segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

OS DESMANDOS DO NOSSO FUTEBOL

O troféu das “bolinhas” virou joguete por interesses que existem em nosso futebol. No dia 14 ele foi entregue em solenidade ao São Paulo FC e agora a CBF decidiu que o Flamengo, campeão da Copa União de 1987 foi reconhecido como legítimo campeão brasileiro daquele ano e não o Sport Club Recife. Com isso teria somado cinco conquistas alternadas antes do São Paulo. Isso virou uma grande palhaçada. Afinal de quem é o troféu? O futebol brasileiro está virando chacota e motivo de gozação pelas arbitrárias decisões tomadas. Troféus fazem parte das conquistas dos clubes e ornam as salas contando a história dos clubes. Esse título de 1987 virou uma brincadeira por falta de comando da CBF em decidir quem foi o campeão. Já se vão 24 anos e a polêmica continua. Na verdade o troféu foi entregue ao São Paulo por decisão da Justiça Comum que confirmou o título nacional ao clube pernambucano. Isso mostra mais uma vez a falta de organização do nosso futebol. A CBF proclamando o Flamengo como campeão brasileiro passa por cima de uma decisão da Justiça Brasileira. E hoje surge outra questão com os clubes tentando rachar o Clube dos 13. O problema levantado é antigo e os atuais dirigentes sabem muito bem que eles são os principais culpados. Tudo está voltado para as dívidas que aumentam cada vez mais. Porque aumentam? Porque hoje só há preocupação em receber as quotas da tevê sem respeitar o direito de cada clube. E os que podem comandar o racha não tem a médio prazo uma filosofia definida para sanar as suas finanças. Contratam, contratam pagando fora da realidade econômica brasileira e depois correm desesperadamente para receber da tevê antes do início das competições. Essa é a realidade brasileira. E ainda falam em promover a Copa do Mundo de 2014. Tomem cuidado para que nosso país não fique marcado pelo maior vexame da história em mundiais. É isso aí.

ALEX, UM MEIA ARTILHEIRO

O Fenerbahçe venceu o clássico contra o Besiktas por 4x2 no Inonu, casa do adversário e assumiu a liderança provisória com 48 pontos. O capitão Alex fez assistência no primeiro gol e marcou os outros 3 gols. É seu 13o hat-trik em 16 anos de carreira. "É uma marca alta. Mas eu não me ligo muito" falou Alex ao ser perguntado sobre o hat trik. Desde o início de sua carreira no Coritiba em 1995, Alex fez uma em 97 pelo próprio Coritiba, duas pelo Palmeiras, 3 pelo Cruzeiro, e agora 7 pelo Fenerbahçe. Com os 3 gols marcados, Alex também ultrapassa a barreira dos 350 gols. Agora ele tem 351 gols em 884 jogos como atleta profissional.

Fala o craque
Sobre o clássico contra o Besiktas, válido pela 22a rodada, o Fenerbahçe marcou logo no ínicio. Aos 5 minutos, Alex cobrou falta para área, Selcuk disputou de cabeça com o zagueiro e marcou 1x0. O primeiro tempo terminou empatado e o Besiktas virou para 2x1 aos 50 minutos com Tokaman. Aos 65, Lugano sofreu falta na área. Alex bateu o penalti e empatou a partida. Aos 72, Emre cruzou e de cabeça Alex virou para 3x2. O 4x2 saiu 3 minutos depois com Alex entrando na área, driblando o zagueiro e marcando o seu terceiro gol. "É uma vitória que carimba a boa fase que estamos vivendo na competição. É a nossa recuperação para brigar pelo título" comentou Alex. Esta é a 6a vitória consecutiva do Fenerbahçe que está um ponto na frente do Trabzonspor que fecha a rodada hoje jogando em Manisas. "Estamos na cola deles. Eles que se cuidem" avisa o capitão Alex que lidera a artilharia da competição com 16 gols marcados. Com as 9 assistências, Alex participou de 25 dos 52 gols marcados pelo Fenerbahçe na Liga Turca.

NR: Matéria emviada por fellegger.com.br