terça-feira, 10 de novembro de 2009

ROBERTO CARLOS É DO CORINTHIANS

O jogador Roberto Carlos confirmou hoje em Istambul seu acerto para jogar em 2010 pelo Sport Club Corinthians Paulista. Todos os detalhes foram acertados com o “Timão” para o ano do Centenário. Falta apenas a assinatura de contrato com o clube. Assim a possibilidade de sua transferência para o Santos FC deixa de existir.


 
Ficha
Roberto Carlos da Silva, natural de Araras, nascido em 10 de Abril de 1973 (36 anos), 1,68 de altura, 73 kilts será mais um grande reforço do Corinthians para a Copa Libertadores da América e ano do seu Centenário. Começou no União São João de Araras onde realizou 68 jogos, marcando dois gols. Foi negociado com o Palmeiras à seguir onde disputou 184 partidas e marcou 17 gols. Foi vendido em seguida para a Internazionale de Milão. Lá participou de 34 partidas marcando 7 gols. Em seguida jogou no Real Madrid 584 partidas anotando 71 gols. Hoje joga no Fenerbahçe da Turquia. Na Seleção Brasileira jogou 132 jogos entre principal e pré-olímpica marcando 12 gols.

CLUBES APROVAM O PAULISTÃO

Na reunião de ontem os clubes aprovaram inteiramente a forma de disputa e e o regulamento do Campeonato Paulista de 2010. Vejam as declarações e fotos extraídas do site da Federação Paulista de Futebol:


"Foram tomadas no Conselho decisões básicas que ano a ano vêm se repetindo. Não houve mudanças significativas, mas acredito que no ano que vem elas venham a acontecer". Adalberto Dellape Baptista, diretor de marketing do São Paulo.


“O Corinthians vai entrar para ganhar todos os campeonatos que for disputar em 2010, até bolinha de gude. Mas é claro que é quase impossível vencer todos. Se eu falar que a gente vai entrar para brincar no Campeonato Paulista, eu vou ser preso”. - Andrés Sanchez, presidente do Corinthians.



“O formato do campeonato é muito bom, a prova disso é o sucesso que ele teve esse ano. Apesar de ser ano de Copa do Mundo, acredito que a competição não vai sofrer grandes alterações. E, caso a gente dispute a Libertadores novamente em 2010, não vamos ter problemas, pois disputamos as duas competições esse ano”. - Gilberto Cipullo - vice-presidente de Futebol do Palmeiras.


"Com base no regulamento, que estabeleceu o preço mínimo de ingressos, devemos fazer promoções para atrair o torcedor para a Vila Belmiro. Outra possibilidade é mandar mais jogos no estádio do Pacaembu, onde a torcida santista tem uma média maior que o dobro do que com relação aos jogos em Santos. Para 2010 estão previstas uma série de partidas aqui na Capital" - Norberto Moreira da Silva, vice-presidente do Santos Futebol Clube.

“Foi uma boa reunião. O fato de não mudar as regras é bom. Em time que está ganhando não se mexe” - Marco Antonio Chedid, presidente do Bragantino.

“Não ocorreu nenhuma mudança substancial, então esperamos um campeonato tão bom quando o do ano passado” - Edson Antonio Ermenegildo, presidente do Mirassol.



“Foi uma reunião muito bem conduzida e positiva. Seguimos com a lógica do ano passado e vemos isso de forma positiva” - Marcos Antonio Monteiro de Almeida, presidente do Barueri.


“Foi um bom Conselho Técnico, com decisões acertadas e aprovadas por unanimidade” – Luiz Pereira, presidente do Botafogo.



“Tudo ocorreu dentro de uma normalidade. A tabela ficou bem feita e é uma grande emoção para mim, que vim de uma cidade pequena, estar neste Conselho Técnico junto dos times grandes” – Ricardo Cester Arroyo, presidente do Monte Azul.



"O Conselho Técnico do Campeonato Paulista é sempre produtivo, mantendo a igualdade e o respeito aos clubes do interior. Não é a toa que é um dos melhores campeonatos do País"- Fernando Francisco Vieira - Presidente do Ituano.



