terça-feira, 8 de maio de 2012

AS ESPORTIVAS DE HOJE

Por seis horas ocorreu hoje em Zurich a reunião comandada por Joseph Blatter com a presença de Aldo Rebelo Ministro de Esportes, Ronaldo, além de Jerôme Valcke aquele que disse que o “Brasil merecia um chute no traseiro”. Definiu-se pela inclusão de Luís Fernandes secretário-executivo do Ministério dos Esportes ao lado de Ronaldo e Bebeto na Comissão Organizadora da Copa. A partir de agora haverá reunião mensal entre os integrantes do COL (Comitê Organizador Local) e a FIFA para analisar o andamento das obras para a Copa. Noticiou-se também que os Aeroportos Militares poderão ser utilizados durante o Mundial.

Evandro Rogério Roman apitou domingo a primeira partida decisiva do Campeonato Paranaense em que Atlético e Coritiba empataram em dois a dois. De passagem por Curitiba neste momento tomei conhecimento que 39 faltas foram marcadas pelo árbitro durante o jogo. E pasmem os senhores: ele não mostrou nenhum cartão amarelo e muito menos vermelho. Além do que vi nos melhores lances, deixou de marcar duas penalidades máximas, uma contra o Atlético e outra contra o Curitiba. Roman além de árbitro atua hoje como Secretário de Estado do Esporte do Paraná.
Liedson poderá ser uma das novidades do Corinthians para o jogo de volta amanhã (22h00) contra o Emelec no Pacaembu pela Copa Libertadores da América. Tite ainda não definiu o time, mas já se sabe que Cássio continua no gol e que por enquanto é o novo titular. Mais de 30 mil ingressos foram vendidos antecipadamente para o jogo de amanhã. A partida terá arbitragem do uruguaio de Dario Ubriaco. No primeiro jogo houve empate em zero a zero em Guayaquil. Também amanhã no mesmo horário o Vasco da Gama enfrentará o Lanús na Grande Buenos Aires. No jogo de ida o Vasco venceu por dois a um e amanhã jogará pelo empate. Vai apitar Carlos Amarilla do Paraguai.
Está confirmado para Dezembro no Parque de Exposições do Anhembi em São Paulo o sorteio de grupos e jogos da Copa das Confederações a ser realizada de 15 a 30 de Junho. A princípio os jogos deverão ocorrer Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro. Hoje surgiu a informação que também Paraná e Rio Grande do Sul querem ter jogos do torneio em seus estados. Oito países deverão competir: Brasil sede do Mundial, Espanha última campeã do mundial, Japão campeão da Copa da Ásia, México campeão da Copa Ouro, Uruguai campeão da Copa América e representantes da África do Sul, Europa e Oceania, ainda não definidos.

Parece que a Série "D" do Campeonato Brasileiro deste ano ainda vai dar o que falar antes de ser iniciada. Vários clubes já desistiram da competição, a maioria por problemas financeiros. Hoje com a redução dos estaduais os clubes de menor expressão estão ficando com o calendário cada vez menor. Com isso as arrecadações que nos estaduais já são pequenas não anima os clubes a disputar o chamado Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão. Infelizmente nos dias de hoje tudo neste país tem que ter solução imediata. Quando não há retorno fianceiro deleta-se o produto. E pelo jeito vai ficar ainda pior.


A REUNIÃO NA FIFA

Foto: Site da FIFA
Transcrevemos do site da FIFA o que aconteceu hoje em Zurich, na Suiça.
A visita do Ministro do Esporte do Brasil, Aldo Rebelo, à Sede da FIFA nesta terça-feira, 8 de maio, serviu para um proveitoso encontro com lideranças da FIFA e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Após a reunião de trabalho em Zurique, os participantes falaram sobre os assuntos debatidos e os próximos passos nos preparativos para a Copa das Confederações da FIFA 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Confira as principais declarações:

