quarta-feira, 26 de junho de 2013

BRASIL VAI A DECIDIR

Gol de Paulinho - Imagens FIFA
A Seleção Brasileira mostrou muita garra e determinação na vitória desta tarde no Mineirão por dois a um sobre o Uruguai que lhe dá o direito a decidir no domingo a 9ª. Copa das Confederações. E convenhamos seria uma tremenda injustiça se a vitória não fosse brasileira. As estatísticas da FIFA mostram que tivemos 64% de posse da bola contra 36% dos uruguaios. Chutamos 10 bolas ao gol adversário contra três dos nossos adversários. Cometemos 12 faltas contra 24 da Celeste Olímpica. Fator determinante para a vitória brasileira foi o pênalti defendido pelo goleiro Júlio César logo no começo da partida. Os uruguaios sentiram o impacto permitindo que o Brasil colocasse em prática sua forma de jogar. O goleiro foi escolhido pela FIFA como o melhor da partida.

O jogo
Ao contrário dos jogos anteriores não foi o Brasil que iniciou sufocando o adversário. O Uruguai usou a tática brasileira marcando sob pressão e pressionando até conseguir um pênalti muito bem marcado e que cobrado por Diego Forlán foi defendido por Júlio César. Nossa seleção só colocou a bola no chão a partir dos 15 minutos. A partir daí tentou impor seu estilo de jogo apesar da forte marcação dos uruguaios e as constantes faltas. Nossos atacantes estavam mal de pontaria até que aos 41 minutos Paulinho lançou Neymar que entrando na diagonal mesmo pressionado tentou encobriu o goleiro Muslera que ao defender parcialmente permitiu que o rebote chegasse aos pés de Fred. Meio desajeitado ele chutou de bate-pronto para abrir o placar. No começo da fase final numa falha incrível de sua zaga o Brasil permitiu que Cavani empatasse aos 3 minutos. O Brasil não se desesperou e foi criando situações que paravam nas mãos de Muslera. Quando já se acreditava numa possível prorrogação surgiu o gol da vitória aos 41 minutos. Neymar cobrou escanteio na ponta esquerda com Paulinho aparecendo livre no segundo poste para marcar de cabeça e classificar o Brasil para a final da competição.
Súmula
Dirigiu a partida o chileno Enrique Osses apesar das declarações de Diego Lugano na véspera da partida foi muito bem. O jogo no Mineirão foi presenciado por 57.483 pessoas. Venceu o Brasil com Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar (Hernanes); Hulk (Bernard), Neymar (Dante) e Fred. Perdeu o Uruguai de Muslera; Maxi Pereira, Diego Lugano, Diego Godín e Cáceres; Arévalo, Cavani e González (Gargano); Luis Suárez e Diego Forlán.