sexta-feira, 4 de abril de 2008

UM FATO EM FOCO

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo” é uma expressão bastante surrada. A realização de jogos em cidades com altitude acima de 2.500 metros está dando o que falar. Nove das dez confederações de futebol da América do Sul decidiram ontem em Assunção não aceitar as determinações da FIFA. Querem porque querem jogar em Potosi (3.967) Oruro (3.706), La Paz (3.660), Cuzco (3.360), Quito (2.850), Bogotá (2.640) não só na Copa Libertadores da América, mas também as Eliminatórias para o Mundial da África. O Brasil não concordou e não assinou o protocolo encaminhado pela Conmebol a FIFA. O presidente da CBF Ricardo Teixeira que é membro do Comitê Executivo da FIFA foi bastante criticado hoje por Carlos Chavez, presidente da Federação Boliviana, que afirmou ter o brasileiro marcado um gol-contra ao não concordar. Ele está sendo mal visto pelos demais países e só se preocupa em defender o interesse dos clubes brasileiros embora membro da FIFA, disse o boliviano.
Hoje há excesso de jogos, excesso de viagens e não há condicionamento físico que resista. Tudo isso e mais a altitude acima de 2.500 metros que favorece os clubes locais, e diminui o rendimento físico dos jogadores visitantes. Futebol precisa ser disputado em condições de igualdade, o que deve prevalecer é a capacidade técnica de cada um. É isso aí.

Copa do Brasil

Na expectativa da última rodada do Campeonato Paulista o Corinthians conseguiu sua classificação para a terceira fase da Copa do Brasil ontem à noite. Com gols de Diogo Rincón e André Santos o Corinthians derrotou o Fortaleza no Morumbi. Seu próximo adversário será o Goiás. A renda do jogo de ontem decepcionou. R$ 130.727 para 9.417 torcedores o que com certeza deu prejuízo ao clube. Só o aluguel do estádio teria custado uns R$ 50 mil. Agora o Corinthians volta suas atenções para o Paulistão onde no domingo jogará contra o Noroeste precisando da vitória e torcendo que Ponte Preta ou São Paulo sejam derrotados.

Festa em Blumenau

Depois de uma década o futebol de Blumenau retornará as competições organizadas pela CBF. Com o empate entre Marcilio Dias e Atlético Hermann Aichinger em três a três na última quarta-feira, o CA Metropolitano que representa a cidade no Campeonato Estadual garantiu vaga para o Brasileiro da Série “C”. Já é um começo para o futebol da capital econômica do Vale do Itajaí. O Metropolitano recebe este ano com a volta de ex-dirigentes do BEC o apoio do comércio e da indústria que resolveu investir no clube. A equipe realiza boa campanha no estadual ocupando o quarto lugar no returno e na soma geral da competição o que lhe assegurou com três rodadas de antecipação a vaga para o brasileiro. O Metropolitano está jogando fora de casa todas as suas partidas por não ter um estádio em condições na cidade de Blumenau. O complexo esportivo do SESI encontra-se interditado para instalação da pista sintética de atletismo e só deverá reabrir em Junho. Enquanto isso o clube está envolvido no projeto para a construção de uma Arena. Ao mesmo tempo foi lançado um outro para a ampliação do complexo esportivo do SESI e transformá-lo numa Arena Multiuso. A falta de um estádio compatível sempre foi o calcanhar de Aquiles do futebol de Blumenau que tem revelado muitos jogadores, normalmente transferidos para outros clubes brasileiros e para o exterior. Nas rodas esportivas da cidade se comenta diariamente. “É bom que construam logo o estádio, do que ter dois projetos e nenhum estádio”.

Arbitragem definida

Na tarde desta quinta-feira (03), ocorreu o sorteio dos árbitros para a 3ª. rodada do returno da 2ª. fase do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional – Série Ouro de 2008.
O sorteio, que foi realizado pelo membro da Comissão de Arbitragem da FPF, José Amaral, contou com a presença do diretor do Coritiba, Paulo Roberto Alves, Mario Luiz dos Santos, Jurandir Sena, do Bairro Alto, e José Caetano Lopes.
Na seqüência, confira a escala de árbitros para todos os campeonatos da FPF do próximo final de semana. É dessa forma que o site da Federação Paranaense de Futebol estampa em sua página o sorteio efetuado ontem. Não seria importante que esse sorteio para a rodada que vai decidir três semifinalistas que vão disputar com o Toledo a próxima etapa fosse comandado pelo diretor do departamento. Acho que está na hora do Sr. Afonso Vitor de Oliveira se definir. Embora tenha residência em Londrina não se justifica a sua ausência. A foto registra Paulo Roberto Alves do Coritiba erguendo uma das bolinhas do sorteio. Ito Dari Rannov apitará Atlético e Iraty na Arena; Edivaldo Elias dos Santos conduzirá Paraná e Engnheiro Beltrão no Durival Brito e Silva. Jogos da Série “A” que se iniciarão às 15h50. Para as partidas do Grupo “B” que começarão às 15h45 teremos Sandro Schmidt dirigindo Coritiba e Toledo no Couto Pereira, e Jarbe Cassou no Eco-Janguitão para JMalucelli e Adap/Galo.

Conmebol contra a CBF

A determinação da FIFA proibindo jogos em altitudes superiores a 2.500 metros não está sendo respeitada pela Confederação Sul-Americana de Futebol. A entidade está entrando em confronto com a CBF. O presidente Nicolas Leoz (foto) solicitou ontem à FIFA que permita jogos das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2010 em cidades com mais de 2.750 metros acima do nível do mar. Ricardo Teixeira não concorda. Vejamos se a FIFA manterá sua decisão ou se aceitará o pedido da entidade que dirige o futebol na América do Sul. A Conmebol com essa tomada de posição quer atender o interesse de bolivianos, colombianos e outros. Pelo visto a Conmebol não está preocupada com os jogadores, os artistas dos espetáculos.

Time misto mesmo

O Santos FC confirmou que vai escalar uma equipe mista para o jogo de domingo contra a Ponte Preta na última rodada da 1ª fase do Paulistão. Já fora das semifinais, e preocupado com a Copa Libertadores da América o time peixeiro viajará amanhã para Guadalajara no México onde jogará na quarta-feira contra o Chivas. O treinador Emerson Leão afirmou que a prioridade do clube é o torneio continental e por cumprir apenas tabela no Paulistão não estará em campo no domingo o time titular. Azar do Corinthians que torce por um tropeço da Ponte Preta para se classificar. Está ficando cada vez mais difícil a situação mosqueteira. Terá que vencer o Noroeste em Bauru e torcer por um tropeço da Ponte Preta ou até do São Paulo contra o Juventus no Morumbi.

Estreou com vitória

A volta de Antonio Lopes ao comando técnico do Vasco da Gama aconteceu ontem à noite com vitória em cima do Bragantino e classificação cruzmaltina para a terceira fase da Copa do Brasil. Não foi a exibição que a torcida esperava, mas deu para garantir continuidade no torneio da CBF o caminho mais curto para a Libertadores da América. O triunfo por dois a um em São Januário terminou no sufoco. O Bragantino marcou seu gol aos 41 minutos do 2º tempo e pressionou até o final em busca do empate. Na seqüência o Vasco da Gama enfrentará o Criciúma que na quarta-feira eliminou o Icasa, goleando por seis a um, no Ceará.