quarta-feira, 27 de agosto de 2008

COPA DE 2014: ESTAMOS ATRASADOS

Aconteceu ontem em São Paulo uma reunião entre autoridades e especialistas de arquitetura e engenharia para avaliar como o Brasil deve preparar-se para sediar a Copa do Mundo de 2014. Chegou-se a conclusão de que já estamos atrasados mesmo porque as cidades-candidatas às partidas do Mundial não possuem estádios que atendam as exigências da FIFA e tampouco a infra-estrutura necessária para acomodar os torcedores.

Está complicado
Como exemplo José Bernasconi, presidente nacional do Sindicato da Arquitetura e Engenharia citou o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, que construído em 2007 para os Jogos Panamericanos localiza-se num local de péssima qualidade e não está em situação adequada. Não se pode repetir os erros do Pan quando a maioria das obras foi concluída às vésperas do início dos jogos.

Palavra experiente
O presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho, ex-presidente da Embratur endossou o coro: “Estamos atrasados, mas ainda a tempo”. Segundo Caio a Copa do Mundo é um evento que vai contaminar o país inteiro por não ter seus jogos localizados num só lugar. Ele destacou os benefícios que a Copa do Mundo trará e citou que se 15 milhões de turistas/torcedores nos visitarem, e cada um gastar um mil e quinhentos dólares, a economia brasileira terá um retorno extraordinário. Caio Luiz de Carvalho é o representante da prefeitura e do governo em São Paulo.

Ausente
Convidado para a reunião o presidente da CBF Ricardo Teixeira não compareceu. A grande verdade é que a Copa do Mundo será bancada pelo governo e pela iniciativa privada. Que a CBF trate somente do futebol começando a formar uma seleção capaz de uma grande campanha na África do Sul e motivando com isso o torcedor brasileiro para a Copa de 2014.

Estádios
Em relação aos estádios, o Morumbi deverá ser mesmo o palco dos jogos em São Paulo. Conforme maquete o estádio do São Paulo FC terá o investimento do governo municipal e estadual e deverá estar concluído para a Copa do Mundo em 2013.