"Foi muito bom. Nós já temos uma estrutura adequada e qualificada para o Campeonato Paulista e a manutenção disso é essencial para continuarmos tendo essa boa competição. Manter o padrão é o foco, e tendo isso já é suficiente para termos um campeonato organizado". - Maurício Rocha - Supervisor de futebol do Mogi Mirim.



"Interessante. É sempre bem-vinda a discussão de eventos do porte do Campeonato Paulista. Estou satisfeito com as decisões e creio que será uma bela competição" - Nairo Ferreia de Souza - Presidente do São Caetano.




"As tomadas nos deixaram satisfeitos, pois estão de acordo com o que o clube havia planejado" - César Sampaio, consultor de Futebol do Rio Claro.


"A reunião foi boa e as decisões tomadas foras as esperadas pelo clube. Além disso, receberemos o São Paulo em casa e é muito importante para o clube e a cidade receber um time grande". - Antonio Carlos Pereira - diretor de Futebol do Sertãozinho.



"As decisões do Conselho (Técnico) foram importantes para o clube e estamos satisfeitos".- Djair Bocanella, presidente do Conselho Deliberativo do Paulista.


"Expectativa muito grande para a disputa do Campeonato Paulista. A meta é permanecer na Série A1, não temos a pretensão de disputar o título da competição. Com relação ao Luizão, a expectativa também é muito grande em cima dele. Ele acreditou no projeto e se mostrou disposto a nos ajudar”. - Roberto Zacharias - presidente do Rio Branco.



"Com as participações em campeonatos brasileiros, e a boa campanha no Paulistão em 2009, o Santo André sempre entra com mais responsabilidades em todas as competições e não será diferente em 2010. A nossa ideia é fazer novamente uma boa campanha (foi o 6º colocado neste ano) que significa lutar para ir à semifinal, ou entre os cinco primeiros da competição". Celso Luiz de Almeida, presidente do Santo André.


"Não houve muitas alterações no calendário e no regulamento. As fórmulas da competição estão dando certo, mas acredito que os recursos poderiam ser distribuídos de maneira mais justa entre os clubes". Sebastião Arcanjo, vice- presidente da Ponte Preta.





"Acredito que as decisões do Conselho Técnico foram muito boas. Não houve muitas mudanças e a organização foi bastante satisfatória". - Mauro Guerra, diretor de futebol do Oeste.

PAULISTÃO 2010: TUDO DEFINIDO

O Campeonato Paulista de Futebol da Série “A” com a participação de vinte (20) clubes será iniciado no dia 16 de Janeiro com a partida entre Monte Azul e Corinthians. Ontem na reunião do Conselho Técnico todos os detalhes da competição do próximo ano foram referendados pelos clubes. O site da Federação Paulista de Futebol a respeito da reunião publica: “Nesta segunda-feira, representantes e dirigentes dos clubes participantes do Campeonato Paulista da Série A1 se reuniram na sede da Federação Paulista de Futebol para discutir os detalhes da disputa de 2010. O presidente Marco Polo Del Nero, o vice Reinaldo Carneiro Bastos e membros do Departamento de Competições da FPF comandaram o Conselho Técnico, que definiu ainda a tabela da competição, mantendo o sistema de disputa de 2009.
 
 
Forma de disputa
Portanto, segue o sistema de pontos corridos disputados em 19 rodadas com a fase eliminatória definindo os finalistas e o campeão paulista entre os quatro mais bem colocados durante a primeira fase. A mesma fórmula se aplica ainda ao Troféu Campeão do Interior, disputado pelas equipes que ficarem entre o quinto e o oitavo lugares na primeira fase. Os times da capital paulista e o Santos não entram na disputa do Troféu Campeão do Interior. Caso uma destas equipes fique em uma dessas posições, será classificado o próximo melhor classificado na tabela. O presidente Marco Pólo Del Nero comemorou a manutenção das formas de disputa. “Acho importante o torcedor se acostumar com a tabela, pois é o 4º ano que o campeonato se mantém com este mesmo regulamento”, afirmou.
 
