quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ABSURDOS DO NOSSO FUTEBOL!


O futebol brasileiro mudou em tudo nos últimos anos e o que é pior... em qualidade. Exponho aqui duas situações para que a CBF e os clubes tomem uma providencia para o bem do próprio futebol. A primeira é com respeito à numeração utilizada hoje pelos jogadores. Na Copa do Mundo a FIFA permite a inscrição de 23 jogadores de cada país que são registrados do número 1 ao 23. Nas Copas Libertadores da América e Sul-Americana a Conmebol limitou em 25 e agora na Sul-Americana para 30 a quantidade de atletas inscritos. Nos campeonatos em nosso país não há uma determinação nesse sentido. O que acontece por aqui é uma “palhaçada”. Aonde já se viu atletas usando camisas com numerações como 44, 66, 77, 84, 87, 99 só pra citar alguns. Os clubes precisam acabar com isso. Nenhum clube tem inscritos mais do que 40 jogadores. Então que essa numeração não ultrapasse essa quantidade. O torcedor que vai ao estádio e não levar um radinho dificilmente saberá quem é quem. O ideal mesmo seria fazer como muitos ainda procedem: colocar em campo o time que inicia a partida com a numeração de 1 a 11. O segundo caso diz respeito também à numeração nas camisas que nos uniformes do Grêmio Porto-Alegrense e Vasco da Gama entre outros não obedecem à determinação da FIFA. No recente jogo Coritiba e Vasco da Gama os números das camisas brancas com faixa diagonal preta do time cruzmaltino só eram visíveis para quem estava à beira do gramado. Se o torcedor não reconhecer o jogador pela fisionomia ou estiver sem o rádio no estádio vai ficar “boiando”. Não estão copiando tudo que acontece no futebol da Europa? Então vejam com seus próprios olhos os jogos que a televisão mostra com as numerações inteiramente visíveis. E pra finalizar: Que coisa feia é ver os times entrando em campo com a camisa fora do calção. Na época em que o futebol tinha mais qualidade os árbitros não permitiam jogadores com a camisa fora do calção. Sobre esses assuntos consultei a FIFA e as respostas vocês podem ler abaixo. É isso aí!
Perguntas que efetuei e as respostas da FIFA:

a) - Os jogadores podem usar a camisa fora do calção?
FIFA - O jogador deverá estar sempre vestido com o uniforme completo dentro de campo, seja na entrada ou na saída do jogo. Não existe a obrigatoriedade de a camisa estar dentro do calção.
b) - Os números não deveriam ser aplicados em cima de um fundo de cor diferente da camisa.
FIFA - Na parte de trás da camisa o número pode ser exibido em um fundo de cor neutra, se necessário. Isso garantirá a legibilidade. Números que aparecem devem ser costurados ou estampados. O número deve ser fixado de forma permanente, nenhum número deve ser fixado com velcro ou com outros meios temporários. (Por favor, veja as figuras na página 22 do documento). http://www.fifa.com/mm/document/tournament/competition/51/54/30/equipment_reg_26032010_en.pdf

c) - Qual o tamanho desse fundo e dos números?
FIFA - O tamanho do número na parte de trás de cada camisa usada pelos jogadores, em qualquer jogo masculino deve ser entre 25 centímetros e 35 centímetros de altura e posicionado no centro da parte traseira da camisa. O tamanho do número na parte de trás das camisas utilizadas pelas jogadoras, em qualquer jogo feminino deve ser entre 20 centímetros e 35 centímetros de altura.
O número deve estar totalmente visível quando a camisa do jogador estiver dentro dos calções. A linha de contorno dos números na parte de trás da camisa usada pelos jogadores deve estar entre 3 centímetros e 5 centímetros.
O número na parte da frente da camisa deve ser posicionado ao nível do tórax. O tamanho do número deve ser entre 10 centímetros e 15 centímetros de altura. O número na parte da frente dos calções pode ser posicionado em qualquer uma das pernas. O tamanho do número deve ser entre 10 centímetros e 15 centímetros de altura.

AS NOTÍCIAS DO ESPORTE


O Palmeiras tomou um “vareio” do Atlético Paranaense perdendo por três a zero em Curitiba no jogo de volta da Copa do Brasil. Éderson (2) e Paulo Baier marcaram os gols. A vitória foi inconteste. O Furacão vai ser uma surpresa também no Campeonato Brasileiro. Saiu da zona rebaixamento e passou a vencer até chegar ao G4. ***** Apenas o Corinthians continuará representando o futebol paulista na competição deste ano. Venceu o Luverdense na partida de volta ontem à noite por dois a zero no Pacaembu, gols de Alexandre Pato e Fábio Santos. ***** O Santos também foi eliminado ao ser derrotado pelo Grêmio Porto-Alegrense por dois a zero, gols de Souza e Werley. O Peixe havia vencido o jogo de ida. ***** Em Goiânia o Goiás derrotou o Fluminense por dois a zero, com gols de Renan Oliveira e Matheus Menezes. Na primeira partida o Fluminense venceu por um a zero. O Goiás segue na disputa. ***** Atlético Mineiro e Botafogo empataram em dois a dois em Belo Horizonte. Marcos Rocha e Fernandinho fizeram os gols do Galo, Rafael Marques e Dória para o Fogão. Como venceu o primeiro jogo por quatro a dois o Botafogo se classificou. ***** E no Maracanã o Flamengo derrotou o Cruzeiro por um a zero, gol de Elias e se classificou embora tenha perdido o jogo inicial por dois a um.

Hoje dois jogos completarão as oitavas-de-final. O Vasco da Gama enfrentará o Nacional de Manaus em São Januário a quem venceu por dois a zero no jogo inicial. Salgueiro e Internacional jogarão em Salgueiro no Pernambuco. O time gaúcho ganhou a primeira partida por três a zero.
As quartas-de-final reunirão Corinthians x Grêmio, Internacional ou Salgueiro x Atlético Paranaense, Goiás x Vasco ou Nacional e Botafogo x Flamengo. A próxima etapa terá seus jogos realizados em Setembro.
Na Copa Sul-Americana Bahia e Portuguesa de Desportos empataram ontem em zero a zero em Salvador. O Bahia por ter vencido o primeiro jogo por dois a um está classificado e vai enfrentar o Atlético Nacional do Paraguai. O Coritiba que eliminou o Vitória pegará o Itagui da Colômbia. O Sport perdeu ontem para o Náutico por dois a zero. Nas penalidades máximas ganhou por três a um e vai pegar na próxima fase o Libertad do Paraguai. A Ponte Preta que passou pelo Criciúma terá pela frente o Deportivo Pasto. São esses os jogos das equipes brasileiras na terceira fase da Copa Sul-Americana.