sexta-feira, 19 de setembro de 2008

BRASIL, O PAÍS DOS TREINADORES DE FUTEBOL

Renato Gaúcho é o novo treinador do Vasco da Gama em substituição a Tita que pediu demissão depois da derrota para o Palmeiras na quarta-feira pela Copa Nissan Sul-Americana. Dos vinte clubes que disputam a divisão principal do futebol brasileiro este ano apenas oito ainda não trocaram de treinador.

Instabilidade
O futebol brasileiro da atualidade é muito instável. As dívidas dos clubes aumentam quase todos os dias pela falta de um organograma bem definido. A necessidade de resultados leva o clube nos dias de hoje a trocar com bastante constância os treinadores e também os jogadores. Essa instabilidade tem sido prejudicial para o próprio campeonato com jogos e jogadores de pouca qualidade. Na verdade não se dá o tempo necessário para que o treinador arrume o time. Os resultados negativos resultam na demissão de treinadores e na contratação de reforços até a data-limite estabelecida pela CBF.
E aí que começa a decadência dos clubes e do atual futebol brasileiro. A solução está em se dar tempo ao tempo. O que falta é uma estrutura mais profissional das agremiações. Na base do “jeitinho brasileiro” os clubes vão se afundando cada vez mais. Na maioria dos clubes tudo é feito no improviso, que nem sempre dá certo.

Continuam
Coritiba (Dorival Junior), Cruzeiro (Adilson Batista), Flamengo (Caio Junior), Grêmio (Celso Roth), Palmeiras (Vanderlei Luxemburgo), São Paulo (Muricy Ramalho), Sport (Nelsinho Baptista) e Vitória (Vagner Mancini) mantêm desde o início do campeonato os mesmos treinadores.

As trocas
O Clube Atlético Paranaense é o campeão em trocas. Já passaram pelo Furacão, Ney Franco, Roberto Fernandes, Cleomir Santos (Tico), Mário Sérgio Pontes de Paiva e agora Geninho. Seguem Figueirense com Alexandre Gallo, Guilherme Macuglia, PC Gusmão e Mário Sérgio Pontes de Paiva, Náutico com Roberto Fernandes, Leandro Machado, Pintado e agora novamente Roberto Fernandes. No Atlético Mineiro estiveram Geninho, Alexandre Gallo e atualmente Marcelo Oliveira. O Botafogo já teve Cuca, Geninho e está com Ney Franco. Na Portuguesa de Desportos já treinaram Vagner Benazzi, Valdir Espinoza e Estevam Soares. Vasco da Gama começou com Antonio Lopes, seguiu com Tita e agora com Renato Gaúcho. Santos iniciou de Emerson Leão, teve Cuca e agora é dirigido por Márcio Fernandes. Ipatinga com Giba, Ricardo Drubscky e Márcio Bittencourt. Fluminense teve Renato Gaúcho e agora Cuca. Goiás iniciou com Oswaldo Álvares (Vadão) e hoje Hélio dos Anjos. O Internacional de Porto Alegre começou com Abel Braga e hoje é dirigido por Tite.

Campeões
Geninho e Cuca são os treinadores que mais trocaram de clube neste Campeonato Brasileiro da Série “A”. Já estão no terceiro contrato na mesma competição. Os dirigentes do nosso futebol precisam se conscientizar que isso precisa acabar até para diminuir as despesas. Cada vez que o clube contrata ou dispensa alguém o custo se eleva. Os clubes precisam contratar melhor treinadores e jogadores para depois não “chorar o leite derramado”.

SUL-AMERICANA DEFINE JOGOS

A Confederação Sul-Americana de Futebol – Conmebol – confirmou hoje os jogos de ida das oitavas-de-final da Copa Nissan. Quatro equipes brasileiras estarão participando desta etapa da competição, a segunda mais importante de clubes na América do Sul. Serão 16 equipes participando das quais cinco argentinas, quatro brasileiras, duas mexicanas, uma equatoriana, uma colombiana, uma chilena, uma peruana e uma uruguaia.

Os jogos
Na próxima terça-feira (23) a fase será aberta com dois jogos. Em Buenos Aires em La Bombonera o CA Boca Juniors enfrentará a Liga Deportiva Universitária, campeão deste ano da Copa Libertadores da América. O outro jogo reunirá também em Buenos Aires, Estudiantes de La Plata e Arsenal que foi o campeão da Copa Nissan do ano passado. Na quarta-feira (24) mais quatro jogos. Em San Luis Potosí no México o Club San Luis receberá o Argentinos Juniors. Em Guadalajara o Chivas jogará contra o Atlético Paranaense reeditando o enfrentamento nas semifinais da Libertadores de 2005 quando o time paranaense foi a final com o São Paulo, eliminando os aztecas. Em Huaraz no Peru o Sport Ancash enfrentará o Palmeiras. O Botafogo do Rio jogará em Cali na Colômbia diante do América. Completando teremos na quinta-feira (25), em Montevidéu, Defensor Sporting vs. River Plate da Argentina e em Santiago, Universidad Católica e Internacional de Porto Alegre.