sexta-feira, 8 de novembro de 2013

MORREU MAIS UM CAMPEONÍSSIMO


Em pé da esquerda para a direita: Nilson Greul, Eudes,
Robertão, Barreira, Romeu, Paraguaio, Paraná, Ézio,
Orlando e Jurandir: Agachados na mesma ordem Lila,
Maqui, Quatorze, Mauro, Rodrigues, Jóca, Ronald e o
massagista Frederico Capela.
No ano que iniciei no rádio (1964) na Rádio Nereu Ramos de Blumenau o futebol local teve três clubes representando a cidade no Campeonato Estadual: Grêmio Esportivo Olímpico, Guarani Futebol Clube e Palmeiras Esporte Clube. O Guarani como campeão da cidade de 1963, o Palmeiras como vice e o Olímpico como convidado representaram Blumenau no campeonato que terminou em 1965 com o Grêmio Esportivo Olímpico conquistando o título. Esse time dirigido por Aducci Vidal que já havia sido campeão estadual pelo clube em 1949 como jogador. Foi meu primeiro ano como narrador esportivo e logo com um time da cidade vencendo a competição.
Em pé Frederico Capela (massagista), Robertão, Nilson
Greul, Mauro, Orlando, Barreira e Jurandir: abaixados
Lila, Rodrigues, Paraná, Jóca e Paraguaio.
E nessa equipe jogadores contratados na época a peso de ouro junto a clubes de São Paulo e do Paraná como Lourival Barreira (goleiro) e Robertão (zagueiro) junto ao São Paulo FC, Orlando (lateral) do Nacional da Comendador Souza, Jurandir (lateral esquerdo) de Ponta Grossa, Eudes, Rodrigues, Jóca e Ronald do Coritiba FC, Ézio (goleiro) que jogava no Palestra Itália de Curitiba entre outros. Esses se juntaram a Nilson Greul, Romeu Fischer, Mauro, Paraná, Lila, Maqui que atuavam no clube e mais Paraguaio do Tupi de Gaspar e Quatorze do Vasto Verde.
Quatorze e Mauro
Esse timaço tinha Mauro Longo e Carl Heinz Faber (Paraná) como os homens que mandavam no meio de campo. Foram craques que hoje seriam supervalorizados e com certeza jogariam no exterior. Tudo isso pra dizer que depois do treinador Aducci Vidal, Romeu Fischer, Paraná, Paraguaio, Rodrigues, Jóca, Ronald, Quatorze, faleceu na terça-feira em Blumenau aos 73 anos Mauro Longo. Hoje o Grêmio Esportivo Olímpico pratica futebol formando atletas tendo se tornado num grande clube social da cidade de Blumenau.