sábado, 5 de dezembro de 2009

A COPA DO MUNDO DE 2010

Confiança é uma coisa, soberba é outra. Todos já sabem que o Brasil enfrentará na primeira fase da próxima Copa do Mundo as seleções da Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal. Isso já foi publicado no mundo inteiro a partir do sorteio realizado ontem na cidade do Cabo.


Soberba
O que rolou depois do sorteio é que chamou a atenção do mundo do esporte. O treinador brasileiro Dunga deve saber que disputar uma Copa do Mundo é diferente de Jogos Eliminatórios, Copa das Confederações, Copa América e Amistosos. Ele já participou de Copas do Mundo como jogador e agora deverá ser o treinador da seleção. Mas, o que ele precisa é conter seus pronunciamentos para evitar constrangimentos. Ontem suas declarações referindo-se ao jogo contra Portugal que será o último da primeira fase (dia 25 de Junho de 2010), foram no mínimo lamentáveis. Ao ser questionando sobre esse jogo ele disse: “Vamos jogar contra o Brasil. Será o Brasil A contra o Brasil B", comentou, em alusão ao trio formado pelos naturalizados Liedson, Pepe e Deco que defende a equipe de Carlos Queiróz”. Quem fala o que não deve, ouve o que não quer. Carlos Queiróz o selecionador português, respondeu: “É bom lembrar que muitos brasileiros são filhos e netos de portugueses. Então poderia ser mesmo um jogo entre Brasil A, B, C e D,” filosofou no mesmo tom irônico de Dunga. Queiróz lembrou que no único confronto em Copa do Mundo, Portugal derrotou o Brasil por três a um em 1966 resultado que eliminou nossa seleção já na primeira fase. Dunga não se conteve: ”O passado é o passado. Já está escrito. Agora cabe a nós escrevermos o futuro”, retrucou o treinador brasileiro em meio a um nervosismo e sorriso amarelo.


Nossos jogos
O Brasil estreiará no dia 15 de Junho às 15h30 em Johanesburgo contra a Coréia do Norte. O segundo jogo ocorrerá contra a Costa do Marfim, dia 20 de Junho no mesmo local e horário. Fechando a primeira etapa enfrentaremos Portugal, dia 25 de Junho em Durban às 11 horas. Os horários são os de Brasilia.
Coréia do Norte
Vai participar pela segunda vez de uma Copa do Mundo. Na Inglaterra em 1966 venceu a Itália por um a zero, empatou com o Chile em um a um, perdeu para a Rússia por três a zero e foi eliminado por Portugal na segunda fase perdendo por cinco a três, depois de estar vencendo por três a zero.
Costa do Marfim
Esteve na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha onde venceu a Sérvia por três à dois, e perdeu para Holanda e Argentina respectivamente por dois a um.
Portugal
Vai participar pela quinta vez de um Campeonato Mundial de Futebol. As melhores participações ocorreram em 1966 quando terminou em terceiro lugar e em 2006 quando acabou na quarta colocação.