segunda-feira, 25 de novembro de 2013

MORREU NELSON TÓFANO

Nelson e Hilda (1986)
Faleceu sábado dia 23 em Blumenau o ex-deputado, ex-vereador e ex-radialista Nelson Tófano, 82 anos, paulista de Presidente Bernardes. Nelson atuou no rádio de Londrina, Curitiba, Blumenau e Tubarão consagrando-se com programas que lideravam a audiência nas emissoras pelas quais passou. Nelson se tornou meu compadre em 1971. Conheci Nelson Tófano em 1960 e a partir de 1964 trabalhamos juntos na Rádio Nereu Ramos de Blumenau.


Nelson Tófano (de óculos) ao lado do meu
também compadre Osmar Rosini e da filha
 Luciana (1986) 
Os mais antigos devem se lembrar do “Onde está o ouvinte está a Rádio Nereu Ramos” que Nelson Tófano apresentava às 13 horas visitando a casa do ouvinte. Era um programa de perguntas, prêmios e até de revelação de cantores. “Você faz o programa” era outra marca registrada de Nelson Tófano na Nereu que começava com um batuque na mesa do estúdio e a cantoria “Doutor Waldemar, Waldemar doutor, mas doutor Waldemar, Waldemar doutor” numa alusão ao seu amigo Waldemar Rudolf, alfaiate da cidade.
Nelson Tófano também criou personagens para o humorismo e radionovelas da emissora. Produzia os scripts e interpretava ao lado de Jeni Lino, Waldir Wandal, Luiz Carlos Gutierrez entre outros.


Nelson Tófano (2009)
Em 1967 por sugestão de Evelásio Vieira (Lazinho) diretor da emissora elegeu-se vereador na cidade de Blumenau. A seguir em 1971 acabou sendo eleito deputado estadual. Casado com Hilda Schwarz de tradicional família blumenauense, Nelson permaneceu por algum tempo depois como responsável pela área de rádio da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Há questão de uma semana sofre uma queda em sua residência na cidade de Blumenau onde morava ultimamente. Na queda sofreu a fratura do ombro que comprometeu sua saúde. Nelson Tófano veio a falecer no sábado dia 23 e teve seu corpo cremado ontem (24) em Balneário Camboriú. Era filho de Miguel e Idalina Sebriani Tófano e tinha cinco irmãos.