terça-feira, 10 de junho de 2008

SUÉCIA DERROTA O CAMPEÃO DA EURO

Fechando a primeira rodada da Eurocopa-2008 a Suécia derrotou a Grécia campeã da Euro-2004 em partida disputada esta noite em Salzburg na Áustria no EM Stadion Wals-Siezenheim. Os gregos adotaram a mesma forma de jogar que em 2004 lhes deu o título da Eurocopa com cinco zagueiros, quatro jogadores à frente deste e apenas um atacante. O bloqueio foi furado aos 21 minutos do segundo tempo por Ibrahimovic (foto) artilheiro da Internazionale de Milão. Quatro minutos depois Hansson fechou a vitória sueca em dois a zero. Apitou Masssimo Busacca da Suíça. Venceu a Suécia com: Isaksson; Alexandersson (Stoor), Mellberg, Hansson e Nilsson; Svensson; Wilhelmsson (Rosenberg), Ljungberg e Andersson; Ibrahimovic (Elmander) e H.Larsson.A Grécia perdeu de: Nikopolidis; Seitaridis, Kyrgiakos, Antzas e Dellas (Amanatidis) e Torosidis; Charisteas, Basinas, Katsouranis e Karagounis; Gekas (Samaras).

COPA SUL-AMERICANA: JOGOS DEFINIDOS

A reunião desta manhã em Buenos Aires no Complexo Habitacional Desportivo de Ezeiza sorteou os jogos da primeira fase da 7ª. Copa Nissan Sul-Americana deste ano. Os oito times brasileiros jogaram entre si na primeira fase em partidas de ida e volta. Assim sendo teremos São Paulo vs. Atlético Paranaense, Grêmio e Internacional o tradicional clássico gaúcho, Palmeiras e Vasco da Gama e Botafogo versus Atlético Mineiro. A competição terá seu início no dia 30 de Julho e terminará em 3 de Dezembro. Até agora nenhum equipe brasileira venceu o segundo torneio mais importante de clubes organizado pela Conmebol.

EURO-2008: ESPANHA GOLEIA RÚSSIA

Na sua estréia pelo Grupo “D” da Euro-2008 a Espanha goleou a Rússia esta tarde em Innsbruck na Áustria por quatro a um. Apesar da chuva o jogo foi disputado de forma eletrizante do começo ao fim. Os espanhóis viraram o primeiro tempo com dois a zero a seu favor, gols de David Villa. Na fase final David Villa fez o terceiro, Pavlyuchenko descontou e Cesc definiu o placar em favor da Espanha. Apitou no Estádio Tivoli Neu o austríaco Konrad Plautz. Venceu a Espanha de Luiz Aragaonés com Casillas: Sérgio Ramos, Puyol, Marchena e Capdevila: Marcos Senna, Iniesta (Santi Gazorla), Xavir e David Silva (Xabi Alonso); David Villa e Fernando Torres (Cesc). A Rússia orientada pelo holandês Guus Hiddink perdeu de: Akimfeev: Ankuyov, Kolodin, Shirokov e Shirkoy; Byvatediov, Semshov (Torbinski), Svchev e Semak (Bistrov); Pavlyuchenko e Zirvanov.

FUTEBOL DE ARQUIBANCADA

A seleção brasileira volta hoje aos treinamentos visando os dois importantes jogos contra Paraguai e Argentina pelas Eliminatórias. A decepção que ficou na derrota para a Venezuela ainda não foi assimilada pelo torcedor brasileiro. Eu me incluo entre os 180 milhões que querem ver o Brasil vencendo. É claro que nem sempre isso é possível. Afinal não existe time infalível. Um dia acaba perdendo. Mas a atual Seleção Brasileira à primeira vista não me transmite muita segurança; segurança para se afirmar que venceremos os dois próximos jogos. Em outras épocas jogar no Defensores Del Chaco era muito complicado. Lembro que no dia 4 de Maio de 1979 o Guarani enfrentou o Olímpia pela Libertadores e eu lá transmitindo pela Jovem Pan. O jogo estava empatado em um a um e no finalzinho o árbitro marcou uma penalidade máxima contra o time brasileiro. Na hora da cobrança os refletores tiveram um ligeiro black-out e o goleiro Nenéca nada pode fazer para impedir o desempate. O árbitro embora pressionado pelos jogadores do Guarani validou o gol. A Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa de 2002 perdeu em Assunção por dois a um com todo aquele timaço de Rivaldo e Cia. embora depois tenha sido campeão no Mundial da Coréia-Japão. Agora nos encontramos numa situação diferenciada. Pelo que se viu nos dois últimos jogos, a Seleção Brasileira não tem esquema de jogo e faltam-lhe jogadores com mais qualidade. E tem o problema do nosso treinador. Não sabe mexer no time durante o jogo, pior, não temos esquema de jogo, pelo menos não vimos nada disso nos últimos amistosos. E a ausência de Kaká, Ronaldinho Gaúcho entre outros pode ser fatal. Não podemos depender só de dois ou três jogadores. Precisamos jogar o futebol “association” que é a maneira mais eficaz para se jogar futebol desde que ele foi implantado. Mas isso a nossa seleção não tem. Eu não fico em cima do muro. Não comento resultados depois do jogo. Acompanho o futebol há 50 anos e acho que já deu para aprender um pouco e poder analisá-lo com seriedade e profissionalismo. Espero estar enganado, mas o Brasil terá muitas dificuldades para passar por Paraguai e Argentina. Oxalá DEUS ilumine o treinador Dunga e faça com que algo impossível e sobrenatural aconteça. É isso aí.

