domingo, 29 de novembro de 2009

FLAMENGO QUASE CAMPEÃO

A trigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro colocou o Flamengo na liderança a um passo da conquista do título deste ano. O Internacional também tem chances assim como Palmeiras e São Paulo. Mais um time pernambucano foi rebaixado.

 
A rodada
O Flamengo venceu o Corinthians com a ajuda de Evandro Rogério Roman e do goleiro Felipe por dois a zero e tornou-se o principal candidato ao título brasileiro. Roman errou muito o que tem sido uma constante em sua carreira. A atitude do goleiro Felipe em não ir para a bola na cobrança do pênalti que originou o segundo gol rubro-negro e ainda aplaudir merece uma análise mais minuciosa. Acho que o Corinthians precisa chamar o goleiro para uma conversa muito séria. ***** O Internacional venceu o Sport em cima da hora de virada por dois a um e é o segundo candidato ao título, mas, não depende só de sí. ***** O São Paulo mais uma vez decepcionou a sua torcida perdendo para o Goiás por quatro a dois, caindo para o quarto lugar. ***** O Palmeiras reascendeu suas esperanças vencendo o Atlético Mineiro por três a um com um gol antológico de Diego Souza. ***** Nos demais jogos tivemos Cruzeiro quatro, Coritiba, um deixando o time paranaense na zona de rebaixamento. ***** O Grêmio venceu o Barueri por quatro a dois. ***** Também por cinco a três o Santo André derrotou o Náutico rebaixamento o time pernambucano. ***** Por dois a zero o Atlético Paranaense ganhou do Botafogo fugindo do rebaixamento e afundando o time carioca. ***** No Maracanã o Fluminense goleou o Vitória por quatro a zero aumentando suas chances de não ser rebaixado. ***** Avaí e Santos empataram em dois a dois na Ressacada.


Classificação
Em primeiro o Flamengo com 64 pontos, 18 vitórias e saldo de 13 gols; em segundo o Internacional com 62 pontos, 18 vitórias, saldo de 18 gols; em terceiro o Palmeiras com 62 pontos, 17 vitórias. saldo de 14 gols; em quarto o São Paulo com 62 pontos, 17 vitórias, saldo de 11 gols. Seguem-se Cruzeiro 59, Atlético Mineiro 56, Grêmio Porto-Alegrense 55, Goiás e Avaí 54, Corinthians e Santos 49, Grêmio Barueri 48, Vitória e Atlético Paranaense 47, Fluminense 45, Coritiba e Botafogo 44, Santo André 41, Náutico 38 (rebaixado) e Sport 31 (rebaixado).


Quem vencerá
O CR Flamengo está muito próximo de ganhar o campeonato. Vencendo o Grêmio no domingo no Maracanã a conquista estará garantida. Se empatar ou perder, o Internacional que enfrentará o Santo André em Porto Alegre entrará na parada. Nesse caso o time gaúcho precisaria vencer para assegurar o título. O Palmeiras a exemplo do Internacional com 62 só será campeão se vencer o Botafogo no Rio e ocorrer uma derrota do Flamengo, o Internacional não vencer e o São Paulo não mesmo vencendo o Sport não o ultrapasse no saldo de gols.


Última rodada
A 38a. Rodada que finalizará o Campeonato Brasileiro terá suas partidas realizadas no próximo domingo, dia 6 de Dezembro, às 17 horas. Teremos: São Paulo vs. Sport no Morumbi, Santos vs. Cruzeiro na Vila Belmiro, Grêmio Barueri vs. Atlético Paranaense em Presidente Prudente, Coritiba vs. Fluminense no Couto Pereira, Internacional vs. Santo André no Beira Rio, Flamengo vs. Grêmio no Maracanã, Vitória vs. Goiás no Barradão, Náutico vs. Avaí nos Aflitos, Atlético Mineiro vs. Corinthians no Mineirão e Botafogo vs. Palmeiras no Engenhão.

SAI HOJE O CAMPEÃO?

Quem será o campeão brasileiro? É a pergunta que está na boca do povo. Nos jogos deste domingo - penúltima rodada - o campeão poderá ser conhecido. Para que isso ocorra, o São Paulo terá que vencer o Goiás em Goiânia - chegaria aos 65 pontos - o Flamengo teria que perder para o Corinthians, Internacional e Palmeiras poderiam no máximo empatar suas partidas. Assim o São Paulo seria confirmado com uma rodada de antecedência Campeão Brasileiro de 2009. É claro que tudo isso são conjecturas. O São Paulo perdendo em Goiânia, o Flamengo vencendo em Campinas, colocará o time rubro-negro na primeira posição com 64 pontos. Derrotados São Paulo e Flamengo neste domingo, um triunfo do Internacional no Recife contra o Sport colocará a equipe gaúcha na ponta da tabela. Derrotas de São Paulo, Flamengo e Internacional e vitória do Palmeiras sobre o Atlético Mineiro, darão ao time alviverde a liderança, pelo saldo de gols. Enfim, à tarde de domingo será para quem tem “coração forte”, pois tudo pode acontecer. É só acompanhar pelo rádio o que vai rolar. Todos os jogos começarão às 17 horas.
 

Problemas
Para o jogo de Goiânia o São Paulo não poderá contar com Miranda, Richarlyson, Borges e Dagoberto. O treinador Ricardo Gomes colocará em campo provavelmente Rogério Ceni; Jean, Renato Silva, André Dias, Rodrigo e Junior César; Arouca, Hernanes e Jorge Wagner; Washington e Hugo. Em Campinas o Flamengo anuncia (????) que não terá Adriano. Pelo menos é o que todos os sites e jornais publicam. O treinador Andrade deverá mandar à campo Bruno; Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Toró, Willians e Petkovic; Bruno Mezenga e Zé Roberto.
 


Opinião
O que se espera é um final de campeonato digno. Apesar dos problemas que o STJD está arrumando para os clubes na reta de chegada, apesar dos erros de arbitragem, o Campeonato Brasileiro por pontos corridos é um sucesso. Em qual competição há duas rodadas do encerramento poderiam existir quatro times lutando diretamente pelo título? Outra coisa que muita gente esquece: “O Campeonato por pontos corridos premia sempre o melhor. Quem soma mais pontos é o campeão. E se somou mais pontos é porque foi o melhor de todos”. Só espero que os dirigentes dos clubes não se esqueçam disso. O que o futebol brasileiro na verdade é de mais qualidade.