domingo, 1 de dezembro de 2013

RESTAM QUATRO VAGAS



Site do CA Paranaense
Com a definição do campeão (Cruzeiro), do Grêmio Porto-Alegrense para a Libertadores, Ponte Preta e Náutico rebaixados, o Campeonato Brasileiro terá na sua rodada final com certeza muitas emoções. Duas vagas para o G4 e duas para o rebaixamento só serão definidas nos jogos de domingo.
Os resultados do final de semana Corinthians 0 x 0 Internacional, Fluminense 2 x 2 Atlético Mineiro (ontem), Coritiba 2 x 1 Botafogo, Ponte Preta 0 x 2 Portuguesa de Desportos, Criciúma 1 x 0 São Paulo, Vitória 4 x 2 Flamengo, Cruzeiro 1 x 2 Bahia, Vasco da Gama 2 x 0 Náutico, Santos 2 x 1 Atlético Paranaense e Grêmio Porto-Alegrense 1 x 0 Goiás (hoje) não foram suficientes para a definição total do campeonato.
G4
Na parte de cima o chamado G4 restam duas vagas com quatro times na disputa. Atlético Paranaense (61), Goiás (59), Botafogo e Vitória com 58 são os candidatos. Atlético Paranaense e Goiás dependem de si para garantir as vagas. O Atlético poderá até empatar com o Vasco da Gama que se classificará. Já o Goiás precisa vencer o Santos para não depender de outros resultados. Empatando terá que torcer por derrotas do Botafogo e do Vitória. O Botafogo precisa vencer o Criciúma e torcer por um tropeço do Atlético Paranaense, Goiás ou Vitória. Já o Vitória necessita bater o Atlético Mineiro e torcer por empates ou derrotas de Goiás e Botafogo.
Descenso
Site do Coritiba FC
Na zona de rebaixamento Ponte Preta 36 pontos e Náutico 17 já estão rebaixados, O Fluminense com 43 pontos só não cairá se vencer o Bahia em Salvador e Coritiba e Vasco da Gama forem derrotados. Empatando ou perdendo amargará a Série “B” em 2014. O Vasco da Gama para se safar tem que vencer o Atlético Paranaense em Joinville e torcer por uma derrota do Coritiba ou Criciúma. O time paranaense do Coritiba para evitar qualquer outro cálculo necessita vencer o São Paulo. Se empatar ou perder vai depender das derrotas do Vasco da Gama (*) e do Fluminense. O Criciúma só será rebaixado se perder para o Botafogo e contar com os triunfos do Coritiba e do Vasco da Gama. Embora com 47 pontos o Internacional de Porto Alegre ainda corre risco de ser rebaixado. Para que isso ocorra teria que perder para a Ponte Preta em Caxias do Sul e contar ao mesmo tempo com empate do Criciúma, vitória de Coritiba e Vasco da Gama (**). A Portuguesa de Desportos embora com os mesmos 47 pontos do time gaúcho livrou-se do rebaixamento por somar 12 vitórias, uma a mais que a equipe colorada.
(*) – Perdendo o Coritiba e o Vasco empatando os dois se igualariam em 45 pontos. O desempate seria no saldo de gols. Neste momento o Coritiba tem saldo menos de 4 e o Vasco da Gama de menos 7 gols.
(**) Acontecendo vitórias de Coritiba e Vasco da Gama e empate do Criciúma o Internacional perderia pelo critério de vitórias. Ele tem 11 e Coritiba e Vasco da Gama chegariam a 12 enquanto que o Criciúma já tem 13.  
Classificação
Depois de cumprida a trigésima sétima rodada o Cruzeiro campeão tem 75 pontos seguido de Grêmio Porto-Alegrense 64, Atlético Paranaense 61, Goiás 59, Botafogo e Vitória 58, Atlético Mineiro 56, Santos 54, São Paulo e Corinthians 50, Flamengo e Bahia 48, Portuguesa de Desportos e Internacional 47, Criciúma 46, Coritiba 45, Vasco da Gama 44, Fluminense 43, Ponte Preta 36 e Náutico 17.
Última rodada
A princípio todos os jogos estão marcados para as 17 horas de domingo (8). Teremos Atlético Mineiro vs. Vitória, Goiás vs. Santos, Flamengo vs. Cruzeiro, Bahia vs. Fluminense, Botafogo vs. Criciúma, Internacional vs. Ponte Preta, Atlético Paranaense vs. Vasco da Gama, Náutico vs. Corinthians e São Paulo vs. Coritiba.