BRASILEIRÃO: RODADA ANTECIPADA

Tendo em vista o jogo de domingo entre Brasil e Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, à sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série “A” será jogada na quinta-feira e no sábado. Três jogos serão realizados na quinta-feira às 20h30. Palmeiras e Cruzeiro no Palestra Itália com arbitragem de Heber Roberto Lopes; Atlético Mineiro e Ipatinga no Mineirão com Luiz Flávio de Oliveira e Fluminense e Santos no Maracanã tendo Carlos Eugênio Simon no apito. No sábado (14) teremos às 16h10, Internacional vs. Botafogo no Beira-Rio, Flamengo e São Paulo no Maracanã, e Figueirense e Sport no Orlando Scarpelli. ÀS 18h20 o complemento da rodada com as partidas, Portuguesa de Desportos e Atlético Paranaense no Canindé, Náutico e Vasco da Gama no Arrudão, Coritiba e Vitória no Couto Pereira e Goiás e Grêmio no Serra Dourada. A sétima rodada será disputada dias 21 (sábado) com três jogos e 22 (domingo) com sete partidas.

SORTEIO DA COPA SUL-AMERICANA

Será hoje em Buenos Aires no Complexo Habitacional Desportivo de Ezeiza da Associação Argentina de Futebol o sorteio dos grupos e jogos da Copa Nissan Sul-Americana a ser realizada de 30 de Julho a 3 de Dezembro deste ano. Participarão 34 equipes à saber: Boca Juniors, Estudiantes de La Plata, River Plate, San Lorenzo, duas a definir da Argentina mais o Arsenal Sarandi último campeão, Bolivar e Blooming (Bolívia), Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Vasco da Gama (Brasil), Nublense e Universidad Católica (Chile), Deportivo Cali e América (Colômbia), LDU e uma a definir (Equador), Libertad e Olímpia (Paraguai), Sport Ancash e Universitário (Peru), Uruguai (a definir), Aragua FC e Union Atlético Maracaibo (Venezuela), Chivas, Guadalajara e San Luis do México (Concacaf). A primeira fase será com jogos das equipes de um mesmo país divididos em grupos com partidas e ida de volta. Ao todo teremos 64 partidas até ser conhecido o campeão da 7ª edição da Copa Sul-Americana. Na primeira disputa em 2002 o campeão foi o San Lorenzo da Argentina que na final derrotou o Atlético Nacional da Colômbia por quatro a zero e empatou em zero a zero. Em 2003 o vencedor foi o Cienciano do Peru que bateu o River Plate. Três a três no jogo inicial e um a zero na partida decisiva. Em 2004 O Boca Juniors ganhou o título derrotando o Bolívar da Colômbia. Perdeu o primeiro jogo por um a zero e venceu o segundo por dois a zero. No ano seguinte o Boca Juniors repetiu a dose tornando-se bicampeão ao ganhar na final do Pumas do México. Houve empate nos dois jogos em um a um e na decisão por penalidades o Boca venceu por quatro a três. Em 2006 o campeão foi o Pachuca do México que empatou o primeiro jogo em um a um e venceu o segundo por dois a um contra o Colo-Colo do Chile. E em 2007 ganhou o Arsenal Sarandi da Argentina que na final derrotou o América do México por três a dois na cidade do México e perdeu por dois a um em Buenos Aires. Na reunião de hoje deverão ser anunciadas algumas novidades a serem colocadas em prática na competição deste ano.

O FUTURO DE FELIPÃO

Seu compromisso terminará ao final da Euro-2008 (30 de Junho) e para onde irá Luiz Felipe Scolari. Muita especulação tem sido feita diariamente. As duas mais recentes que estão na mídia esportiva colocam o treinador de volta ao comando da seleção brasileira a partir de Julho. Tem gente afirmando que Dunga só permanecerá no comando da seleção principal do Brasil se não perder os jogos contra Paraguai e Argentina. Ele já estaria com seus dias contados. E a outra quem andou divulgando foi o jornalista Milton Neves, que ultimamente não tem acesso como tinha anteriormente ao treinador Luiz Felipe Scolari. Em seu site postou que numa entrevista feita para a TV Bandeirantes, Arthur Antunes Coimbra, Zico, teria afirmado que Felipão será o novo treinador do Chelsea da Inglaterra. Como a Eurocopa está apenas no início e Portugal venceu na estréia a Turquia por dois a zero o melhor é esperar o encerramento da competição, os jogos do Brasil nas Eliminatórias. Só então Luiz Felipe Scolari divulgará qual o seu destino.