segunda-feira, 16 de novembro de 2009

FUTEBOL DE ARQUIBANCADA

Na quarta-feira (11) antes do jogo Palmeiras e Sport questionei os companheiros Juarez Soares e Eduardo de Menezes na Rádio Record sobre quem seria o campeão brasileiro deste ano. Ambos disseram que o São Paulo teria as maiores chances de alcançar o título. Eu afirmei que o título ficasse aqui ou para o Palmeiras ou para o São Paulo, porém entendia como continuo entendendo que o Flamengo ganhou todas as condições de abocanhar o campeonato.
 
Confirmou
Apesar do São Paulo estar liderando depois do triunfo de sábado sobre o Vitória, mantenho meu ponto de vista. Acho que o Flamengo apesar de estar dois pontos atrás do São Paulo, tem todas as chances de ser campeão. O São Paulo depende só de si. Já o Flamengo precisa vencer as três partidas que lhe restam e torcer por pelo menos uma derrota do São Paulo.
 
Dificuldades
Nesta hora do campeonato o rádio, tevê, jornais e sites ganharam comentaristas-matemáticos que “simulam” prováveis resultados e classificação final. Tudo é válido e devemos respeitar a opinião de todos.
 
Minha opinião - I -
No meu ângulo de visão concordo que o São Paulo por estar dois pontos a frente (62 contra 60) do Flamengo, e três (62 a 59) do Palmeiras, depende só de si para levar o caneco. Porém, terá o São Paulo nos três jogos que lhe restam duas paradas indigestas fora de casa. Não vou colocar aqui em análise retrospecto. Analiso a realidade do futebol. Pela necessidade de ter que vencer para não estar novamente na zona de rebaixamento e poder mesmo cair para a Série “B” o Botafogo jogará para vencer de qualquer maneira no domingo. O São Paulo sempre teve dificuldades para vencer os cariocas do Botafogo no Rio. Na outra rodada o São Paulo terá que enfrentar o Goiás em Goiânia. No primeiro turno o São Paulo venceu por três a um seus próximos adversários no Morumbi. Mas, essa é uma outra história. O jogo da última rodada contra o Sport aponta o tricolor paulista como favorito.
 
Minha opinião - II -
O Flamengo hoje vice-líder terá o Goiás no domingo no Maracanã, depois jogará contra o desmotivado Corinthians em São Paulo e vai fechar contra o Grêmio no Rio de Janeiro. O rubro-negro carioca tem a vantagem de dois jogos em casa e contra o Corinthians é “loteria”, tudo pode acontecer inclusive uma vitória do Flamengo que vai jogar motivado.
 
Minha opinião - III -
O Palmeiras, terceiro colocado e que liderou o campeonato por 19 rodadas, caiu muito de produção à partir das contusões de Pierre e Maurício Ramos e mais tarde de Cleiton Xavier. O jogo-chave será nesta quarta-feira contra o Grêmio em Porto Alegre. Vencendo ainda terá chances com relação título. Na penúltima rodada jogará contra o Atlético Mineiro no Palestra Itália e na última terá que atuar contra o Botafogo no Rio de Janeiro.
 
Resumo
Pelas situações colocadas acima entendo que as chances de título pela ordem são do Flamengo em primeiro lugar, São Paulo em segundo e o Palmeiras me terceiro. É apenas uma opinião. Os resultados dos jogos dirão quem vai vencer. É isso aí.