Joseph S. Blatter, Presidente da FIFA
Há muitos aspectos que são importantes para se realizar uma Copa do Mundo, e o
Brasil organizará esta muito bem. Mas a Copa do Mundo e a Copa das Confederações acontecem amanhã e depois de amanhã. O Brasil é o país perfeito para uma Copa: tem uma popularidade incrível e uma grande chance de se apresentar internacionalmente. Mas essa é uma responsabilidade que nós dividimos com o Brasil e seu governo. Sem contar com as possibilidades do Governo e sem garantias, seria impossível organizar o Mundial. E a organização não se dá apenas em uma cidade, mas é, sim, uma ação coletiva que acontece em diversas cidades brasileiras. O mais importante é que possamos sentir os efeitos depois de a Copa do Mundo terminar, sobretudo na área sociocultural. A última Copa do Mundo na América do Sul foi em 1978, com 16 times. Agora serão 32 equipes e 64 jogos, e isso requer logística e organização.
Aldo Rebelo, Ministro do Esporte
Nós realizamos um balanço das atividades de preparação para a Copa do Mundo; das responsabilidades do Governo, do Comitê Organizador Local e da FIFA, bem como do andamento dos estádios, das obras de mobilidade e de áreas como segurança e telecomunicações. Creio que pudemos apresentar um balanço positivo dos esforços que têm sido feitos e dos compromissos do governo brasileiro em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que tenhamos uma Copa do Mundo à altura das expectativas dos organizadores, do Brasil e do mundo. O que precisamos é de muito trabalho, disciplina e dedicação, e isso não falta à equipe do Governo e nem aos organizadores. Estamos todos empenhados em fazer, com esse trabalho, a melhor Copa do Mundo de todos os tempos.
 

José Maria Marin, presidente do COL
Foi uma reunião proveitosa, porque demonstrou que, com relação à Copa do Mundo de 2014, existe um objetivo comum das autoridades brasileiras e das pessoas ligadas diretamente ao futebol. Isso nos dá uma confiança absoluta de que o
Brasil mostrará ao mundo que tem competência e capacidade para organizar uma grande Copa do Mundo. Estamos unidos, temos dialogado sempre e vamos estar juntos em todos os sentidos – nas visitas aos estádios, nas reuniões e em trocas de ideias. Existe uma perfeita comunhão entre as autoridades brasileiras e a FIFA. Existe um perfeito entendimento, que ficou provado na reunião de hoje - uma reunião em que foram debatidos diversos problemas com a maior franqueza, seriedade e realidade. Por isso, não tenho a menor dúvida de que os estádios estarão prontos, as obras de infraestrutura estarão prontas, e os brasileiros verão se tornar realidade esse seu grande sonho de nosso país voltar a sediar uma Copa do Mundo, algo que não vemos desde 1950.


Jérôme Valcke, Secretário Geral da FIFA
O principal objetivo da reunião foi juntar pela primeira vez este grupo, em que temos o Governo, a FIFA e o COL, e encarar de maneira aberta e transparente os desafios que temos pela frente e tudo que precisa ser feito para a Copa das Confederações, que será realizada dentro de menos de 400 dias, e a Copa do Mundo - dentro de 25 meses. Do lado da FIFA, temos que nos assegurar de que tudo esteja bem nas 12 Cidades-Sede em termos de infraestrutura para os torcedores, a mídia e os representantes das federações quando venham ao Brasil assim como também para os brasileiros quando forem aos estádios. Afinal, teremos centenas de milhares de ingressos à venda. Precisamos nos certificar de que, no pouco tempo que temos, encontraremos respostas imediatas para as questões que se apresentam. Este foi o principal acordo hoje. Trabalharemos juntos para isso, e essa é uma mensagem de comum acordo entre COL, Governo e FIFA.

Ronaldo, membro do conselho de administração do COL
Hoje a gente reiterou a vontade que existe entre todas as partes de que haja uma grande união entre COL, FIFA e Governo para fazer a melhor Copa do Mundo de todos os tempos. Também abrimos uma vaga no Comitê para um representante do Governo Federal, para que ele acompanhe toda a organização de dentro do COL. Já foi determinado que essa pessoa será o Luís Fernandes (secretário executivo do Ministério do Esporte). Portanto, temos a esperança de que, daqui para a frente, as coisas serão muito mais claras e abertas entre nós e que vamos poder tocar este projeto de maneira mais harmoniosa. Vamos seguir nosso cronograma de obras e monitorá-las, mas o principal é concretizar essa união entre todas as partes envolvidas e fazer com que haja um entendimento muito maior, para que encontremos soluções rápidas para todos os problemas que tenhamos pela frente.

Bebeto, membro do conselho de administração do COL
Temos que ter essa integração entre a FIFA, o COL e os governos federal e estaduais. É essa união que faz a força. Para mim, é um orgulho estar aqui. Foi como ser convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Não tive a felicidade de disputar uma Copa do Mundo no meu país como jogador, mas, como membro do COL, estou tendo essa oportunidade de trabalhar para realizar uma das maiores Copas do Mundo da história. O Brasil hoje é um canteiro de obras, e esse é um legado que vamos deixar para o povo. E não é apenas o legado material que vamos deixar, mas o social, da educação, de mostrar ao mundo que podemos realizar grandes eventos. Eu cito muito o exemplo da Copa de 1982: depois do Mundial, a Espanha mudou. Agora temos que mostrar o que tem sido feito, esse trabalho que estamos realizando ao lado da FIFA.