quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO

A primeira rodada do returno - vigésima no geral - mostrou algumas facetas interessantes, dentro do que eu modestamente havia previsto.

Caindo
O Palmeiras está a quatro jogos sem vencer e ontem Muricy Ramalho depois de três empates seguidos em um gol acabou sofrendo sua primeira derrota. O Palmeiras mostrou-se deficiente diante do Coritiba, e, sem opções no banco para suprir as ausências de Marcos, Wendel, Edmilson e Diego Souza. Bruno fez algumas boas defesas, mas, mostrou falhas infantis na pequena área. Goleiro que se preza não pode “socar” a bola quando um cruzamento é feito e ele está sozinho para defender. Isso mostra insegurança. Também foi responsável por algumas saídas totalmente erradas para cortar cruzamentos. A lateral direita suprida no primeiro tempo por Pierre e Maurício Ramos foi a avenida que o Coritiba encontrou no segundo tempo. E com a expulsão de Pierre, o meio da zaga ficou descoberta originando a penalidade máxima que determinou a vitória paranaense. No meio de campo Cleiton Xavier “se arrebentou” por todos os lados, sozinho. Na frente Obina e Ortigoza estiveram mal. O jovem Daniel Lovinho sentiu o peso da camisa.

Subindo
Na volta de Rogério Ceni a noite foi de Richarlyson. Marcou o gol da vitória sobre o Fluminense e ganhou o premio de melhor em campo. O Fluminense se arrastando na luta contra o rebaixamento talvez tenha realizado sua melhor partida. Lá como em outros clubes o atraso no pagamento dos salários passa a ser olhado como um dos fatores da situação atual. O São Paulo sobe na tabela do campeonato alternando boas e razoáveis partidas. Mas, a sua torcida acredita - afinal é o time da Fé - que o clube é um dos sérios candidatos ao título.

Melhorando
Mesmo enfrentando sérios problemas de contusões, suspensões e a falta de peças de reposição a altura, Mano Menezes está fazendo o “Omelete” com os ovos que o clube lhe tem dado. A vitória de ontem sobre o Internacional em Porto Alegre foi importante para o Corinthians. Sobe na tabela do campeonato e tem a oportunidade de lutar pelo título. A vitória de ontem deve motivar a torcida a prestigiá-lo domingo no Pacaembu na partida diante do Botafogo.
 
Ainda devendo
Mesmo vencendo o Grêmio, o Santos continua devendo. Wanderley Luxemburgo tenta colocar ordem na casa peixeira. Tem encontrado dificuldades pela carência de qualidade no atual elenco. E tem ainda problemas com jogadores titulares contundidos ou sem condicionamento físico adequado.

Resultados
Na rodada de ontem tivemos Santos 1 x 0 Grêmio, Vitória 2 x 1 Atlético Paranaense, Botafogo 1 x 2 Santo André, Grêmio Barueri 2 x 1 Sport Club Recife, São Paulo 1 x 0 Fluminense, Internacional 1 x 2 Corinthians e Coritiba 1 x 0 Palmeiras. ***** O Palmeiras continua liderando com 37 pontos seguido do São Paulo com 36, Goiás 35 e Internacional 33. Na “Rabeira” estão Botafogo com 20, Náutico 18, Fluminense 15 e Sport Clube Recife 13. ***** Hoje teremos Náutico e Goiás, Flamengo versus Cruzeiro e Atlético Mineiro e Avai.