Nova, Goiás e Aparecidense no Serra Dourada e Independente vs. Remo no Mangueirão. Que as arbitragens não deem a nota negativa das decisões.