terça-feira, 9 de junho de 2009

FELIPÃO ESTÁ DE VOLTA AO FUTEBOL

O consagrado Luiz Felipe Scolari está de retorno as atividades de treinador de futebol. Após sua saída do Chelsea, Felipão vai realizar por ano e meio um trabalho que já vinha projetando. Leiam a matéria que o site http://www.fellegger.com.br/ publica inclusive com áudio de sua entrevista.

Novo campo
O técnico Luiz Felipe Scolari assinou ontem contrato de 18 meses com o Bunyodkor do Uzbequistão. “A opção foi feita em razão de uma série de detalhes, que é muito difícil de explicar através de uma entrevista, mas principalmente, aquilo que me foi oferecido de projeto. A idéia do presidente da equipe, a forma como fui recebido pelas pessoas nas duas vezes que estive no Uzbequistão. O projeto do estádio, para março do ano que vem totalmente completo, sete campos de treinamento. A forma como o clube está enfocando uma nova realidade futebolística no Uzbequistão. E por me oferecer então, uma idéia de um projeto que se assimila a alguns projetos aos quais eu já trabalhei e que são muito interessantes para mim” justificou Scolari.

Outro campeão
O pentacampeão mundial Rivaldo já trabalha no clube há algum tempo. O técnico Zico esteve lá na temporada passada. O presidente tem intenção de tornar conhecido o futebol do Uzbequistão. “O objetivo é levar alguns nomes no futuro, com grande projeção, embora o maior nome tenha sido dado a contratação do Rivaldo, onde é considerado um ídolo, como no Brasil. Agora, com a minha ida como técnico, algumas coisas poderão ser acrescentadas, no sentido de outros nomes, e é mais ou menos esta idéia do projeto do clube, e do País. Porque a potencialidade, em termos futebolísticos está começando, tem boas qualidades, com interessantes jogadores. Então, é um projeto que alguém precisa iniciar de uma forma diferente, como me foi proposta. Para, daqui a quatro, cinco, ou dez anos, o Uzbequistão esteja disputando em igualdade de condições, com outras grandes seleções uma classificação para todos os campeonatos que disputar” afirma Luiz Felipe Scolari que assumirá o clube em 1o de julho.

Repetição
A idéia é fazer parecido com o que foi feito na Arábia Saudita e no Oriente Médio na década de 80, quando levou o téncico Telê Santana. Estruturar o futebol levando grandes nomes e oferecendo uma proposta financeira vantajosa. “É um conjunto, com a idéia principal partindo do clube, da população e dos clubes envolvidos, num futuro melhor também para seleção. Tem toda uma série de situações que envolvem tudo isso e uma claro que é a financeira, mas em minha opinião essa é uma das que devem ser consideradas por último, já que todas as outras são mais prioritárias que o envolvimento financeiro. Mas é também uma situação financeira, que muitas vezes atrai algum atleta ou técnico, para que possa trabalhar num país distante como no caso o Uzbequistão” analisou Scolari que vai disputar além da Liga Nacional e Copa Asiática de Clubes.

O clube
O Bunyodkor está nas 4as de final. O adversário ainda não está definido.
Luiz Felipe Scolari deixa o futebol europeu depois de 6 anos e meio. Trabalhou de 2003 à 2008 na seleção de Portugal. Disputou duas Eurocopas e o Mundial da Alemanha quando foi semifinalista. Ele não descarta a possibilidade de voltar a trabalhar na Europa no futuro. “Não, encerrado não. Eu sou um profissional e trabalho onde me dão a oportunidade de crescer, e onde possa dar um pouco do meu conhecimento, que é o caso do Bunyodkor. E não sei o que será depois de um ano e meio de contrato, que tenho lá no Uzbequistão, quais são os projetos que irão acontecer. Poderá surgir algum projeto na Europa, mas também existe uma grande possibilidade, depois de tanto anos fora do Brasil, porque vivi 6 anos entre Arábia e Kuwait, depois 6 anos entre Portugal e Inglaterra, mais um ano no Japão. Então, passei 13 anos fora do Brasil e como já está em uma fase final da minha carreira, eu imagino trabalhar mais 4 ou 5 anos. Provavelmente, existe a possibilidade, pois o campeonato terminando em novembro ou dezembro. Eu tenha a grande oportunidade, quem sabe, de voltar em 2010 ou 2011, a trabalhar numa equipe brasileira e então já pensar em uma situação de permanência no Brasil” finalizou Luiz Felipe Scolari.