sábado, 1 de agosto de 2009

UM FATO EM FOCO

A realidade do futebol brasileiro vem à tona todos os dias. Recentemente o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo da Sociedade Esportiva Palmeiras ingressou no Clube do 13 com uma sugestão pela qual nos debatemos há muitos anos: “Adequar os salários dos profissionais do nosso futebol ao faturamento dos clubes”. Isso tem que se tornar realidade em nosso futebol. Do jeito que o futebol caminha não vai sobrar nenhum clube sem dívidas, e, astronômicas de acordo com o que se tem notícia. Até agora nada evoluiu da formulação do presidente Belluzzo. Abro os jornais e leio nos sites: “Mano Menezes pede prazo de 30 dias para rearmar o Corinthians”. As saídas de André Santos, Cristian, Douglas e a contusão de Ronaldo são o motivo. Ronaldo continuará no clube. Os demais saíram, e porque saíram. Saíram porque seus passes estavam nas mãos de empresários e o clube não tinha como segura-los. O grande problema é o financeiro. Os clubes estão mergulhados em dívidas e mais dívidas. A solução começa com o grito de alerta que dei há muitos anos e que passa agora pelas mãos do Luiz Gonzaga Belluzzo e dos clubes. Que aja conscientização da verdadeira situação do nosso futebol. É isso aí.

A COPA DO MUNDO NO BRASIL

Na próxima segunda-feira (3), o presidente da União Cultural Brasil - Estados Unidos (UCBEU), Paulo Bastos Cruz Filho, entrega ao ministro dos Esportes, Orlando Silva, o projeto de um curso básico de inglês para agentes e prestadores de serviços na área de turismo. O objetivo é permitir recepção e acompanhamento de estrangeiros em visita ao Brasil, na Copa do Mundo em 2014.

Importância
“Somente agora o Brasil começa a reconhecer a importância do turismo como motor para o desenvolvimento econômico e social do país, apesar de possuir muitas belezas naturais e grandes atrações turísticas em seu amplo território”, destaca o presidente da União Cultural, Paulo Bastos. Ele lembra que os cursos de idiomas estrangeiros são necessários para trabalhar no setor, mas são de difícil acesso para a maior parte dos jovens, que buscam o mercado de trabalho. “Eles começam sua vida profissional sem base e sem nenhuma formação de uma língua estrangeira, considerada hoje como um diferencial para um ingresso de maneira mais competitiva no mundo do trabalho”, explica o presidente da UCBEU.
Para colaborar na redução desta contradição, a União Cultural vem disponibilizando seus profissionais e sua estrutura para realizar, apoiar e estabelecer parcerias com ONGs no desenvolvimento de projetos sociais, que dêem oportunidades aos jovens e adultos de baixa renda, provenientes de escolas públicas e sem acesso ao ensino de inglês.
 
Curso intensivo
O projeto Copa 2014 segue esse mesmo referencial. O curso será desenvolvido de maneira intensiva, com foco nas situações específicas que tais agentes encontram para o desenvolvimento diário de suas funções. O objetivo é preparar o aluno para um desempenho satisfatório na compreensão do idioma e no desenvolvimento da habilidade oral, que permita a comunicação com o visitante estrangeiro. Entre as funções contempladas pelo projeto estão atendentes e recepcionistas de hotéis, camareiras, garçons e motoristas de táxis, entre outros. O projeto foi implantado em escala piloto, em Ilhabela, já tendo formado 20 pessoas.
NR - Material fornecido pela jornalista Karla Mamona da CL-A Comunicações.