quinta-feira, 24 de novembro de 2011

HOJESPORTE

Com os jogos marcados para domingo, os paulistas se curvaram neste meio de semana para Milan e Barcelona pela Liga dos Campeões. O Barça poderia ter goleado o Milan no primeiro tempo quando pelo menos três chances reais foram desperdiçadas. A vitória de Messi e seus companheiros foi justa. O Milan é hoje caricatura do time dos tempos de Dida, Cafu, Serginho, Maldini, Kaká, Ronaldo e Seedorf. Hoje resta muito pouco. Até Alexandre Pato não mostrou nada ontem. De Robinho é bom nem falar. Dá a impressão que seu futebol ficou restrito as gingadas que fazia e ainda faz de vez em quando.
Emerson Leão deu uma entrevista muito interessante recentemente a Folha de São Paulo não medindo as palavras com relação à realidade do nosso futebol. Pra quem não teve a oportunidade de ver a matéria destaco com a devida autorização da Folha: “Quem trabalha no futebol e não tem emoção, deixou de trabalhar”. Sobre os jovens jogadores disse: “Acho que é uma geração que não está tão compromissada com o profissionalismo e o dever. Tem alguns que ainda acham que estão jogando sem compromisso, que não perceberam o que gera a indústria do futebol”.  E continuou “A nova geração de homens usa brinco e tatuagem. Porque é a geração da noite, do funk, do piercing. Não é a geração da liberdade, da constatação, como foram os hippies. É a geração da vaidade, da autoafirmação. Mas eles, artistas, dançarinas de bunda de fora, jogadores, foram capturados [pela indústria da fama]. Todo time tem uma ou duas exceções, e elas são tratadas como bibelôs. Eu tenho um Picasso em casa e ninguém pode ver”.
Sobre a liberdade que os jogadores têm hoje Leão disse: “Cada vez dão liberdade maior, porque você fica com medo de repreendê-los, de orientá-los porque ele são os fulaninhos. Falou também de quem seria a culpa: “As três coisas”. O dirigente sabe que ele é um patrimônio. O empresário, quanto mais o jogador mudar de time, melhor para ele. Ele só ganha nas transferências e nas publicidades. E a sociedade abraçou isso”.  
Sobre Neymar: “O atleta é holofote. As pessoas se aproximam dele para aparecerem nos holofotes. O que você viu na internet hoje [ontem]? O maior craque que nós temos [antes da entrevista, Leão havia criticado a festa dada por Neymar em um iate e o fato de ele ter sido fotografado ao lado de mulheres de biquíni, o que, na visão do treinador, seria um desrespeito com a mãe do filho de menos três meses do atacante]. Há folgas e folgas. Parte do treinamento você faz quando está fora dos campos”.
E nossa seleçãozinha está em sexto lugar no último ranking divulgado pela FIFA. Tudo por conta do mau desempenho este ano. Caímos na primeira fase da Copa América e nos amistosos que realizamos nada de novo foi acrescentado. Mano Menezes vai ter muito trabalho para preparar o time para a Copa do Mundo. Falta qualidade ao jogador brasileiro. O Ranking da FIFA mantém a Espanha em primeiro seguida de Holanda em segundo, Alemanha em terceiro, Uruguai em quarto, Inglaterra em quinto, Brasil em sexto, Portugal em sétimo, Croácia em oitavo, Ityália em novo e Argentina em décimo.