quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

AS COPAS QUE EU TRANSMITI - I -

Estamos a 120 dias da bola rolar na vigésima Copa do Mundo de futebol. Muita coisa ainda por se fazer. Aqui em Curitiba as obras da Arena da Baixada aumentaram o ritmo e nas avenidas próximas as calçadas estão sendo reconstruídas. É o "jeito brasileiro" de deixar tudo para os últimos dias. Estive presente como narrador esportivo em cinco campeonatos mundiais à partir de 1974 pela Jovem Pan de São Paulo e pela Rádio A Voz da Alemanha (Deutsche Welle) que me ofereceu um contrato para participar de sua cobertura. Transmiti 18 jogos pelos dois prefixos. A diferença das transmissões é que a Jovem Pan fazia os jogos ao vivo e a Deutsche Welle gravava e reproduzia na Resenha da Copa os 45 ou 60 melhores minutos de cada partida. Foi uma experiência fantástica. Foi a primeira Copa do Mundo de uma carreira que mudou de rumo à partir de 1o. de Janeiro de 1973 quando depois de passar por testes em 1972 iniciei na Rádio Jovem Pan de São Paulo. E o melhor de tudo foi a oportunidade que DEUS me proporcionou de narrar o primeiro gol do Mundial.

Passei cinco dias em Berlim acompanhando os treinamentos da Alemanha Ocidental e do Chile. Acompanhei o reconhecimento do gramado do Estádio Olímpico das duas seleções. Estive na entrevista coletiva dos treinadores. Como na partida de abertura Brasil e Iugoslávia empataram em zero a zero, o gol inicial ficou para o dia seguinte. E aconteceu no Estádio Olímpico de Berlim no jogo em que a Alemanha Ocidental derrotou o Chile por um a zero. Estádio com capacidade para 100 mil torcedores estava lotado e os alemães tomando muito chopp e com muita alegria empurrando Franz Beckenbauer e seus companheiros para o primeiro triunfo.

Paul Breitner fez o único gol aos 16 minutos. Dirigiu a partida Mr. Babacha da Turquia. Venceu a Alemanha com Maier; Vogts, Schwarzenbeck, Franz Beckenbauer e Paul Breitner; Cullmann, Uli Hoeness e Overath (Hölzenbein);: Grabowski, Mueller e Heynckes. O Chile perdeu de Valejos; Garcia,. Figueroa, Quintano e Árias; Rodrigues (Lara), Valdez (Veliz) e Reynoso: Cazsely (que foi expulso), Ahumada e Perez. Foi o começo da minha primeira Copa do Mundo. Eu volto para contar mais. É isso aí.