sexta-feira, 29 de outubro de 2010

FALECIMENTO: IRMÃOS ANNUSECK

Com profunda tristeza quero registrar que os IRMÃOS ANNUSECK já não fazem mais parte do nosso mundo. Primeiro foi Edgar Annuseck, que faleceu com 81 anos no começo de 2009 e hoje com pesar registro a morte de Waldemar Annuseck, aos 90 anos de idade ocorrida na cidade de Blumenau. Abaixo repriso a matéria que publiquei no dia 21 de Dezembro de 2008, quando ambos ainda estavam entre nós. Que DEUS conforte o coração dos familiares.

IRMÃOS ANNUSECK
Quero pedir licença aos internautas para escrever sobre um assunto que já deveria ter sido publicado há muito tempo em reconhecimento pelo que os nossos focalizados fizeram pelo esporte. Mostro nesta matéria a trajetória de Waldemar e Edgar Annuseck – meus primos – que dignificaram a família através do trabalho e do esporte. Minha homenagem e respeito pelo caráter, dedicação e amor com que representaram o esporte de Blumenau aos longo dos anos.

Waldemar Annuseck
Nasceu em Blumenau no dia 10 de Maio de 1920. É casado com Elsa da família Zwicker, desde 26 de Maio de 1945. O casal teve 4 filhos e 11 netos. Waldemar que aos 88 anos tem uma memória extraordinária para recordar os fatos começou a trabalhar em 14 de Março de 1936 na Tipografia e Livraria Blumenauense. Seu pai Victor foi o precursor. O irmão Edgar também seguiu o mesmo caminho. E esse foi o único emprego dos irmãos. Waldemar iniciou como faxineiro, passou por ajudante de máquina de impressão, trabalhou até 1942 na máquina de impressão do Jornal Alemão “Urwaldsbote” que acabou tendo sua circulação proibida durante a Guerra. Depois foi tipógrafo e por último ganhou o cargo de comprador da empresa. Waldemar aposentou-se no dia 29 de Setembro de 1993 depois de prestar 57 anos e 6 meses de atividades. Foi remador do Clube Náutico América de Blumenau. Defendeu as cores do clube de 1940 a 1958 conquistando os mais diferentes títulos.

Edgar Annuseck
Igualmente blumenauense nasceu em 28 de Setembro de 1927. Casado com Etha da família Itnner desde 3 de Fevereiro de 1951 tem 4 filhos e 6 netos sendo 1 falecido. Trabalhou na Livraria e Tipografia Blumenauense de 1º. de Julho de 1943 retirando-se das atividades em 1º. de julho de 1999. Foram 56 anos de serviços prestados a exemplo do irmão Waldemar a uma só empresa. Lá exerceu as funções de auxiliar de tipógrafo, tipógrafo, gerente e Sócio-Diretor. Dedicou-se a prática do Remo de 1944 a 1958. Além do Remo participou da equipe de Atletismo do Grêmio Esportivo Olímpico de Blumenau nas modalidades de lançamento do Dardo, Disco e Peso. Disputou os 1os. Jogos Abertos de Santa Catarina realizados em 1960 na cidade de Brusque. Esteve competindo no XXIV Campeonato Aberto do Interior de São Paulo na cidade de Santo André de 17 a 24 de Outubro de 1959. Representou o Grêmio Esportivo Olímpico e a cidade de Blumenau nos Jogos Abertos do Interior de São Paulo na cidade de Bauru.

Tudo por esporte
Filhos de Victor e Clara Annuseck (falecidos) os irmãos Waldemar e Edgar Annuseck praticaram o Remo por quase duas décadas vestindo a gloriosa camisa do Clube Náutico América de Blumenau, clube fundado a 20 de Outubro de 1920. O verde-preto da Rua XV como é conhecido teve em seu início um grande adversário na própria cidade, a Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga. Com a extinção desse esporte no clube Estrelinha da Itoupava Seca, quase todos os remadores se transferiram para o CN América. Waldemar e Edgar conquistaram vitórias em águas catarinenses, paulistas, cariocas e uruguaias. A guarnição dos Irmãos Annuseck ficou famosa com triunfos sensacionais no dois com, no quatro com ao lado dos irmãos Edgar e Fraimund Germer, e no oito com timoneiro. Quando os irmãos Germer não podiam competir eram substituídos por Helmut Lutzenberger e Luiz Vale da Costa, este um carioca que surgiu no clube. Conta Waldemar: “Ele tinha uma remada diferente que aos poucos foi sendo assimilada”. Os Irmãos Waldemar e Edgar ganharam vários títulos estaduais no dois com, no quatro com e sem e no oito com timoneiro. Nas competições realizadas em Blumenau nas águas do Rio Itajaí-Açú venceram quase todas as provas. Competiram em São Paulo inúmeras vezes. Na primeira foram perdedores para na sequência vencer todas as provas das quais participaram competindo contra o CR Tietê, CR Espéria, Botafogo FR do Rio, CR Vasco da Gama, CR Flamengo, entre outros. Foram vice-campeões brasileiros na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. O treinador do CN América era nada mais nada menos que Rudolf Keller, Campeão Olímpico de 1936 pela Alemanha. Participaram em 25 de Janeiro de 1956 pelo CN América da Prova Clássica “Fundação da Cidade de São Paulo” na Raia de Jurubatuba..

