terça-feira, 7 de junho de 2011

TORCIDA VAIA SELEÇÃO NA DESPEDIDA DO FENÔMENO

Por um magro um a zero o Brasil derrotou a Romênia em amistoso internacional esta noite na última oportunidade de se ver Ronaldo Luiz Nazário de Lima vestir a camisa verde-amarela. O mau tempo a partir das 16 horas em São Paulo impediu que o Estádio Paulo Machado de Carvalho recebesse o público  para ver a despedida de Ronaldo, na Seleção Brasileira. Ele entrou aos 30 minutos do primeiro tempo e teve três chances reais para marcar. Ao final do primeiro tempo acompanhado de seus filhos Ronald e Alex deu a volta olímpica sendo ovacionado pela torcida. Pra finalizar falou dirigiu-se a torcida para agradecer o incentivo recebido ao longo de sua carreira.

O jogo
O triunfo brasileiro por um a zero sobre a Romênia esta noite resumiu-se ao que aconteceu no primeiro tempo. E convenhamos, foi muito pouco. Aos 21 minutos Fred marcou o único gol da partida em jogada de Neymar. Depois várias oportunidades foram criadas especialmente entre 30 e 47 minutos com o objetivo de deixar Ronaldo em condições de marcar. Na fase final muitas substituições deixaram o jogo nivelado em muitos momentos o que permitiu a Romênia criar algumas oportunidades. Na verdade foi muito pouco. A seleção precisa treinar muito para a Copa América e outras competições até a Copa das Confederações e o Mundial de 2014. Mano Menezes vai ter muito trabalho para colocar em campo um time competitivo e objetivo. Ao final do jogo a torcida voltou a vaiar a seleção a exemplo do que já havia ocorrido em Goiânia. Embora a “voz do povo não seja a voz de DEUS” é bom que a seleção mostre o futebol que todos esperam.

Ficha
Dirigiu a partida o argentino Sérgio Pezzotta. Renda: R$ 4.357.750 com 30.059 torcedores pagaram ingresso. Formou a seleção brasileira com Victor; Maicon, Lúcio (Luisão), David Luiz e André Santo; Sandro (Lucas Leiva), Elias e Jadson; Robinho, Fred (Ronaldo aos 30 do primeiro tempo, Nilmar no intervalo) e Neymar (Thiago Neves). A Romênia utilizou Tatarusanu; Rapa, Papp, Gardos, Muresan (Alexa) e Latovlevici; Torje, Bourceanu (Giurgiu) e Marica (Zicu); Alexe (Sanmartean) e Surdu (Tanase).

O ADEUS DE RONALDO NA SELEÇÃO

Esta noite no Estádio Paulo Machado de Carvalho, Ronaldo Luiz Nazário de Lima, 34 anos, o fenômeno fará sua despedida da Seleção Brasileira. Do futebol se despediu jogando pelo Corinthians também este ano. O jogo de hoje será contra a Seleção da Romênia e Ronaldo deverá jogar 15 minutos. Ontem no treino realizado no CT de Itaquera, Ronaldo brincou com os companheiros da Seleção pedindo para “cavarem” uma penalidade máxima para ele cobrar. Ele deve ter lembrado que Pelé na sua despedida da Seleção jogando contra a Iugoslávia, sem marcar no jogo que terminou empatado em dois a dois em 18 de Julho de 1971. Um ano depois Pelé voltou a jogar agora pelo New York Cosmos. O caso de Ronaldo é diferente; ele mesmo reconhece que não tem mais condições físicas para jogar futebol. Jogou 97 partidas pela Seleção e marcou 62 gols.

Incoerência
A respeito do amistoso de hoje foi divulgado que a realização no Pacaembu serviria de teste para o estádio que poderá ser utilizado na Copa de 2014. Só se for para treinamento das seleções ou a FIFA mudar por inteira o caderno de obrigações e as suas exigências quanto aos estádios. Tem gente brincando com coisa séria. O Pacaembu que é o mais simpático estádio de futebol de São Paulo e talvez mesmo do Brasil, não tem condições para ser adaptado para a Copa do Mundo. Terá desde que seja demolido e um novo seja construído no local. Isso tudo para dizer que as divergências entre CBF, FPF e São Paulo FC continuam mais vivas do que nunca. Uma pena, pois quem está perdendo com isso é o futebol.