quarta-feira, 28 de agosto de 2013

RADIAIS E ESPORTIVAS


Transmitir futebol em São Paulo para emissoras de rádio de outros estados virou um martírio nos últimos tempos. Lembro quando a Telesp cuidava das linhas de transmissão com funcionários nos estádios para atender as emissoras. Nos dias de hoje as emissoras que vão a cidades como São Caetano do Sul, Santos, Campinas entre outras não sabem a quem recorrer, pois a Telefônica recebe os pedidos das linhas, mas não manda ninguém aos estádios. Aí é uma loucura em achar no quadro instalado nos estádios os circuitos de transmissão. Consta que ontem em Campinas no jogo Ponte Preta e Criciúma as emissoras de Santa Catarina tiveram suas linhas cortadas. Alguém precisa responder sobre isso. Lamentável.
O Coritiba vai perder sua grande estrela nos próximos meses. O craque Alex está de malas prontas para jogar pelo New York Cosmos que está reativando com toda força e apoio de Pelé o seu futebol. Alex já teria assinado contrato com o time norte-americano. Os desmentidos já foram feitos, mas há quem afirme que existem até fotos da presença de Alex em Nova York assinando o contrato. Vamos aguardar. Alex deve retornar ao time coritibano no jogo de domingo contra o Internacional pelo Campeonato Brasileiro.
Tenho ouvido e pesquisado a programação das emissoras de rádio da cidade de Curitiba desde que retornei. Ouço muita gente reclamando dos problemas enfrentados pelas rádios AM para comercializar seus programas. Sinceramente também a programação FM é de baixa qualidade. As igrejas tomaram conta das emissoras no AM e também invadiram o FM. Os programas policiais são maioria no AM como também na televisão. As programações não tem – me desculpem – a qualidade de outros tempos. Ou as emissoras mudam e colocam no ar programas produzidos e apresentados por profissionais qualificados ou vou continuar com faturamento baixo. É pouca qualidade o que está no ar.
O Coritiba se classificou aos primeiros minutos de hoje para seguir na Copa Sul-Americana ao vencer o Vitória por um a zero, gol de Júlio César no tempo normal e nas penalidades máximas por quatro a três. O goleiro Vanderlei de altos e baixos nos últimos jogos foi a grande expressão do time coxa-branca defendendo três penalidades máximas. Agora pra falar bem o que aconteceu tivemos uma “pelada” no primeiro tempo com muitas vaias. Mais parecia uma partida de ping-pong. No segundo tempo o Coritiba voltou disposto e marcou o gol logo no primeiro minuto para levar a decisão para as penalidades máximas. 8.891 torcedores enfrentaram o frio de 4 graus para prestigiar o time. Não fosse a cobrança exagerada de estacionamentos dentro e fora do estádio, preços caros dos ingressos o público seria maior.

No outro jogo de brasileiros pela Copa Sul-Americana a Ponte Preta eliminou o Criciúma ontem à noite no Estádio Moisés Lucarelli. Zero a zero foi o placar final da partida. A Macaca havia vencida a primeira partida na última semana por dois a um em Criciúma. 
Hoje tem Atlético Paranaense e Palmeiras também em Curitiba pela Copa do Brasil. O alviverde paulista venceu o primeiro jogo por um a zero. Pelo futebol que o Atlético vem apresentando tem condições de reverter o quadro e seguir no torneio. Apesar da temperatura baixa de Curitiba são esperados de 10 a 15 mil torcedores no Estádio Durival Brito e Silva.
O Corinthians que também perdeu o jogo de ida por um a zero quer apagar a má impressão deixada na última semana e eliminar o Luverdense no Pacaembu. A Portuguesa de Desportos terá a difícil missão de derrotar o Bahia em Salvador. No primeiro jogo o tricolor da Boa Terra venceu por dois a um no Canindé.
A Rádio Bradesco FM Esportes pode estar com seus dias contados em São Paulo e no Rio de Janeiro. O projeto não decolou como pretendia o Grupo Bandeirantes e os reflexos podem levar ao termino do mesmo. No Rio de Janeiro já se comenta a volta de José Carlos Araújo a Rádio Globo. Luiz Penido também não teria alavancado a audiência que a Globo esperava. Mudanças já estão sendo feitas na direção do esporte onde Gilmar Ferreira deixou o cargo.

Bons tempos em que a AM730 é a Rádio K do Brasil comandada por Jorge Kajuru que fazia frente às grandes emissoras brasileiras. Após a saída do polêmico Kajuru a rádio já passou por muitas mãos, até de José Luiz Datena. Ontem foi anunciada a demissão de todos os funcionários da rádio com aviso prévio de 30 dias. Informações dão conta que o quadro pode mudar se o faturamento de Agosto atingir a soma de 300 mil reais. Sinal dos tempos em que os donos de rádio não investem, terceirizam espaços e são esperam o dinheiro chegar as suas mãos no fim do mês. Sou do tempo em que também as rádios do interior e de pequenas cidades não terceirizavam seus horários e vendiam a publicidade com seus contatos próprios. Tudo porque havia qualidade e credibilidade.