sábado, 26 de abril de 2008

Brasileirão sem alcoól

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça(CNPG), Marfan Vieira, assinaram nesta sexta-feira o Termo de Adendo ao Protocolo de Intenções celebrado entre o CNPG e a Confederação Brasileira de Futebol no dia 31 de agosto de 2007. Tem como objetivo a efetivação de ações conjuntas de prevenção à violência nos estádios, possibilitando dessa forma maior segurança e bem-estar ao torcedor.
O Adendo institui como plano de ação de segurança a proibição de comercialização e uso de bebidas alcoólicas nos estádios em que serão disputados os jogos promovidos pela CBF e também regulamenta a elaboração dos Laudos Técnicos de Estádios (que trata da vistoria das condições de segurança nos estádios). Ricardo Teixeira enfatizou que já está comprovado que a violência vai diminuir consideravelmente com a proibição. Em Belo Horizonte houve uma redução de 70% nos índices de violência com essa medida. Ela também tem por objetivo mentalizar o torcedor brasileiro para a Copa do Mundo de 2014. A proibição da venda de bebidas alcoólicas será posta em prática nos jogos do Campeonato Brasileiro 2008. Terminada a sessão de assinatura do Adendo, foi realizada uma Reunião de Trabalho dos promotores de Justiça responsáveis pelo assunto combate à violência em cada Estado, sob a coordenação do diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio, e do promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais, José Antônio Baêta.

Instituto Wanderlei Luxemburgo


Depois de uma passagem sem sucesso no Joinville EC o Instituto Wanderlei Luxemburgo firmou compromisso com a Federação Catarinense de Futebol na última quinta-feira. Os diretores da unidade instalada em Florianópolis, Wilson do Prado, Eduardo Reale Carstens e a gerente Daniela Cunha estiveram na sede da FCF onde foram recepcionados pelo Presidente Delfim Pádua Peixoto Filho. O instituto tem como objetivo qualificar profissionais em várias áreas ligadas ao esporte, em nível de extensão universitária e pós-graduação. A intenção da Federação Catarinense de Futebol é qualificar especificamente o segmento da arbitragem. As aulas do curso de arbitragem serão em Balneário Camboriú, na sede da Entidade. O IWL disponibiliza cursos de Futebol (técnico), Arbitragem, Agente FIFA(broker), Medicina Esportiva, Psicologia Esportiva, Fisioterapia do Esporte, Fisiologia e Preparação Física, Marketing de Gestão Esportiva, Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação. É o esporte sendo profissionalizado em todas as áreas.

Jogos decisivos na Europa


Neste final de semana teremos jogos importantes no futebol europeu nos campeonato nacionais da Inglaterra, Turquia e Espanha. Hoje Chelsea e Manchester United realizarão uma final antecipada pela 36ª rodada do Campeonato Inglês. O Manchester é o líder com 81 pontos seguido do Chelsea com 78 e Arsenal com 74. São os três candidatos ao título da temporada 2007/2008. Uma vitória do Chelsea deixará as duas equipes empatadas com 81 pontos. Mesmo assim o Manchester United continuaria na liderança por ter um saldo de 18 gols antes dessa partida. Uma vitória praticamente garantiria o título dos “vermelhos” de Manchester. O Chelsea está invicto a 80 jogos no seu Estádio o Stamford Bridge. Na Espanha o Real Madrid jogará amanhã contra o Athletic Bilbao no Estádio Santiago Bernabeu. Os “merengues” vencendo e ocorrendo uma derrota do Villarreal diante do Betis em Sevilla o Real Madrid conquistará por antecipação de 4 rodadas o bicampeonato espanhol.
Na Turquia Fenerbahçe e Galatasaray empatados em primeiro lugar com 70 pontos disputarão amanhã às 13 horas, horário de Brasília, a final antecipada no maior clássico do país. O jogo valerá pena antepenúltima rodada. No primeiro turno, vitória do Fenerbahçe no Saraçoglu, por 2x0. Amanhã o jogo será no lado europeu, no estádio do Galatasaray. "Nos critérios de desempate, nós estamos na frente. Até que o empate não é ruim. Nós sabemos da importância do jogo, porque depois desta partida só haverá duas rodadas. Historicamente já é um jogo importante. Quem conseguir um resultado favorável dará um grande passo para ser campeão", comentou o brasileiro Alex, revelado para o futebol pelo Coritiba FC

Clubes tradicionais estão de volta

A construção da sede própria tirando o comando da capital do estado é um fato novo no futebol do Brasil. Isso acontece em Santa Catarina onde o presidente Delfim Pádua Peixoto Filho construiu moderna sede em Balneário Camboriú. E lá ele também está inovando em matéria de acesso e descenso. Os clubes rebaixados no último Campeonato Estadual da 1ª. Divisão que inicia sua decisão neste final de semana, tem chance de se recuperar. Vão disputar a partir de 6 de Julho o Campeonato Estadual da Divisão Especial. Além do Juventus de Jaraguá do Sul, Guarani de Palhoça e Brusque teremos a volta de clubes históricos como Hercílio Luz de Tubarão (foto) que revelou Zenon e o goleiro Vabderlei e EC Internacional de Lages. Completam a relação de 12 equipes Joaçaba, Imbituba, Próspera, Grêmio Timbó, Concórdia, Camboriuense e Navegantes. A competição será disputada em três fases. A primeira rodada marcada para 6 de Julho terá pelo grupo “A” Brusque vs. Joaçaba, Internacional e Grêmio Timbó, Concórdia e Juventus. No Grupo “B” jogarão Guarani vs. Próspera, Camboriuense vs. Imbituba e Hercílio Luz e Navegantes.