quarta-feira, 30 de novembro de 2011

HOJESPORTE

O clássico Corinthians e Palmeiras está agitando a cidade de São Paulo. Tite teria elogiado o árbitro que por coincidência foi sorteado para a partida. Atribui-se a Luiz Felipe Scolari a declaração de que o Corinthians já é o campeão. No Rio de Janeiro o ex-dirigente Eurico Mirando entrou em cena ontem declarando: “Ajuda de flamenguista eu não espero e nem aceito. É uma guerra e, se possível, pisaria na cabeça deles. Estou pouco me lixando para o que o Flamengo pensa”. Só espero que essa rivalidade não extrapole durante o jogo e nas arquibancadas.

Wilson Luiz Seneme vai dirigir Corinthians e Palmeiras neste domingo no Pacaembu, jogo que poderá definir o campeão brasileiro de 2011. No outro jogo em que um dos times é candidato ao título (Vasco da Gama vs. Flamengo) a arbitragem estará nas mãos de Pericles Bassols Pegado Cortez. A Comissão de arbitragem escalou ainda Antônio de Carvalho Schneider (Botafogo vs. Fluminense), Rodrigo Braghetto (São Paulo vs. Santos), Leandro Pedro Vuaden (Internacional vs. Grêmio), Marcelo de Lima Henrique (Cruzeiro vs. Atlético Mineiro), Sandro Meira Ricci (Atlético Paranaense vs. Coritiba), Wilton Pereira Sampaio (Bahia vs. Ceará), Heber Roberto Lopes (Atlético Goianiense vs. América) e Cleber Wellington Abade (Avaí vs. Figueirense).

Jogando esta noite no Estádio Santa Laura em Santiago pela Copa Sul-Américana o Vasco da Gama foi eliminado pela Universidad do Chile, La "U". Dois a zero foi o placar final do jogo. Canales marcou aos 30 minutos do tempo inicial e Vargas fechou o placar aos 28 da fase final. Como no primeiro jogo houve empate em um gol o time chileno classificou-se para decidir a Copa Sul-Americana contra a Liga Deportiiva (LDU) do Equador. Apitou Darío Ubriaco do Uruguai. A Universidad de Chile La “U” venceu com Herrera; O.González, M. González, J. Rojas e M. Rodriguez; Aránguiz, Díaz, Mena e  Vargas; Canales e Castro. Jogou o Vasco da Gama com Fernando Prass; Fágner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Nilton, Rômulo, Allan e Juninho Pernambucano; Alecsandro e Diego Souza.
Caio Junior é um dos mais cotados para substituir Celso Roth no comando técnico do Grêmio Porto Alegrense. O atual treinador anunciou que não ficará no clube, pois seu contrato está sendo encerrado. Wagner Benazzi que dirigiu o Vitória da Bahia também se desligou do clube. Visando sua recuperação no futebol brasileiro o Fortaleza EC acaba de acertar com o Valdonedo (Nedo) Xavier que comandou o Boa Esporte na Série “B”.

Nas próximas duas semanas Atlético Paranaense e Coritiba que se enfrentarão no domingo na ultima rodada do Brasileirão vão escolher seus novos presidentes. No Furacão a candidatura de Mário Celso Petraglia não estaria confirmada. No Coritiba Vilson Ribeiro de Andrade (foto) deverá substituir Jair Cirino dos Santos nos próximos três anos. O Paraná Clube elegeu no dia 9 de Novembro Rubens Bohler para presidir o clube que rebaixado para a Série “B” do Paranaense de 2012 poderá se ausentar da competição. O objetivo seria preparar o time para a Série “B” do Brasileiro.
A cidade catarinense de Joinville voltará a viver as emoções do futebol a partir de 2012 com o retorno do JEC a Série “B”. Neste final de semana (sábado) fará o jogo de volta contra o CRB na decisão da Série “C”. O Joinville venceu o jogo inicial por três a um em Maceió e já deve ter mandado confeccionar as faixas. Na volta a quase elite do futebol brasileiro terá na Arena de Joinville um espaço maior e melhor para mostrar o seu futebol. Vinte mil ingressos foram colocados à venda para o jogo de sábado. Arthurzinho ex-jogador do Bangu e do Corinthians é o treinador do JEC.
Enquanto isso, mais abaixo, o EC Metropolitano de Blumenau que sucedeu o BEC luta para sair da inércia do futebol da cidade. Com novo presidente Erivaldo Caetano Junior o clube blumenauense finalmente pretende decolar. Revelado pelo CA Juventus e transferido a partir de 1990 para o Blumenau EC, o meia César Paulista que fixou residência na cidade, assumiu no dia 22 pela quarta vez o comando técnico do time de Blumenau. A nova direção do clube está reestruturando completamente o futebol contando com isso com os patrocínios das empresas locais Hering e Taschibra entre outras.  

HISTÓRIAS DO RÁDIO - I -

Em 1975 o Brasil foi representado por uma Seleção Mineira comandada por Oswaldo Brandão, com Telê Santana e Hilton Chaves como auxiliares no Campeonato Sul-Americano, hoje Copa América. Perdemos o título no sorteio para o Peru. Jogamos contra a Venezuela em Caracas no Estádio Universitário que tinha péssimo gramado e vencemos por quatro a zero. Cheguei sábado a Caracas, o jogo seria na quarta-feira seguinte. À noite fui ao estádio presenciar jogo do campeonato local e me inteirar do local onde transmitiria a partida. Constatei que em nenhuma cabine de rádio havia telefone ou linha de transmissão. Na segunda-feira fui a Entel onde seus funcionários ficaram surpresos com a realização do jogo. Mostrei o telex da Embratel com o pedido do circuito de transmissão e eles se assustaram. Descobriram que mais de 10 emissoras brasileiras viriam para transmitir o jogo. Sorte de eu ter ido lá. Eles providenciaram na terça-feira a instalação dos respectivos cabos para a transmissão.

