quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

FUTEBOL DE ARQUIBANCADA

Enquanto os clubes reorganizam-se para a próxima temporada, dois fatos chamam a atenção neste final de ano. A punição imposta ao Coritiba e o doping do jogador Jobson.

 
Punição
O STJD tirou do Coritiba a possibilidade de jogar em seu estádio as próximas 30 partidas e ainda aplicou uma multa de R$ 610 mil, na maior punição já imposta no futebol brasileiro. O clube paranaense que este ano completou seu centenário foi rebaixado pela quarta vez. A primeira ocorreu em 1989 quando negou-se a enfrentar o Santos FC em Juiz de Fóra. A segunda em 1993, a terceira em 2006 e agora em 2009. Os fatos de agora são outros. Mas, cabe uma análise profunda sobre o que na verdade ocorreu. Todos sabemos que os clubes são os responsáveis pela segurança em seus estádios, mas para isso também precisam contar com o apoio da Polícia Militar além da segurança própria ou contratada. Curioso de tudo é que ninguém viu o momento em que os “marginais” arrancaram cadeiras, placas e outros objetos do patrimônio do clube para invadir o gramado. Não dá para acreditar. Não tenho nenhuma autorização para defender o clube, mesmo porque só ví o que aconteceu pelas imagens que a televisão mostrou. O clube com certeza jamais tomaria uma iniciativa dessas. A punição servirá de exemplo para que procedimentos como esses não se repitam, mas, há que ser feita uma análise mais minuciosa. O Coritiba FC - clube - teve seu patrimônio destruído, não poderá jogar por 30 partidas em seu estádio e ainda terá que pagar uma multa de R$ 610 mil. E será que os “marginais” que assim procederam são realmente torcedores do clube?
 
Doping
Mais um caso de doping chamou a atenção depois de encerrado o Campeonato Brasileiro. O jovem Jobson do Botafogo deu positivo no jogo contra o Coritiba, em partida que ajudou (e muito) a rebaixar o time paranaense. O jogador será punido. Mas, será que isso basta? Está na hora de se mudar nossa legislação esportiva. Quer dizer que o jogador pode se dopar, e pro clube nada acontece. O correto seria uma punição ao clube também. Se no caso da invasão dos torcedores o Coritiba sofreu uma punição violenta do STJD, o Botafogo por ser responsável pelo atleta também não deveria ser punido? E não só o Botafogo, mas, todos os clubes que tiverem jogadores com exames de doping positivos. Que Justiça é essa? Infelizmente utilizam-se dois pesos e duas medidas, que levam cada vez mais o futebol do Brasil ao descrédito. Uma vergonha. Isso só vai terminar ou melhorar quando houver seriedade dos que dirigem o esporte mais popular do país. É isso aí.