quarta-feira, 10 de junho de 2009

JOGO PARA DISSIPAR DÚVIDAS

O jogo desta noite contra o Paraguai tem dois aspectos importantes; primeiro o de isolar a seleção na liderança das Eliminatórias Sul-americanas e segundo o da auto-afirmação do grupo comandado por Dunga.

Críticas
A goleada de sábado não apaga a impressão que se tinha até então de Dunga no comando da seleção. Cada jogo tem sua história, mas, o futebol do Brasil tem uma história a preservar. Não é a toa que conquistamos cinco campeonatos mundiais. E não se pode jogar na cesta do “lixo” o que se conquistou a custa de muito sacrifício. Experiências no comando da Seleção Brasileira já foram feitas em outras ocasiões e poucas deram certo. Dunga ainda não deu certo. Pode dar certo. Oportunidade ele recebeu para mostrar serviço sem antes ter dirigido qualquer time ou seleção. A seleção sob o seu comando realizou 39 jogos. Foram 25 vitórias, 10 empates e quatro derrotas. Marcamos 77 gols e sofremos 24 com saldo positivo de 53 gols. Os números são favoráveis a Dunga. O que pega é a falta de qualidade em várias partidas. O time de Dunga conseguiu algumas vitórias com atuações sofríveis. E os empates então.

Eliminatórias
Nos jogos eliminatórios o Brasil realizou 13 jogos com seis vitórias, seis empates e uma derrota. Estamos liderando que é o que todos querem. O que ficou marcado foram os quatro empates em zero a zero contra Colômbia (duas vezes), Bolívia e Argentina. Não pelo placar em si, mas pelo péssimo futebol apresentado nesses jogos. E ainda tivemos empates em um a um contra o Peru e o Equador.

O jogo de hoje
No primeiro turno perdemos para o Paraguai por dois a zero em Assunção numa atuação fraquíssima do nosso selecionado. Agora vivemos uma outra situação. O que se espera esta noite é uma nova vitória. Vitória com qualidade.

Jogo histórico
O Estádio José do Rego Maciel – o Mundão do Arruda – onde o Brasil jogará esta noite, registrou um fato histórico para o nosso futebol. Em 9 de Julho de 1989 na Copa América vencemos o Paraguai por dois a zero, gols de Bebeto. Naquela tarde de domingo o norte-americano Vicent Mauro apitou o jogo assistido por 60.790 torcedores. O Brasil venceu de Tafarel; Mazinho, Aldair, Ricardo Rocha, Mauro Galvão e Branco; Dunga, Silas e Valdo; Bebeto e Romário (Renato). Sebastião Lazaroni era o treinador. Nossa seleção dependia da vitória nesse jogo para chegar à fase final do torneio. Havia jogado em Salvador onde empatou com o Peru em zero a zero, ganhou da Venezuela por três a um, empatou com a Colômbia em zero a zero e precisava vencer. Vencemos graças ao apoio do povo pernambucano que convocados por Barbosa Filho através dos microfones da Rádio Clube de Pernambuco e da Rede Brasileira dos Esportes, lotou o estádio e incentivou o time o tempo inteiro. Fomos à etapa final no Rio onde no Maracanã vencemos a Argentina por dois a zero, o Paraguai por três a zero e na decisão derrotamos os Uruguai por um a zero, gol de Romário tornando-nos campeões da Copa América.

Jogo de hoje
A partida desta noite servirá para o Brasil dar um passo à frente rumo a Copa da África do Sul. O colombiano Oscar Ruiz vai dirigir a partida. O time brasileiro deverá ter Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Juan e Kleber; Gilberto Silva, Elano, Felipe Melo e Kaká: Robinho e Alexandre Pato (Nilmar).