quarta-feira, 9 de setembro de 2009

HOJE TEM BRASIL E CHILE

A Seleção Brasileira já classificada para a fase final da XIX Copa do Mundo de 2010 na África do Sul disputará esta noite sua ante-penúltima partida das Eliminatórias. O jogo em Salvador teve todos os ingressos vendidos antecipadamente. O Estádio Roberto Santos tem capacidade para 32 mil lugares.


O jogo
O Chile é outro forte candidato a disputar a Copa do Mundo em sua fase final. Divide o segundo lugar com o Paraguai com 27 pontos. Vem de um empate com a Venezuela no sábado em Santiago o que decepcionou sua torcida. Marcelo Bielsa que é argentino e dirige a equipe já anunciou na chegada ontem à Salvador que mudanças vão acontecer. O Chile disputou pela última vez uma Copa do Mundo em sua fase final em 1998 na França.


Caras novas
Ontem pela manhã André Dias, Diego Souza e Cleiton Xavier se apresentaram no Gotel onde esrá a seleção brasileira e já posaram com o uniforme canarinho. São as caras novas do time de Dunga que estarão a sua disposição para o jogo desta noite. Resta saber se o treinador irá aproveitá-los. Os novos convocados vibraram muito e se emocionaram com a convocação feita e a oportunidade que se oferece.


Prováveis times
Dunga deverá colocar em campo esta noite: Júlio César; Maicon, Luisão, Juan e André Santos; Felipe Mello Gilberto Silva, Elano e Júlio Baptista (Cleiton Xavier); Nilmar e Adriano. Já o treinador argentino Marcelo Bielsa que dirige o Chile alinhará Bravo; Medel, Ponce, Vidal, Jará e Tello; Fernandez, Carmona, Valdívia e Beusejour; Suazo e Sanchez. A partida que começará às 22 horas terá a arbitragem de Jorge Larrionda do Uruguai.



Estatística
Brasil e Chile já se enfrentaram 64 vezes com 45 vitórias brasileiras, 12 empates e 7 triunfos andinos. O primeiro jogo aconteceu dia 8 de Julho de 1916 pela Copa América sendo registrado empate em um a um. Na última partida pelo primeiro turno das atuais Eliminatórias da Copa do Mundo o Brasil venceu em Santiago por três a zero no dia 7 de Setembro do ano passado. Luis Fabiano (2) e Robinho marcaram os gols. A partida foi apitada por Carlos Torres do Paraguai que expulsou Kléber do Brasil e Valdívia do Chile. O Brasil venceu de Julio César ; Maicon, Lúcio, Luisão e Kleber; Josué, Gilberto Silva, Diego (Elano) e Ronaldinho Gaúcho (Juan); Luis Fabiano (Jô) e Robinho. O selecionado chileno contou com Bravo; Gonzalo Jara, Gary Medel e Marco Estrada; Arturo Vidal (Roberto Cereceda), Carlos Carmona, Hugo Droguett (Jorge Valdivia), Matías Fernández e Alexis Sánchez; Humberto Suazo e Mark González (Jean Beausejour).



Invencibilidade
No jogo desta noite a Seleção Brasileira defenderá uma invencibilidade de 75 anos em jogos na cidade de Salvador.Foram 12 partidas com 10 vitórias e cinco empates. O primeiro jogo da seleção em Salvador foi em 1934 contra equipes da cidade. Depois de 35 anos o Brasil voltou a jogar na Boa Terra, no estádio da Fonte Nova contra o EC Bahia. A primeira partida contra uma seleção internacional ocorreu em 1981 quando derrotamos a Espanha por um a zero, gol de Baltazar Maria de Moraes Junior, na época jogador do Grêmio. Ele marcou de cabeça após a cobrança de um escanteio de Éder Aleixo.O último jogo ocorreu em 1999 quando empatamos com a Holanda em dois a dois.

Demais jogos
Às 16 horas no Estádio Hernando Siles em La Paz a Bolívia enfrentará o Equador em jogo a ser dirigido por Hector Baldassi da Argentina. ***** No Estádio Centenário em Montevidéo o Uruguai ainda nutrindo esperança de se classificar jogará com a Colômbia às 18 horas. A partida será apitada por Carlos Torres do Paraguai. ***** Para Assunção convergem as atenções às 20 horas. No Estádio Defensores Del Chaco o Paraguai quase classificado enfrentará a desesperada Argentina. Caberá ao brasileiro Sálvio Spínola Fagundes Filho a arbitragem do jogo. Um novo tropeço argentino poderá determinar a queda de Diego Armando Maradona do comando técnico e a situação ainda mais difícil de classificação. ***** Fechando a rodada teremos Venezuela e Peru se enfrentando na cidade de Puerto Ordaz às 22 horas com arbitragem de Carlos Vera do Equador.


Classificação
O Brasil lidera as Eliminatórias Sul-Americanas com 30 pontos e já está com passaporte carimbado para a África do Sul. Em segundo Chile e Paraguai com 27, em quarto Argentina com 22, quinto Colombia e Equador 20, sétimo Uruguai e Venezuela 18, nono Bolívia com 12 e em último o Peru com 10.