 
Jogo de abertura
A partida de abertura do Campeonato Paulista de 2010 será disputada mais uma vez entre o campeão paulista de 2009, Corinthians, e o Campeão da Série A2, Monte Azul, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Além disso, o vice-campeão Paulista, Santos, estréia também contra o vice-campeão da Série A2, Rio Branco, que terá o mando de jogo em Americana.
 
 
Datas
O início da competição será no dia 16, mas a data de abertura oficial está marcada para o dia 17 de janeiro, com a segunda partida da final marcada para o dia 2 de maio. Para a primeira rodada, a data limite de inscrição dos atletas será o dia 12 de janeiro. Já o dia 25 de fevereiro, antes da 11ª rodada da competição, será a data limite para a inscrição de jogadores no campeonato.
Neste ano, os novos integrantes da Série A1 são Monte Azul, Rio Branco, Rio Claro e Sertãozinho.
   
Desempate
A única grande alteração está nos critérios de desempate, já que por ter turno único, o confronto direto não está mais incluso. Caso persista o empate de pontos entre duas ou mais equipes, o primeiro critério é a vitória, seguido do saldo de gols e gols pró. Antes do sorteio, porém, serão considerados o menor número de cartões vermelhos e amarelos. O regulamento da competição será divulgado no site da FPF dentro do prazo estabelecido pelo estatuto do torcedor.
Tabela
A primeira rodada que será abertura dia 16 de Janeiro com o jogo Monte Azul e Corinthians no Estádio Santa Cruz em Ribeirão Preto terá mais os seguintes jogos, com certeza no dia 17, domingo: Rio Branco vs. Santos em Americana, São Paulo vs. Portuguesa de Desportos no Morumbi, Palmeiras e Mogi Mirim no Palestra Itália, Sertãozinho vs. Grêmio Barueri em Sertãozinho, Rio Claro e Botafogo em Rio Claro, Ituano vs.Mirassol em Itú, São Caetano e Paulista em São Caetano do Sul, Ponte Preta vs. Santo André no Moisés Lucarelli e Bragantino e Oeste em Bragança Paulista.

SERÁ QUE RESOLVE?

Tendo em vista os erros repetidos no Campeonato Brasileiro a Confederação Brasileira de Futebol afastou o árbitro Carlos Eugênio Simon até o final da competição. Suas atuações desastrosas culminaram no jogo Fluminense e Palmeiras. Mas cabe uma pergunta que não quer calar: “Afastar os árbitros resolve o problema?”. As arbitragens do futebol brasileiro - que acompanhamos mais de perto - tem provocado reações nos dias de hoje em quase todos os clubes. O prejuízo não é de “A” ou “B”, o prejuízo tem sido geral. E os erros são tantos que a solução seria afastar pelo menos 70% dos apitadores. Vocês lembram do gol “incrível” feito com a mão pelo jogador Wellington Silva no Castelão em Fortaleza? O árbitro Charles Hebert Cavalcante Ferreira de Alagoas estava próximo a jogada e confirmou o gol que deu a vitória ao Paraná Clube. Esse é apenas um exemplo que foi mostrado repetidas vezes pela televisão. Os erros vão se repetindo, resultados são distorcidos, os árbitros são afastados, mas nada mais que isso acontece. Qual a solução? Que o digam os dirigentes da CBF, das Federações, dos Clubes. Nós da imprensa temos destacado os fatos, mas, não apitamos, não dirigimos, não somos os responsáveis pela escala e comportamento dos árbitros. Ontem (segunda-feira) o gol anulado de Obina no domingo foi o fato mais comentado aqui em São Paulo e com certeza em todo o país. Afastaram o Simon, mas e o gol anulado como fica. Que a International Board e a FIFA comecem a pensar mais seriamente no problema. O futebol não pode mais sofrer por esses absurdos. É isso aí