Na Copa do Mundo de 1974 quando João Havelange foi eleito presidente da FIFA, Osmar Santos, Cândido Garcia e eu fizemos um verdadeiro tour por Frankfurt. Eu tinha desembarcado naquele dia e à noite João Havelange promovia uma recepção à imprensa em um Castelo nas proximidades da cidade. Com Cândido Garcia ao volante partimos para o evento. Como já estavam em Frankfurt há mais de uma semana, Cândido e Osmar diziam saber como chegar ao local. Mesmo de posse do mapa da cidade e região não conseguimos chegar ao castelo. Rodamos muitos quilômetros e fomos jantar mesmo no Centro de Frankfurt lá pela meia noite.  
Fausto Silva, o Faustão adorava comprar roupas nos tempos da Jovem Pan e com certeza continua. Certa feita convidado o acompanhei até a Só Calças na Alameda dos Maracatins em Moema. Faustão saiu com seis calças tipo “boca de sino” que era moda na época. Em 1977 em Cuenca (Equador) acompanhando o Corinthians na Libertadores, Faustão descobriu uma alfaiataria defronte o hotel onde ficamos hospedados. Duas horas depois a sua coleção de jeans aumentou. E eu também atendendo seus conselhos aumentei a minha.
Willy Fritz Gonser, um dos maiores narradores da história do rádio brasileiro, hoje aposentado e vivendo em Alcobaça no sul da Bahia, havia deixado a Jovem Pan em Setembro de 1973 para seguir carreira na Rádio Gaúcha de Porto Alegre. Naquele ano em Fevereiro comprou um carro zero km no Jumbo Aeroporto aqui em São Paulo. Passados alguns anos contratado pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, veio dirigindo o possante de Porto Alegre ao Rio. No meio do caminho ficou preocupado com a luz que piscava no painel do carro. Parou num posto de combustíveis e ouviu do frentista: “O óleo endureceu virando graxa”. Aí Willy descobriu que desde a compra nunca tinha feito a troca do óleo do carro.
Randal Juliano e eu estávamos a serviço da Jovem Pan em Manaus para acompanhar Corinthians e Palmeiras que jogariam lá na quarta-feira e domingo respectivamente. Fomos jantar no “Bigode do meu tio”, restaurante da época.  Devidamente acomodados veio o garçom saber das nossas preferências. Randal disse: “eu quero um copo de leite”. O garçom imediatamente respondeu: “Senhor nós não servimos leite”. Randal olhou pra mim e emendou: “Você viu que eu pedi como não tem vou tomar um Uísque dose dupla”.
Nos bons tempos do rádio os imprevistos ocorriam com muita frequência. Numa determinada quarta-feira as grandes rádios enviaram seus narradores, comentaristas, repórteres e operados técnicos para a transmissão de Figueirense e Corinthians em Florianópolis. O vôo ficou retido em Curitiba pela falta de teto do Aeroporto Hercilio Luz na capital catarinense. Como já passava das 15 horas, fomos colocados num ônibus para nos levar a Florianópolis. Os 300 km que separam a capital do Paraná da capital catarinense foram percorridos em pouco mais de 4 horas. Deu tempo de desembarcar na porta do estádio, subir para a cabine, ajudar o operador a montar rapidamente o equipamento e sem mais delongas iniciar a transmissão. Foi um sufoco, compensando após o jogo pelos generosos camarões da Ilha da Fantasia.

Pra fechar...  A bordo do Boeing 737-100 da VASP a imprensa de São Paulo se deslocou na tarde de determinado sábado para Belo Horizonte para transmitir o jogo Atlético Mineiro e Corinthians. Fechado o tempo sobre o Aeroporto da Pampulha retornamos a Congonhas. Tanto como na volta houve muita turbulência o que motivou a desistência de um operador de externa da então Rádio Nacional. Entregou sua verba para um operador técnico de outra emissora para que este instalasse os equipamentos no Mineirão. E conseguiu depois de muita confusão sair da aeronave. Foi o dia em que ele abandonou a carreira. Consta que esse profissional tornou-se fotógrafo de um jornal da capital.

FALTA DE VISÃO

O futebol brasileiro ainda carece de uma melhor organização, senão vejamos. Na última rodada todos os jogos serão disputados no domingo às 17 horas para evitar qualquer “marmelada”. Até aí tudo bem, se esses  jogos realmente iniciarem no mesmo horário. No último sábado a partida Paraná vs. Bragantino teve seu início retardado em mais de 10 minutos. O goleiro do time paulista acusou um problema de última hora. Agora para a rodada final da Série “A” o São Paulo FC terá que jogar o clássico diante do Santos em Mogi Mirim. Tudo bem que os dois times já não tem mais chances com relação ao título. Nos campeonatos da Alemanha, Itália, Espanha, França, Inglaterra e até de Portugal isso jamais aconteceria. A CBF tinha a obrigação de saber que dois clássicos paulistas na capital no mesmo dia e horário, são vetados já há tempos pela Polícia Militar. Só a entidade que coordena o campeonato não sabia. E se os jogos Corinthians vs. Palmeiras e São Paulo vs. Santos tivessem a mesma importância para a decisão do campeonato. E não venham com a conversa de que não dava prá prever que isso é conversa fiada. Os dirigentes do futebol ainda tem muito que aprender às vésperas de patrocinarmos a Copa do Mundo. É isso aí.