quinta-feira, 31 de maio de 2012

AS RADIAIS

A Rádio Capital de São Paulo, uma das mais importantes emissoras em AM do Brasil operando a famosa frequência 1040 ocupando de acordo com o IBOPE o segundo lugar nas pesquisas vai mudar. Vai mudar de endereço. Francisco Paes de Barros que dirige a emissora confirmou que as mudanças vão acontecer para um prédio também próprio do empresário Nelson Morizono, proprietário da emissora. O novo endereço tem maior espaço por andar e isso facilitará a distribuição dos diversos departamentos da emissora.

Muitas emissoras já iniciaram os entendimentos para a compra dos direitos da Copa do Mundo de 2014. Cerca de dez prefixos já teriam assinado contrato para transmitir o mundial. Existem reclamações em torno do preço cobrado pelos direitos que para São Paulo está em torno de 750 mil dólares por emissora. A Jovem Pan que por esse mesmo motivo não comprou os direitos da Copa do Mundo de 2002 realizado na Coréia e Japão levantou o problema com editoriais criticando o elevado preço. Vejamos como tudo será resolvido.
Jair Brito falecido no último sábado foi o precursor da ideia de se implantar no rádio o jornalismo em larga escala. Nos anos 60 e 70 o rádio vivia basicamente do famoso Repórter Esso, Correspondente Renner, Globo no Ar de hora em hora. Havia já os jornais falados como o Jornal Falado Tupi, Equipe Sete e Trinta (atual Jornal da Manhã) da Jovem Pan, Titulares da Notícia e outros.  Jair Brito estava adiante dos que hoje se intitulam Diretores Artísticos. Que o digam Globo, Bandeirantes, Gaúcha, Clube Paranaense entre outras.
Não será mais no dia 15 a estreia de Sidnei Campos e sua equipe esportiva na nova programação da Rádio B2, antiga Clube Paranaense, hoje com novos proprietários. As obras do prédio onde a emissora está sendo instalada estão finalizando e com isso não haverá tempo suficiente para que o esporte possa ser colocado no ar. Sidnei Campos informa que Carlos Kleina seu companheiro de muitos anos na antiga Clube Paranaense deverá ser um dos seus contratados.
Brilhante a iniciativa da Equipe Esportiva da Transamérica comandada por Eder Luiz, o dez do rádio que lançou a campanha TIME DA PAZ com o objetivo de acabar com a violência no futebol. “Quem torce com inteligência não tabela com a violência” é a mensagem veiculada nas vozes de Deola, Marcos Assunção e Daniel Carvalho do Palmeiras, Paulo Henrique Ganso do Santos, Luís Fabiano do São Paulo, Emerson do Corinthians e dos treinadores, Tite do Corinthians e Muricy Ramalho do Santos. Acabar com a violência e promover a confraternização das torcidas têm até adesivos que a equipe de promoção da Transamérica está distribuindo. Parabéns a Transamérica.
Ainda sem a liberação do prefixo no Rio de Janeiro, José Carlos Araújo e seus companheiros recém-contratados para atuarem na Bradesco FM Esportes estão tocando a bola na Band FM da Cidade Maravilhosa. O jogo Brasil e Estados Unidos foi retransmitido em São Paulo pela Bradesco Esportes na frequência 94.1. Quanto ao início das emissoras em outras capitais brasileiras ainda não se tem notícias oficiais. Curiosamente nenhuma emissora de São Paulo enviou narradores e comentaristas para transmitir os jogos da nossa seleção. Em outros tempos pelo menos 10 a 15 emissoras transmitiam ao vivo os jogos do selecionado brasileiro. E olha que na época as dificulades eram grandes por vários aspectos.

A Sociedade Catarinense de Comunicação leia-se Grupo Carlos Joffre do Amaral que comanda o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) em Santa Catarina acaba de romper o contrato com a Rádio Guarujá de Florianópolis. A emissora havia sido assumida pelo SCC há pouco tempo e passava por vários modificações, recuperação do sistema irradiante e mudança de local. Parece que a ideia inicial do SCC não surtiu o efeito desejado. Assim a Rádio Guarujá volta a ser dirigida pelos seus verdadeiros proprietários.

COMEÇARAM OS EXAGEROS...

O triunfo sobre os Estados Unidos num simples amistoso de preparação para os Jogos Olímpicos já está motivando opiniões exageradas de profissionais da comunicação brasileira. Esse é o grande mal de parte de nossa imprensa. Basta uma goleada que a seleção já é a melhor, é imbatível, somos os melhores e por aí vai. Isso acaba atrapalhando o trabalho de Mano Menezes ameaçado de perder o cargo caso a seleção não cumpra de forma positiva seu papel nos Jogos de Londres. Faça uma análise deixando de lado a paixão clubistica e concluirá que: a) a goleada foi importante para dar moral ao time; b) – jogamos contra uma seleção sem nenhum tempero, que mesmo assim causou profundos transtornos a nossa defesa; c) – por isso é necessário que se dê tempo ao treinador para arrumar a casa visando a primeira competição oficial que vem aí, os Jogos Olímpicos. Depois disso, os resultados permitirão uma análise correta sobre o estado atual e o futuro da seleção. Deixe sua opinião. É isso aí.