quinta-feira, 28 de maio de 2015

CAMISA NÃO JOGA!


Frustrante para os torcedores do Cruzeiro e Palmeiras o comportamento de seus times na noite de ontem. O Cruzeiro foi eliminado da Copa Libertadores da América por não jogar absolutamente nada diante do River Plate que passeou no Mineirão e enfiou três a zero. A classificação que dependia só de um empate foi por água abaixo. O time cruzeirense mostrou-se medíocre de começo ao fim com erros gritantes. A equipe não se encontrou em momento algum e a vitória e classificação do River Plate foi mais do que justa.

No Allianz Parque o Palmeiras mais uma vez não jogou. Entrou campo e repetiu os mesmos erros desde que o time passou as mãos de Oswaldo Oliveira. Técnico não joga técnico orienta, mas orientar esses jogadores de pouca qualidade tornou-se tarefa difícil. Sim porque o Palmeiras encheu a prateleira de jogadores, a maioria sem condição nenhuma de vestir a gloriosa camisa alviverde.

Coloco-me na posição dos torcedores do Cruzeiro e do Palmeiras que hoje devem ter amanhecido decepcionados pelo que viram na noite de ontem. Mais uma vez o futebol tratou de comprovar que “camisa não joga”, joga quem está vestindo a camisa e isso nem os jogadores Cruzeiro nem do Palmeiras fizeram ontem. É isso aí.

ESTÃO MATANDO O FUTEBOL!



Quando escrevi e falei que o "futebol deixou de ser esporte para se tornar num grande e lucrativo negócio” muita gente discordou. Hoje todos estão usando essa frase para analisar o estado atual do esporte mais popular do Brasil. E agora que a “casa está caindo” as peças vão se juntando cada vez mais para se formar num grande iceberg. Não é de hoje que eu tinha uma má impressão de determinados fatos que tomei conhecimento e outros que presenciei. Em 1988 acompanhei a Seleção Brasileira de futebol nos Estados Unidos a caminho dos Jogos Olímpicos de Seul. Após conquistar o Torneio das Nações em Los Angeles o Brasil teve que fazer mais dois jogos amistosos afim de arrecadar dinheiro para as despesas na Coreia. Ué mas e o dinheiro dos jogos de Los Angeles não seriam suficientes? Hildo Nejar chefe da delegação me chamou para mostrar porque a necessidade de mais partidas; era para fazer caixa. Mostrou dois depósitos feitos em nome de um empresário que programou os jogos e outro de um vice-presidente da CBF. Para cada conta foram depositados 125 mil dólares da quota total de 250 mil dólares da competição de Los Angeles. Isso para mostrar que vem de longa data o repasse de dinheiro para dirigentes e empresários. Neste momento com a prisão de José Maria Marin e outros envolvidos no escândalo detectado pelos Estados Unidos o futebol está balançando. A VISA um dos grandes patrocinadores do futebol mundial poderá rever e até retirar seu investimento. Adidas e Coca-Cola se mostram preocupados com a situação. Aqui no Brasil a maioria dos nossos clubes está sem o patrocínio máster a mais de um ano. Nosso futebol já não apresenta grandes espetáculos e agora poderá ficar mais órfão com o que foi revelado ao mundo. Os dirigentes estão “matando o futebol”. É isso aí.