sábado, 29 de junho de 2013

RADIAIS, TELEVISIVAS E ESPORTIVAS

Os preços abusivos cobrados por hotéis e restaurantes durante a Copa das Confederações nas capitais brasileiras só servem para mostrar as arbitrariedades que se vê todos os dias em nosso país. Hotéis de uma rede que se instalou no Brasil há alguns anos está cobrando por um apartamento single 450 reais de diária. Antes o mesmo apartamento custava 280 reais. Isso é um assalto que se faz ao bolso do povo brasileiro. E os turistas que vem através de pacotes pagam a metade desse valor. Uma vergonha.

Outro problema sério diz respeito aos direitos que as rádios tiveram que pagar para transmitir a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Oitocentos Mil Dólares foram pagos pelas emissoras de São Paulo e do Rio. E tem ainda a taxa para cada jogo transmitido do estádio. E mesmo com todas essas despesas a FIFA não permite a veiculação de textos de publicidade durante a realização dos jogos nem na televisão, nem no rádio. Cabe a pergunta: E o anunciante como fica?. O correto seria as emissoras de rádio do Brasil não comprarem os direitos e ignorarem as competições. Mas, como sempre tem alguém que atravessa a letra da música isso jamais acontecerá no Brasil. Os anunciantes estão dando uma de trouxas pagando caro por um evento que não tem seus comerciais veiculados durante os jogos. Isso de colocar a publicidade antes, no intervalo e no final dos jogos apenas “mascara” o problema.
A decisão de domingo no Maracanã entre Brasil e Espanha era o que mais se esperava. A única vez que os dois se enfrentaram no Maracanã foi na Copa do Mundo de 1950. Na época com um time maravilhoso que perdeu a final para o Uruguai o Brasil goleou a Espanha por seis a um em 13 de Julho no local do jogo de domingo. Até aqui foram oito (8) jogos com quatro (4) vitórias do Brasil, dois (2) empates e duas (2) derrotas. Brasil e Espanha se enfrentaram pela última vez em 13 de novembro de 1999 em Vigo empatando em zero a zero.

Errar é humano. Não reconhecer o erro é burrice. O que determinadas figuras falam na televisão e no rádio e depois culpam os outros é uma grandeza. Reconhecer o erro não faz parte da filosofia de determinados elementos. Mentem a vida inteira, prejudicam companheiros e continuam se achando a “última bolacha” do pacote. Todos nós erramos, mas, a vaidade que passa pela cabeça de certas pessoas impede o reconhecimento dos erros. E as mentiras vão se avolumando. É o tal negócio: “Pau que nasce torno não tem jeito, morre torto”.

O futebol brasileiro volta pra valer na próxima semana com seus campeonatos e o confronto Corinthians e São Paulo pela decisão da Recopa Sul-Americana. Os clubes buscaram se reforçar com alguns jogadores conhecidos e de qualidade e outros totalmente desconhecidos do grande público. O destino de jogadores que estão a serviço da Seleção Brasileira também pode mudar no segundo semestre. Uma vitória brasileira sobre a Espanha com certeza abrirá o mercado para muitos profissionais. O primeiro jogo São Paulo e Corinthians será na quarta-feira (3) no Morumbi e o jogo de volta dia 17 no Pacaembu.

A televisão esportiva a cabo do Brasil tá se virando mais que “charuto em boca de bêbado” neste período de realização da Copa das Confederações. Até o amistoso entre Taubaté e reservas do Coritiba que aconteceu na quinta-feira (27) no Estádio Joaquim de Moraes no Vale do Paraíba foi transmitido ao vivo. O Coritiba venceu por um a zero. Ainda bem que estão transmitindo jogos de futebol porque alguns esportes que são colocados na telinha que não tem nenhum interesse para os brasileiros.
A Confraria da Bola estará reunida novamente na próxima segunda-feira no Restaurante Cascatinha em Curitiba. O encontro idealizado pelo Capitão Hidalgo homenageou nos últimos meses homens da imprensa e do esporte com a entrega de cartões de prata. Para o encontro de segunda-feira estava programada a presença do ex-zagueiro Oberdan Vilaín que reside em Florianópolis. Oberdan ainda não confirmou se vai comparecer segundo a assessoria do evento. Mas lá com certeza além do Capitão Hidalgo, Dreyer, Aladim, Renatinho, Sidnei Bottini, Marinho Buschineck, jornalistas e amigos do esporte marcarão presença. O evento começa às 19 horas no Restaurante Cascatinha, um dos mais antigos de Santa Felicidade. Vá prestigiar.