quinta-feira, 5 de março de 2015

RADIAIS E ESPORTIVAS



Foi novamente muito concorrido o jantar da CONFRARIA DOS AMIGOS DA BOLA realizado na segunda-feira (2) na Churrascaria LA VENTURA aqui em Curitiba. Quase 100 pessoas (97) exatamente prestigiaram o encontro que acontece toda primeira segunda-feira do mês. Em Abril será no dia 6. Ex-jogadores, atuais e ex-radialistas e jornalistas marcaram presença. Foram homenageados Alfredo Gottardi, Saulo, Aladim, Everaldo e Brando. A Confraria criada pelo Capitão Hidalgo completará quatro anos em Outubro.

O SC Corinthians Paulista agora presidido por Roberto Andrade vai diminuir drasticamente as despesas mensais. As parcerias com o Flamengo de Guarulhos e com o futebol português serão canceladas. É provável a dispensa de 90 atletas. O clube informou que por utilizar o Centro de Treinamentos do Flamengo de Guarulhos tornou-se responsável por 149 jogadores. Com a inauguração do Centro das Divisões de Base este ano o clube vai diminuir seus custos.

Sérgio Prestes, o ex-jogador Serginho é o substituto do falecido Dionísio Filho na tradicional Rádio Banda B de Curitiba. Ele também ocupa a vaga deixada pelo Djonga no programa esportivo dominical da TV Educativa do Paraná que tem sede em Curitiba. 

Em fase final de recuperação a boa notícia dos últimos dias é Alceu Menta o ex-zagueiro e comentarista esportivo Caxias, gaúcho de Veranópolis que jogou pelo Internacional, Caxias, Botafogo, Coritiba e Colorado. Caxias está internado no Hospital Santa Cruz de Curitiba há várias semanas. Recentemente Levir Culpi e o jornalista Adriano Rattmann visitaram o “Caxa”. Saúde amigo e que receba alta logo.

Rodinaldo veio do interior de São Paulo para o Carlos Renaux em 1983. Era excelente jogador e dono de um inconfundível sotaque caipira, a lá Neto comentarista da Band. Após marcar um golaço pelo time tricolor, foi entrevistado pela Rádio Araguaia próximo aos vestiários do Estádio Augusto Bauer.  – Conta pra nós como foi esse gol Rodinaldo! – Cara, eu só sei que adriblei um, adriblei dois, comi o goleiro, levei uma cipoada, a bola foi fondo, fondo e penetrou nos balbantes. – Ficou feliz com o gol? - Tô não, sô! Nos abralços me surrupiaram meu cordãozinho de ouro. Esse é um dos muitos causos que Valdir Appel conta no livro “Onde ele pisa Nascem Histórias” lançado recentemente pelo ex-goleiro do CR Vasco da Gama.

Nélio Sander, jornalista da Transamérica de Foz do Iguaçu integra a equipe esportiva da emissora que tem acompanhado o Foz no atual Campeonato Paranaense de Futebol. Nélio é jornalista que cobriu vários eventos internacionais inclusive o Torneio da França. Parabéns Nélio Sander e companheiros.

Edegar Paschoal Schmidt foi homenageado no último final de semana na passagem de seu aniversário. Edegar segue em recuperação depois do AVC sofrido no final de 2013. Saúdo os amigos Samuel De Souza Santos, Luiz Carlos Reche e João Carvalho que foram abraça-lo. Estamos aguardando seu breve retorno grande Schmitão.

O rádio esportivo continua passando por sérias dificuldades para acompanhar os clubes neste começo de ano. Grande parte das emissoras só desloca repórteres para a cobertura de jogos fora da sua sede. Isso acontece nos Campeonatos Estaduais, Libertadores e agora na Copa do Brasil. Vai complicar ainda mais na Copa América deste ano no Chile pelos direitos que estão sendo cobrados na base de 50 mil dólares por emissora.

Um dos maiores repórteres do rádio esportivo paranaense, filho da cidade catarinense de Gaspar onde iniciou sua carreira continua dando as cartas. Depois de começar no rádio de Gaspar passando pela Rádio Nereu Ramos de Blumenau e fazendo sucesso total na Rádio Independência de Curitiba, João Pedro Correa, o Jota Pedro compareceu no final do jantar de segunda-feira da CONFRARIA DOS AMIGOS DA BOLA e prometeu voltar. Jota Pedro esteve prestando seus serviços profissionais por quatro anos na Rádio Nacional da Suíça e em 1974 cobriu a Copa do Mundo da Alemanha pela Rádio Deutsche Welle. Hoje é especialista em trânsito já tendo escrito vários livros a respeito.

Tenho sido inquirido com frequência por amigos e conhecidos sobre a volta das coberturas esportivas da RB2 antiga Rádio Clube Paranaense. A emissora que recolou no ar suas Ondas Curtas de 25, 31 e 49 metros interrompeu os programas e transmissões em Maio de 2014. Hoje se limita ao jornalismo, programas musicais e a transmissão dos cultos religiosos. 

O consagrado Luiz Carlos Reche, ex-Rádio Guaíba e atualmente na Rádio Bandeirantes de Porto Alegre e na Ulbra TV com o Cadeira Cativa é homem bem sucedido fora dessas atividades. Já há vários anos é proprietário das BATERIAS RECHE. Eu brinco com o amigo sobre as BATERIAIS RECHE as únicas que não dão treke, treke.  Luiz Carlos Reche é um dos mais importantes e respeitados comentaristas esportivos do Rio Grande do Sul.