quinta-feira, 8 de outubro de 2015

VAI COMEÇAR DE NOVO!



Logo mais no palco do nosso segundo título mundial a Seleção Brasileira de Futebol iniciará uma nova caminhada visando recuperar o prestígio. Às 20h30 contra o Chile no Estádio Nacional em Santiago nosso futebol estará em campo para estrear nas Eliminatórias Sul-Americanas por uma vaga para o Mundial de 2018 na Rússia. A tarefa não parece ser muito fácil. Lembro-me de 2000 quando perdemos por três a zero no local do jogo de hoje no dia 15 de Agosto também pelas Eliminatórias. Naquele jogo estiveram em campo Dida: Evanílson, Antônio Carlos, Edmilson e Roberto Carlos: Emerson, Marcos Assunção (Djalminha), Rivaldo e Alex (Marques); Amoroso (Luizão) e Ricardinho. A seleção era comandada por Vanderlei Luxemburgo.

Chile e Brasil já se enfrentaram sessenta e oito (68) vezes com quarenta e oito (48) vitórias do Brasil, treze (13) empates e sete (7) derrotas. O primeiro jogo ocorreu em 8 de Julho de 1916 pela Copa América em La Plata na Argentina e terminou empatado em um a um. A última partida foi disputada em Londres esse ano (29 de Março) com vitória do Brasil por um a zero. A maior goleada foi em registrada dia 15 de Setembro de 1959 em amistoso no Maracanã. Vencemos por sete (7) a zero (0). A maior goleada Chilena sobre o Brasil aconteceu na Copa América em 3 de Julho de 1987. Perdemos em Córdoba por quatro a zero.

Vejamos como se comportará o time brasileiro diante do campeão da última Copa América. Dunga treinou a Seleção de 2006 a 2010. Foram sessenta (62) jogos, quarenta e duas (42) vitórias, doze (12) empates e seis (6) derrotas. Reassumiu o comando em 2014 com dezesseis (16) jogos, catorze (14) vitórias, um (1) empate e uma (1) derrota. Estatísticas são importantes porque fazem parte da história, mas, não podem antecipar nada em relação ao próximo jogo.

Hoje o Brasil jogará sem Neymar (suspenso) e com um time básico de últimas apresentações. Jefferson; Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luiz ou Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho (Elias), William e Oscar; Hulk e Douglas Costa.  O Chile terá em campo a formação da conquista da Copa América deste ano. Jorge Sampaoli escalou Claudio Bravo, Mauricio Isla, Gary Medel, Gonzalo Jara e Eugenio Mena; Marcelo Díaz, Felipe Gutiérrez, Arturo Vidal (Matías Fernández) e Jorge Valdivia; Eduardo Vargas e Alexis Sánchez. 


Que possamos presenciar um bom jogo e que a Seleção Brasileira estreie com o pé direito a caminho de mais uma Copa do Mundo. É isso aí.