terça-feira, 19 de janeiro de 2010

QUE PESQUISA É ESSA?

Cada vez mais coloco em dúvida as pesquisas. Hoje saiu uma da Federação Internacional de História e Estatística (IFFHS) sobre os melhores goleiros do mundo de 1987 a 2009. E lá elegeram o italiano Buffon da Juventus como o melhor. Casillas do Real Madrid aparece como o segundo e o melhor brasileiro escolhido foi Taffarel. Só que ele foi colocado como o décimo melhor goleiro. Incoerência. Falta de respeito. Opinião de quem não acompanhou sua trajetória vitoriosa no futebol mundial. Taffarel participou brilhantemente dos Jogos Olímpicos de 1988, das Copas do Mundo de 1990, 1994 e 1998. Foi destaque em todas elas e pelos clubes pelos quais passou. E tem mais: Dida apareceu na votação (?) em décimo terceiro, Júlio César em 27o., Rogério Ceni em 28o., Marcos em 42o., e Zetti em 45o. E se segurem que tem mais: Colocaram Peter Schmeichel da Dinamarca em terceiro, Oliver Kahn em quarto, Edwin van der Sar em quinto, Chilavert em sexto, Walter Zenga em sétimo, Petr Cech em oitavo e Michel Preud’homme da Bélgica em nono. Colocar o Zenga da Itália, o Chilavert, o Schmeichel, e o Buffon antes do Taffarel é coisa de quem não sabe nada de futebol. Deveriam ter colocado também o Higuita entre os cinco primeiros. (rsrsrsrsrsrsrs). Lamentável!!!

EX-CRAQUE DESEMPREGADO

Nem sempre os grandes jogadores se transformam em grandes treinadores. Tivemos vários exemplos à começar por Leônidas da Silva, passando por consagrados jogadores. Zico que foi um dos maiores jogadores deste país, não tem dado sorte como treinador. Já dirigiu vários times no Japão, inclusive sua seleção, na Turquia, na Rússia e agora na Grécia. Zico acaba de ser demitido do Olimpiakos após quatro resultados negativos. O “Galinho de Quintino” sabe tudo de bola, mas, quando os resultados não aparecem o caminho de trabalho acaba sendo encurtado. Uma pena. Zico com certeza receberá outros convites e o tempo dará a ele condições plenas de se consagrar também como treinador. Estou na torcida!

UM BRASILEIRO EM ALTA

Após um longo e tenebroso período ele está de volta e em grande estilo. Ronaldinho Gaúcho criticado duramente pela imprensa italiana por duas temporadas, é o grande destaque da semana. Marcou três gols na vitória do Milan contra o Siena. Um de penalidade máxima, um de cabeça (coisa pouco normal) e um com sua marca registrada do drible e do chute perfeito. Aqui no Brasil já surgiram ontem as primeiras especulações: “Será que o Dunga vai convocá-lo? Será que ele está mesmo jogando tudo o que dizem? “. A imprensa italiana tem elogiado as últimas atuações do garoto dos “pampas”. O que teria ocorrido anteriormente? Seriam só as noitadas, ou algo mais? A distância tenho a impressão que a saída de Kaká foi o ponto fundamental para a afirmação de Ronaldinho Gaúcho. Com Kaká nem sempre ele iniciava jogando e quando entrava nem sempre correspondia. Esse pode ser um dos fatos. O outro pode ser a aproximação da Copa do Mundo da África do Sul. Desde que Dunga assumiu o comando da Seleção Brasileira seu conterrâneo teve poucas chances de convocação e aproveitamento. Fica no ar uma pergunta que não quer calar:”Será que ele será convocado para a Copa do Mundo?”. Aguardemos...

NR: Foto extraída do site do AC Milan.