Vitórias no Uruguai
A consagração internacional aconteceu nas águas do Rio da Prata no Uruguai. Foram dois grandes triunfos em 1957 contra Club Aleman Remeros e Montevideu Rowing Club no Estádio de Remo de Melilla. Relata Waldemar Annuseck: “Como o transporte de barcos era muito difícil, utilizávamos barcos emprestados. Nestas competições em Montevidéo usamos um barco do Clube Aleman. Todas as braçadeiras tiveram que ser ajustadas por nós mesmos no sábado que antecedeu a competição. No primeiro páreo remamos contra um clube do interior e vencemos facilmente. A prova foi na distância de 1.500 metros. Na segunda prova competimos contra o Clube Aleman de Remeros e o Montevideu Rowing Club. Houve um problema na largada. Os nossos adversários sempre queriam largar antes do juiz dar a autorização. Foi um problema. Quando finalmente conseguimos largar saímos na frente e vencemos por grande diferença. Ao final da prova o juiz perguntou se queríamos repetir o feito. Respondemos que tentaríamos repetir. Nova prova e ganhamos outra vez com grande vantagem. Os próprios uruguaios estavam torcendo por nós gritando America, America, America (sem acento). Mas a sensação maior foi próximo à chegada; a Banda dos Fuzileiros Navais Uruguaios - em torno de 120 músicos – nos saudaram entusiásticamente. Foi de arrepiar o pêlo e os cabelos, algo para nunca mais esquecer”, completou Waldemar.

Reconhecimento
O feito do CN América alcançado no dia 24 de Março de 1957 ganhou manchetes nos principais jornais uruguaios. EL DIA (Manchete): “Los brasileños obtuvieron ayer seis regatas em brillante forma. (Texto): En la clássica proeba de los ochos, brillho el bote brasileño, siendo rival de consideración el bote del Aleman pero que debio resignar-se a una segunda colocacion ante el espetacular demonstracion del Náutico America de Blumenau”. EL PAÍS: “Cabe destacar el labor del Eight del Náutico América de Blumenau que se adjudico por amplio margen en las carreras de Junior e Señor – Prêmio de Honor. EL PLATA: “Los Brasileños triunfaram en las aguas de Melilla. Destacado labor del Eight de Náutico América en dos competencias”. LA TRIBUNA POPULAR: “El Ocho” del América Fite, ayer mas destacado de la Internacional de Remo. ACCION: “Bien remado fue el “8” del Náutico América, teniendo rival de Jerarquia em Aleman”. O “Oito Gigante” como ficou conhecida a guarnição do Clube Náutico América (foto à esquerda) conseguiu as duas vitórias internacionais com Harry Weissemberg como timoneiro, Antonio Pedro Assini, Edgar Annuseck, Edgar Germer, Waldemar Annuseck, Hans Jurgen Post, Harold Waage, Harry Kreutzfeld e Wiegand Thier. A delegação foi chefiada pelo vice-presidente (na época) Carlos Ubiratan Jatahy.

Fotos históricas
As fotos registram os remadores do Clube Náutico América ao longo dos anos 50 e 60. A esquerda antes de uma competição em Florianópolis onde os fortes ventos tornavam as
provas muito complicadas. Os remadores do Aldo Luz, Martinelli e do Riachuelo treinavam quase todos os dias e sabiam exatamente como tinham que se comportar com o mar revolto da Baía Sul de Florianópolis. A foto a direita os remadores do Clube Náutico América posando com os troféus conquistados em competições da época. Na terceira foto desfile dos remadores do CN América no Centenário de Blumenau em 1950 (2 de Setembro) pela rua XV de Novembro. O Clube verde-preto da rua XV sempre participou do Parada Cívico-Militar de 7 de Setembro. em Blumenau. Na foto os atlétas americanos desfilando garbosamente pela rua XV de Novembro.

As famílias
Nas fotos as familias reunidas na festa de aniversário. A esquerda Waldemar quando comemorava seus 84 anos no dia 12 de Maio de 2004. Na foto com os filhos Werner, Carla e Ralph aparecem Elsa e Waldemar. A direita Edgar na festa dos seus 81 anos comemorada no dia 28 de Setembro deste ano. Em pé da esquerda para a direita Adilson, Etha (esposa), Tânia, Roseli e Edson. Sentado apagando a velinha Edgar Annuseck.

