sábado, 9 de maio de 2015

JORNALISMO ESPORTIVO EM QUEDA LIVRE!


Não é de hoje a falta de respeito para com os profissionais do jornalismo esportivo em nosso país. Hoje os “gênios” que dirigem rádios e televisões não estão mais respeitando os jornalistas esportivos, consagrados ou não. Não bastassem as terceirizações, agora também estão “puxando o tapete” de todas as formas. Aqui em Curitiba a TV Bandeirantes tirou do ar o programa “Os Donos da Bola” e com isso Paulo César Tiemann, Valmir Gomes, Edgard Felipe, Marcelo Ortiz entre outros perderam seu espaço. Curitiba já carece de programas esportivos na televisão e agora perdeu mais um.

Espero que não se confirmem as informações que recebi sobre a proibição de ingresso das rádios WEB nos estádios de futebol. Esse serviço que está sendo prestado e que será o futuro do rádio poderá ser afastado dos estádios já a partir do Campeonato Brasileiro. Oxalá não passe apenas de uma informação aleatória.

E a ESPN interrompeu mesmo as transmissões de rádio que vinha fazendo através da internet. Depois de iniciar na Rádio Eldorado que passou a denominar-se Rádio Estadão, Rádio Capital e posteriormente na internet, a ESPN encerrou esse brilhante trabalho que vinha sendo realizado por grandes profissionais. Ainda não se sabe se desse grupo de jornalistas e radialistas haverá alguma dispensa.

O rádio esportivo de Curitiba tem na atualidade três emissoras FM fazendo esporte. CBN, Transamérica e a Clube FM que parece ter definitivamente se dedicado a transmitir os jogos. No AM que outrora teve Rádio Clube Paranaense, Independência, Atalaia, Cidade que virou Globo, Paraná, Universo, Capital entre outras hoje se restringe a Rádio Banda B e a Rádio Mais que só transmite jogos aos domingos. Da Grande Curitiba quem também faz futebol é a Rádio Iguassu de Araucária, mas com restrições em determinados horários por causa das terceirizações. E o duro é ouvir a Rádio Globo outrora Rádio Cidade, a mais internacional de Curitiba em eventos esportivos apenas retransmitir hoje a Globo de São Paulo não dando bola para o futebol de Curitiba.  O quadro não é nada animador.

O Rio Grande do Sul mantém a tradição do rádio esportivo há muitos anos. Hoje em Porto Alegre a dupla Grenal tem o apoio irrestrito das rádios Guaíba, Gaúcha, Bandeirantes, Grenal e na WEB da Rádio Galera com o grande Samuel de Souza Santos narrando muito. E o registro que precisa ser feito é para o Grupo Independente de Lajeado que além de cobrir os jogos da Lajeadense acompanha Grêmio e Internacional. Parabéns aos amigos do Rio Grande do Sul onde o rádio apesar de enfrentar também problemas mantém sua tradição.