sexta-feira, 12 de junho de 2009

UMA VITÓRIA IMPORTANTE

O triunfo de quarta-feira da Seleção Brasileira foi muito importante por vários aspectos. 1) – Isola nossa equipe na primeira posição embora tenhamos Chile e Paraguai nos calcanhares. 2) – As vitórias seguidas dão a Dunga e Comissão Técnica tempo para respirar. 3) – Na Copa das Confederações o treinador poderá fazer experiências.

O que falta
Mais uma vez a Seleção Brasileira mostrou na quarta-feira que lhe falta conjunto, esquema de jogo e principalmente jogadas ensaiadas. É aí que falha o treinador. Está no comando desde 16 de Agosto de 2006. Não que não entenda de futebol. Aliás, 190 milhões de brasileiros dizem entender de futebol e são técnicos. Na teoria como diria Joelmir Beting a prática é outra. A Seleção tem se valido da qualidade individual de seus jogadores e nada mais que isso. Pode ser que Dunga tenha orientado e treinado a Seleção para jogar o futebol associado, esquema de jogo e até jogadas ensaiadas. Mas nos jogos não é isso que se vê.

O que se vê
É Júlio César em fase extraordinária, Daniel Alves impondo-se; Lúcio mostrando uma garra fora do comum, Gilberto Silva recuperando sua melhor forma, Felipe Melo encaixando como uma luva na posição, Kaká com altos e baixos, Elano sem se definir, Juan sem comprometer, Kleber ainda sem jogar seu verdadeiro futebol, Robinho com muita firula e pouca bola, Luis Fabiano afirmando-se como artilheiro e titular da camisa nove. Contra o Paraguai, Nilmar comprovou sua qualidade, Ramirez vai se ajeitando e Kleberson nos poucos minutos que esteve em campo lembrou o jogador de 2002.

Mais um teste
Agora na Copa das Confederações a Seleção terá mais oportunidades de ser testada. Chegou à África do Sul como favorita ao título. E analisando sem paixão, é mesmo a favorita. Resta saber se esse favoritismo se confirmará.