Exemplo de dedicação
Os Irmãos Annuseck treinavam após o expediente da empresa em que trabalhavam. Os treinamentos aconteciam no Rio Itajaí-Açu a partir das 18h30 quando a noite já tinha chegado e sem iluminação. Também aproveitavam os sábados à tarde inclusive as vésperas das competições para aprimorar o preparo técnico e físico. Nas fotos Waldemar e a esposa Elsa junto ao barco que foi batizado com o nome de Irmãos Annuseck numa justa homenagem do CN América. Waldemar Annuseck e Edgar Annuseck, dois exemplos de desportistas residem no bairro do Garcia em Blumenau. Muito obrigado a vocês pela contribuição e dedicação que deram ao esporte.

FLUMINENSE E SÃO PAULO VENCEM, FLU LIDERA

Mais três jogos ocorreram nesta quinta-feira pela trigésima segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Fluminense distanciou-se novamente na liderança ao bater o Grêmio de Porto Alegre. O São Paulo jogando um futebol de qualidade bateu o Atlético Paranaense e o Atlético Goianiense só empatou graças a uma frangão do seu goleiro.

Subindo
Jogando na Arena Barueri o São Paulo foi aplaudido pela sua torcida pelo futebol apresentado contra o Atlético Paranaense. Dois a um foi o resultado final em favor do time paulista. Ricardo Oliveira eleito o melhor do jogo abriu o placar aos 12 minutos. O Furacão empatou aos 25 com Guerrón. O gol da vitória foi marcado pelo zagueiro Miranda aos 5 minutos do segundo tempo. Apitou Márcio Chagas da Silva do Rio Grande do Sul. Renda: R$ 169.296 com 16.480 pagantes. Venceu o São Paulo de Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Casemiro (Marlos no Intervalo), Rodrigo Souto, Carlinhos e Fernandão; Dagoberto (Ilsinho aos 36 da segunda fase) e Ricardo Oliveira. O Atlético Paranaense jogou de Neto, Deivid (Marcelo aos 31do segundo tempo), Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Vitor, Chico, Claiton (Edgar aos 18 do segundo tempo) e Netinho; Guerrón (Nieto aos 32 da fase final) e Bruno Mineiro.

Em primeiro
Dessa vez não deu para o Grêmio de Renato Gaúcho que acabou derrotando com pelo Fluminense por dois a zero jogando no Estádio João Havelange no Rio de Janeiro. A vitória do time de Muricy Ramalho foi conquistado com muita raça. Os gols foram marcados por Dario Conca aos 20 do primeiro e 35 do segundo tempo. Com esse resultado o Fluminense passa três pontos à frente do Corinthians que já jogou nesta rodada e do Cruzeiro que ainda jogará. Apitou o paranaense da FIFA, Heber Roberto Lopes. Venceu o Fluminense de Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diguinho (Belletti), Julio Cesar (Thiaguinho), Fernando Bob (Valencia), Dario Conca e Marquinho; Washington. O Grêmio perdeu de Victor; Gabriel, Rafael Marques, Paulão e Fábio Santos (Gilson); Vilson, Souza (Diego Clementino), Douglas e Lúcio; André Lima (Júnior Viçosa) e Jonas.

Empataram
Em Goiânia no Serra Dourada, Atlético Goianiense e Ceará empataram em um a um. Marcão abriu o placar para os goianos aos 25 do primeiro tempo. O empate do Ceará ocorreu aos 30 da fase final com Michel chutando de longe e a bola passando no vão das pernas do goleiro Márcio. Dirigiu a partida Paulo César de Oliveira. Renda: R$ 63.875 com 3.840 pagantes. Jogou o Atlético com Márcio, Adriano (Chiquinho), Gilson (Jairo), Daniel Marques e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Robston e Renatinho (Elias); Juninho e Marcão. O Ceará contou com Michel Alves; Boiadeiro (Careca), Anderson (Diego Sacoman), Fabrício e Vicente (Eusébio); Michel, Heleno, João Marcos e Geraldo; Washington e Magno Alves.

Classificação
O Fluminense é o líder isolado com 57 pontos ganhos, seguido agora pelo Corinthians com 54 pontos, saldo de 15 gols. Em terceiro igualmente com 54 pontos o Cruzeiro com 15 vitórias e saldo de 11 gols. Depois aparecem Santos, Internacional e Botafogo 48, São Paulo, Atlético Paranaense e Grêmio Porto Alegrense 47, Palmeiras 44, Ceará 43, Vasco da Gama 42, Flamengo 39, Atlético Goianiense 36, Guarani 35, Atlético Mineiro e Vitória 34, Goiás 31, Avaí 30, Grêmio Presidente Prudente 24.