segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SÓ INTERESSA O DINHEIRO!


Aproveitando-se da globalização o rádio brasileiro desceu do seu patamar, deixou de lado o status que um dia adquiriu e partiu para a famigerada terceirização. E com ela está morrendo o rádio e seus verdadeiros profissionais. É fora de propósito o que acontece em nosso país sem que uma providência seja tomada pelo governo. Os donos de rádio eliminaram os custos, dispensam profissionais e esperam terminar o mês para receber polpudas somas oriundas da terceirização que se estabeleceu no meio. O mundo sabe como hoje se faz rádio em nosso país, só o governo faz vistas grossas para isso. São privilegiados políticos e pessoas que conseguiram as outorgas junto ao governo. E nada, nada, absolutamente nada tem sido feito para acabar com essa vergonha que impera. Esse é o principal motivo das emissoras que mantém funcionários e programação própria encontrarem cada vez mais dificuldades de sustentabilidade. A publicidade no rádio está sendo massacrada pelos que compram espaços ou até arrendam por inteiro uma emissora de rádio. Os profissionais da comunicação ou entram nessa esteira ou ficam desempregados. Essa é a realidade do rádio no Brasil. E não adianta rádio digital, cuja implantação se arrasta há anos. Se não houver uma providência governamental a tendência do rádio é ser cada vez mais colocado nas mãos de terceiros. E igrejas utilizarem 24 horas de uma emissora também deveria ser proibido. E o arrendamento de rádios que grandes grupos realizam a partir de São Paulo é outro absurdo as vistas da Anatel, Ministério das Comunicações e do governo e fica por isso mesmo. O rádio brasileiro já era como sustentou outro dia um grande profissional do rádio hoje na televisão. Confesso que estou começando a concordar com ele. É isso aí.

RÁDIO E TELEVISÃO

Por exigência de um contrato de seis meses o programa esportivo que Capitão Hidalgo, Dionísio Filho, Adilson Arantes e Fernando César apresentariam na hora do almoço na afiliada da TV Bandeirantes em Curitiba foi abortado. As quotas já tinham sido comercializadas. Ocorre que Dezembro e Janeiro quando nas férias do futebol, as publicidades também são interrompidas pelos anunciantes da capital do Paraná. Com isso a bola furou. Os donos de rádios e tvs de Curitiba precisam reconhecer melhor o valor dos grandes profissionais que por lá trabalham e não só pensar no seu bolso. Lamentável.

Ainda de Curitiba a confirmação da saída de Jaques Santos locutor revelado pela Rádio Banda B nos últimos anos. Inicialmente como Plantão Esportivo e depois como uma jovem revelação na narração esportiva. Jaques Santos é irmão do consagrado Mário Lima, narrador da Rádio Eldorado de Criciúma podendo igualmente integrar o time da emissora catarinense.
A Rádio Web Moóca do meu amigo Marcelo Santos deu um banho de transmissão no sábado ao cobrir o importante jogo São Caetano e Goiás. Raouny Pacheco, Wagner Hirói e Marcelo Santos mostraram essa importante partida através da internet. O time comandado por Marcelo Santos acompanha há muito tempo os jogos do Clube Atlético Juventus e continuará a fazê-lo também em 2013. Além das transmissões a Rádio Web Moóca tem programas esportivos e uma ótima programação musical. Confira no www.webradiomooca.com.br
Osvaldo Bachin Junior, o moço de Santa Barbara d’Oeste grande narrador do SPORTV e do Première FC também é excelente jogador de voleibol. Durante a última semana numa disputada partida na cidade ao subir para evitar o bloqueio bateu tão forte na bola que se ouviu um som bem interessante: “bachin”. Resultado disso foi à fratura de um dos dedos da mão direita. Após a cirurgia já devidamente recuperado Bachin Junior narrou ao meu lado (com muita categoria) o importante jogo São Caetano e Goiás no Première FC e Internacional.
Ainda não foi anunciado o prefixo que a ESPN vai utilizar a partir de 2013 para colocar no ar sua excelente programação esportiva que fica até 31 de Dezembro na Rádio Estado em AM700 e FM92.9. Existem muitas especulações sem nenhuma confirmação por parte do Diretor Executivo João Palomino.
Poderemos ter novidades em 2013 na Rádio Iguatemi – AM 1370 – emissora do Grupo Paulo Abreu e que hoje tem a Direção Artística de Rogério Andrade, ex-Rádio Record. Várias propostas para a formação de uma equipe esportiva chegaram às mãos do Grupo, mas, até o momento nenhuma definição ocorreu. Enquanto isso a continuidade da Rádio Terra – AM 1330 – que cobre o Grêmio Barueri sob o comando de Antônio Júlio Baltazar e Tony Marchetti está incerta.
A Rádio Capital – AM1040 – uma das maiores audiências rádio AM de São Paulo deve mesmo aumentar sua equipe esportiva. Vários locutores já foram testados e as definições estariam próximas de ocorrer. Francisco Paes de Barros e Luiz Carlos Ramos deverão fazer grandes contratações para a equipe esportiva que ocupa há muito tempo o segundo lugar na audiência do rádio esportivo e quer ser a primeira em 2013. A Capital como se sabe firmou acordo com a Rádio Tupi do Rio de Janeiro para cobrir a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.

PORQUE O PALMEIRAS CAÍU?


Essa é a pergunta que pode até ter várias respostas e opiniões. No futebol brasileiro temos hoje poucos jogadores de bom nível. Isso também cabe e muito bem para o atual elenco do Palmeiras. A conquista da Copa do Brasil no meio do ano “mascarou” uma situação. Naquela competição ao time alviverde venceu de forma invicta sem mostrar nada de extraordinário. Nos momentos importantes os gols marcados por Marcos Assunção cobrando faltas solucionou. Quando o jogador começou a ter problemas e frequentar o departamento médico os gols começaram a jejuar. O Palmeiras foi ao longo do ano um time dos mais irregulares que nunca se completou. Valdívia apelidado pelos fanáticos de El Mago não deu o retorno ao investimento feito. Aliás, acho que seu tempo no Palestra Itália terminou. É um jogador com o qual nunca se pode contar. O Palmeiras fez muitas contratações erradas aumentando a prateleira com jogadores de pouca qualidade e problemáticos. Agora é juntar as peças, unir os verdadeiros palestrinos e começar de novo. Camisa não ganha jogo, ganha quem tem qualidade para vesti-la. É isso aí.
NR: Opino só sobre o futebol. Problemas internos devem ser resolvidos dentro do clube.