quinta-feira, 12 de junho de 2014

A ABERTURA DA COPA

A festa de abertura do XX Campeonato Mundial de Futebol foi muito fraca. O Brasil tem coisa melhor para mostrar e não precisa trazer cantora de outro país para rebolar o traseiro. Quem organizou o evento não é do ramo.

Quanto o jogo de estreia a vitória brasileira aconteceu por auxílio da arbitragem e o futebol limitado da Croácia. Nossos adversários aplicaram o chamado “futebol força” que surgiu na Europa mais visivelmente na Copa de 1966. Já a equipe brasileira entrou nervosa em campo. Até Thiago Silva o capitão do time estava emocionado na entrada em campo. Sofremos um gol “bobo” em jogada tipicamente do futebol sul-americano. Não se pode admitir mais que quando um time é atacado e o cruzamento parte da linha de fundo os jogadores fiquem virados para cara do goleiro. Foi por isso que Marcelo marcou contra. O Brasil teve um comportamento abaixo do esperado e não fosse à bela apresentação de Oscar, secundado por Neymar e o erro da arbitragem há essa hora estaríamos lamentando um mau resultado. Alguns jogadores decepcionaram. Não sei se pelo nervosismo da estreia ou por outro fator. Enfim vencemos e como dizem os jogadores: “Vamos partir para outra”. É isso aí.

VAI COMEÇAR A COPA DO MUINDO


Hoje será iniciada a competição mais importante do futebol no planeta terra: “A Copa do Mundo”. A Vigésima competição reunirá trinta e dois (32) países representando os cinco (5) continentes. O Brasil sediará pela segunda vez, a primeira foi em 1950 na quarta edição do torneio. E essa ficou marcada pela derrota na final para o Uruguai. Os tempos são outros; depois do fracasso o Brasil já conquistou cinco vezes (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) o campeonato mundial de seleções. Muito ocorreu até chegarmos ao dia do jogo inaugural. Protestos, vandalismos, assaltos, destruições de lojas, bancos e veículos marcaram o país nestes últimos dois anos. Muitos reivindicando soluções para a educação, saúde e outras soluções para os problemas que o país enfrenta. Os protestos e só os protestos pacíficos foram justos para que o governo resolva problemas que o país enfrenta não é de agora. Aproveitou-se o momento para envolver o futebol. Mas, esse é um problema que vai demorar em ser resolvido como outros que caminham há décadas sem solução. Hoje quando o Brasil entrar em campo diante da Croácia milhões de brasileiros estará torcendo pelo sucesso da nossa seleção. Afinal o futebol está no sangue do brasileiro porque apesar de tudo continua sendo o esporte mais popular do país. Que o povo brasileiro saiba como se comportar na vitória ou na derrota e que o que aconteceu antes do pontapé inicial seja solucionado em Outubro, nas urnas. É isso aí.