terça-feira, 15 de maio de 2012

UMAS & OUTRAS

José Hidalgo Neto, o consagrado Capitão Hidalgo cidadão honorário de Curitiba tem dado ao lado de Dionísio Filho, o Djonga um banho de opinião no Show de Bola da Rede Massa que vai ao ar diariamente na hora do almoço. Pude comprovar isso nesses dias que estou em Curitiba. A audiência do programa é excelente graças à presença de profissionais renomados e conceituados como Hidalgo e Dionísio. Comenta-se que o Capitão Hidalgo poderá ser contratado para retornar ao rádio pela Banda B, líder no rádio AM de Curitiba.

O excelente repórter Vanderlei Lima é um dos contratados da Rádio Bradesco Esportes FM  emissora 24 horas esportiva que estreia na quinta-feira em São Paulo e posteriormente em outras praças como Rio de Janeiro, Porto Alegre. Outra contratação foi do narrador Hugo Botelho que estava na 105FM. Depois das bombásticas contratações para a emissora no Rio de Janeiro aos poucos vão sendo anunciados os integrantes da equipe de São Paulo.

Agora está confirmado: Romário vai aos Jogos Olímpicos de Londres na qualidade de convidado da Rede Record de Televisão. Por ser Parlamentar, o “baixinho” não poderá ser remunerado. Ele deverá comentar os jogos do futebol masculino. Romário já havia participado como comentarista-convidado nos Jogos Pan-americanos.
Para a final da Liga dos Campeões da Europa a ESPN enviou a Alemanha nada menos que vinte e quatro (24) profissionais. Estarão em ação na cobertura de Bayern Munique e Chelsea através dos canais de televisão e da Rádio Estadão/ESPN. Isso mostra o profissionalismo que a televisão e o rádio exigem. Cobertura ao vivo.
Celso Roth foi confirmado há pouco como novo treinador do Cruzeiro de Belo Horizonte. Adilson Batista consultado declinou do convite preferindo continuar no Atlético Goianiense. O gaúcho Celso Roth deverá assumir nas próximas horas como substituto de Vagner Mancini para o Campeonato Brasileiro.

Marcelinho Paraíba o melhor jogador do Campeonato Pernambucano de 2012 está deixando o Sport Club Recife após vestir a camisa do clube por 92 partidas. Volta a jogar no futebol paulista pelo Grêmio Barueri que estreia no final de semana contra o Vitória da Bahia na Arena Barueri na Série “B” do Campeonato Brasileiro. A proposta deve ter sido interessante levando-se em consideração que o Sport Club Recife disputará esse ano a Série “A” do Brasileirão.

FUTEBOL É COISA SÉRIA

Esse título não existe mais no futebol. Hoje o que menos há é seriedade. O futebol deixou de ser um esporte para se tornar em um grande negócio. Quem é mais rápido “no gatilho” leva vantagem. Rápido para descobrir talentos e tornar-se empresário das esperanças que abundam nos campos da periferia. Sou do tempo em que o futebol ainda se jogava por amor a camisa (e se jogava futebol); hoje o jogador assina contrato beija o distintivo do clube na hora da apresentação e daqui a pouco já está beijando outro. A globalização que o mundo sofreu também foi repassada ao futebol. O jogo em si na maioria das vezes passa a ser secundário. As promoções em torno dele ou das competições são mais importantes. Vejam mais exemplos atuais: eleição de misses sempre houve nos clubes, cidades, estados e países. Hoje existe a eleição das misses dos campeonatos e até a escolha do layout mais bonito no corte de cabelo dos jogadores. Essa é a nova realidade. As “Marias e os mários chuteiras” gostam disso. O torcedor sabe discernir o que é bom e o que é ruim e quando vê o que se paga hoje aos jogadores pensa duas vezes. Primeiro porque o dinheiro não está sobrando e segundo, não por inveja, mas porque trabalha duro para terminar a vida com uma mísera aposentadoria enquanto os jogadores (muitos sem estudo algum) pilotam carrões e esbanjam nas noitadas como verdadeiros milionários. E na maioria das vezes o final é muito triste. É por essas e outras que o futebol caiu no descrédito do povo. O povo não é bobo nem burro. A queda da audiência das televisões, a presença cada vez menor dos torcedores nos estádios e a falta de qualidade do futebol deixam a todos nós céticos em relação ao futuro desse esporte. Fico por aqui. É isso aí.