segunda-feira, 5 de setembro de 2011

SALVE A SELEÇÃO, VOLTOU A VENCER

Em partida amistosa realizada no Crave Cottage Stadium do Fulham FC em Londres a Seleção Brasileira derrotou a de Gana por um a zero, placar construído no primeiro tempo. Uma vitória muito longe do que se espera da equipe dirigida por Mano Menezes.

O jogo
Os ganeses bateram bastante. O selecionado brasileiro tocou a bola excessivamente e os chuveirinhos se sucederam especialmente no segundo tempo, sem objetividade. Levantar a bola do meio campo para a grande área só serve para consagrar os zagueiros do time adversário. Quando jogou pelas pontas o Brasil criou boas chances. O que faltou mais uma vez foram finalizações com precisão. Nosso domínio foi total, pouco sendo permitindo a Gana que se defendeu ainda mais depois que ficou reduzido a 10 jogadores. Neymar foi caçado do começo ao fim do jogo sofrendo cerca de 10 faltas. Paulo Henrique Ganso deixou o gramado aos 9 minutos com estiramento muscular. Ronaldinho Gaúcho foi a melhor figura da seleção com preciosos lançamentos e cobranças de falta que obrigaram o goleiro Kwarasey a se desdobrar.

O gol
Leandro Damião marcou o único gol da partida aos 43 minutos do primeiro tempo chutando cruzado no canto direito baixo depois de receber lançamento de Fernandinho.

Súmula
Dirigiu a partida Mike Dean da Inglaterra que deu cartão vermelho para Opare de Gana aos 33 minutos do primeiro tempo. Jogou a Seleção Brasileira de Júlio Cesar; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e Marcelo; Lucas Leiva, Fernandinho (Hulk), Ronaldinho Gaucho e Paulo Henrique Ganso (Elias); Neymar e Leandro Damião (Alexandre Pato). A Seleção de Gana teve em campo Kwarasey; Pantsil, Vorsah, John Mensah, Derek Boateng (Rabiu) e Opare; Asamoah (Annan), Badu (Adomah) e Ayew; Inkoom (Tagoe) e Muntari (Lee Addy).

Convocação
Encerrada a partida em Londres, Mano Menezes convocou os jogadores para os amistosos contra a Argentina dias 14 de Setembro em Córdoba e 28 em Belém. Eis a relação: Fábio (Cruzeiro), Rafael (Santos) e Jefferson (Botafogo) goleiros; Danilo (Santos), Mario Fernandes (Grêmio), Bruno Cortês (Botafogo) e Kleber (Internacional) laterais; Dedé (Vasco), Réver (Atlético-MG), Rhodolfo (São Paulo) e Henrique (Palmeiras) zagueiros; Casemiro (São Paulo), Paulinho e Ralf (Corinthians) e Rômulo (Vasco) volantes; Cícero e Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional), Renato Abreu e Thiago Neves (Flamengo) meias; Fred (Fluminense), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos) e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo).

NOSSOS TREINADORES

Os clubes brasileiros continuam gastando verdadeiras fábulas com contratação e dispensa de treinadores. O pior disso é que muitos vão e voltam para o mesmo lugar, sem resolver os problemas. O Brasil é pródigo em repetir treinadores especialmente que tem nome e prestígio pagando altíssimos salários. Nem sempre resolvem. Vejam abaixo o levantamento que fiz sobre a “rodagem” de alguns dos mais conhecidos.

Geninho
Eugênio Machado Souza (Geninho), 63 anos, ex-goleiro trabalha como treinador desde 1984 e já comandou quarenta e dois (42) clubes. Deve ser o recordista em dirigir clubes. Dirigiu o Vitória da Bahia quatro (4) vezes, Atlético Paranaense, Botafogo de Ribeirão Preto e Santos três (3) vezes, Atlético Mineiro, Goiás e Sport duas (2) vezes. Já foi técnico do Corinthians e do Santos. Este ano já dirigiu o Sport, Atlético Paranaense e Vitória. No momento está sem clube.

Joel Santana
O homem da prancheta, Joel Natalino Santana, 62 anos, já foi técnico de trinta (30) clubes desde que iniciou sua carreira em 1981. Começou no Al Wasl Club de Dubai nos Emirados Árabes. Foi técnico do Vasco da Gama e Flamengo quatro (4) vezes, Bahia, Botafogo, Fluminense três (3) vezes. Este ano dirigiu o Botafogo, passou pelo Cruzeiro e assumiu o Bahia.

O delegado
Antônio Lopes dos Santos, 70 anos, iniciou em 1980 no Olaria e até hoje já dirigiu trinta e sete (37) equipes. Está no Atlético Paranaense pela quinta vez. Também em cinco (5) oportunidades comandou o Vasco da Gama. Este ano já dirigiu o Vitória, América de Minas e agora o Atlético Paranaense.

Cuca
Alexis Stival (Cuca), 48 anos, estreou como treinador em 1998 e até agora já dirigiu vinte e três (23) equipes. Comandou por duas (2) vezes o Flamengo e o Fluminense. Este ano foi treinador do Cruzeiro e agora está no Atlético Mineiro.

Os novos
Treinadores que surgiram há pouco tempo e que já começam a despontar e que se tiveram uma chance real poderá ajudar na renovação do futebol brasileiro.

Mineiro de Vargem Alegre, Ney Franco da Silveira Junior, 45 anos, atualmente na Seleção Brasileira Sub-20 que recém conquistou a Copa do Mundo da categoria sempre atuou como treinador no futebol. Iniciou no Atlético Mineiro como treinador de base por três anos, 11 anos no Cruzeiro e se primeiro trabalho como técnico foi no Ipatinga em 2004 e conquistou o campeonato mineiro de 2005. Depois dirigiu Flamengo onde ganhou a Copa do Brasil de 2006, Taça Guanabara e Carioca de 2007. No mesmo ano foi para o Atlético Paranaense onde ficou até 2008. Ganhou a Taça Guanabara em 2009 pelo Botafogo, Campeonato Paranaense e Brasileiro da Série “B” em 2010 pelo Coritiba. Este ano conquistou o Sul-Americano e a Copa do Mundo Sub-20 dirigindo a Seleção Brasileira.

Outros
E vão surgindo a cada dia novos treinadores como Marcelo de Oliveira Santos, 56 anos, atualmente no Coritiba FC, Gilson Kleina, 43 anos da Ponte Preta e tantos outros que não tem ainda o prestígio dos mais antigos e que logo serão os seus substitutos.