sábado, 29 de outubro de 2011

O SÁBADO FOI DE NEYMAR

Três partidas abriram neste sábado a trigésima segunda rodada do Campeonato Brasileiro. No Estádio do Pacaembu o Santos goleou o Atlético Paranaense por quatro a um afundando ainda mais o Furacão. Neymar foi o dono do jogo marcando os quatro gols do peixe, dois dos quais na cobrança de penalidades máximas. Guerrón descontou para os paranaenses. No apito esteve Francisco Carlos Nascimento.  Renda: R$ 360.695 com 16.679 pagantes. Venceu o Santos com Rafael; Danilo, Bruno Rodrigo, Edu Dracena (Bruno Aguiar) e Durval; Adriano, Arouca (Ibson) e Henrique; Alan Kardec, Rentería (Diogo) e Neymar.
No Engenhão o Botafogo bateu o Cruzeiro por um à zero, gol anotado por El Loco Abreu de cabeça aos 10 minutos da fase final. Dirigiu a partida Wilton Pereira Sampaio. O Botafogo ganhou alinhando Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Lucas Zen (Léo), Renato, Elkeson (Everton) e Maicosuel; Herrera (Caio) e El Loco Abreu.
Em Fortaleza no Estádio Presidente Vargas o Ceará voltou a ser derrotado. Dois a um para o Fluminense foi o resultado final do jogo. Rafael Sobis foi o artilheiro do jogo marcando aos 31 do primeiro e 28 do segundo tempo. Felipe Azevedo fez para o Ceará aos oito da fase final. Arbitragem do goiano André Luís de Freitas Castro. Ganhou o Fluminense com Diego Cavalieri, Mariano, Elivélton (Diguinho), Márcio Rosário e Carlinhos; Valencia, Edinho, Marquinho e Deco (Souza); Rafael Sobis e Fred (Lanzini).
Antes dos jogos deste domingo o Vasco da Gama com 57 pontos é o líder. O segundo é o Corinthians (31 jogos, 16 vitórias, saldo 13 gols) com 55, Botafogo (32 jogos, 16 vitórias, saldo de 12 gols) com 55. Na sequência estão Fluminense 53, Flamengo 52, São Paulo 49, Internacional 48, Figueirense 47, Santos 45, Grêmio 43, Coritiba e Atlético Goianiense 42, Palmeiras 41, Bahia 36, Cruzeiro 34, Atlético Mineiro 33, Ceará 32, Atlético Paranaense 31, Avaí 29, América 25.

Amanhã teremos mais sete partidas. Às 16 horas jogarão Corinthians vs. Avaí, Vasco da Gama vs. São Paulo, Grêmio vs. Flamengo e Figueirense vs. Bahia. Para às 18 horas estão reservados os jogos Atlético Goianiense vs. Internacional, Coritiba vs. América e Atlético Mineiro vs. Palmeiras.

Na Série “B” a Portuguesa de Desportos com a vitória de ontem sobre a Ponte Preta por dois a um no Canindé está a uma vitória do título. A trigésima terceira rodada teve ainda Náutico 2 x 0 Sport, Bragantino 1 x 1 Icasa, Paraná 2 x 2 São Caetano, ABC 1 x 1 ASA, Boa Esporte 1 x 2 Vitória (hoje), Goiás 4 x 1 Duque de Caxias, Salgueiro 1 x 1 Vila Nova (ontem), Americana 0 x 0 Criciúma e Guarani 3 x 0 Grêmio Barueri (terça-feira). A lusa lidera com 70 pontos. Em seguida aparecem Ponte Preta com 57, Náutico 56 e Americana 51. Estes seriam hoje os clubes classificados para a Série “A”. Depois surgem Vitória 50, Bragantino e Náutico 49, Sport 48, Boa Esporte 47, Goiás e Paraná 45, Grêmio Barueri e São Caetano 44, Guarani e ABC 43, ASA 42. Na zona de rebaixamento estão Icasa 40, Vila Nova 31, Salgueiro 29 e Duque de Caxias (já rebaixado) 15.  

VIOLÊNCIA É COMO BUMERANGUE

Lamentavelmente a imprensa brasileira abre cada vez mais espaço à violência em nosso país. O que hoje as tevês mostram em seus programas policiais é o caminho para que cada vez mais crimes ocorram. Filmes violentos também dão a “letra” de como roubar e matar. Na Noruega, os canais de televisão colocam uma tarja preta em cima das cenas de nudez. Mas, a violência a que me refiro neste artigo é a que a imprensa ajuda a estimular e projetar no esporte. Aprendi em meus 47 anos de atividades que o bom jornalismo e o bom jornalista deve sempre ouvir os dois lados antes de divulgar qualquer notícia questionando o assunto com três palavras: como, onde e por quê? Notícias sensacionalistas sempre estiveram nos jornais, rádios, tevês e internet, mas, a incitação à violência passou dos limites. As brigas entre torcidas organizadas nos eventos esportivos diminuíram bastante, mas, persistem. O que não dá mais pra aceitar é o exagero no sensacionalismo que se faz muitas vezes durante dias. Dá a impressão até de ser coisa pessoal. É o que esta semana ocorre em torno da volta de Ronaldinho Gaúcho ao Olímpico para enfrentar seu ex-clube o Grêmio. Até notas de 100 reais com a foto do jogador foram impressas. Ronaldinho está sendo chamado taxado como o maior bandido da história de um clube de futebol. Se esse tipo de notícia não fosse para as páginas dos jornais, telas de televisões, rádios e internet se evitaria esse ato de violência com um ser humano. A imprensa infelizmente fomenta e depois quer criticar a violência. Vamos analisar bem cada informação antes de transformá-la em uma arma. É isso aí.