domingo, 2 de maio de 2010

SANTO ANDRÉ VENCE. SANTOS É O CAMPEÃO

A decisão do Campeonato Paulista de 2010 foi excelente no primeiro tempo quando o placar foi construído e fraca na fase final. O Santo André venceu mas o Santos levou a taça. Pela melhor campanha na primeira fase o Santos FC merecia o título, mas, no jogo de hoje o Santo André teve um gol legítimo invalidado por erro de arbitragem e isso contou no resultado final do jogo.

Detalhes
O Santos FC fez a melhor campanha ao longo do primeiro turno do Campeonato Paulista quando terminou em primeiro lugar com 47 pontos provenientes de 15 vitórias, 2 empates e duas derrotas. Seu ataque marcou 61 e sofreu 24 gols. O segundo colocado foi o EC Santo André que chegou a 37 pontos com 11 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. O time andreense marcou 45 e sofreu 27 gols. Essa é a estatística oficial do primeiro turno. Na decisão o Santos venceu o primeiro jogo por três a dois e hoje perdeu também por três a dois, mas, pela melhor campanha levou o título, aliás, o décimo oitavo da sua história.
 
O jogo
O Santos FC é o campeão de 2010. Na partida final disputada neste domingo no Estádio Paulo Machado de Carvalho perdeu para o EC Santo André por três a dois. Sua melhor campanha ao longo do primeiro turno e a vitória do primeiro jogo também por três a dois lhe permitia jogar até por uma derrota por um gol, o que acabou acontecendo. O primeiro tempo do jogo foi sensacional com um erro da arbitragem que impediu o Santo André de ser o campeão. A anulação do gol de Rodriguinho após o cruzamento de Carlinhos, foi fundamental para que o Ramalhão não chegasse ao título. A jogada foi absolutamente normal e a televisão mostrou exaustivamente durante e após o jogo. Nunes aos 45 segundos abriu o placar sem que o Santos tivesse tocado na bola. Um gol relâmpago. O Santos empatou com Neymar aos 8 num belíssimo gol. Aos 16 minutos ocorreu o polêmico lance em que a assistente Maria Eliza Correia Barbosa marcou impedimento no gol de Rodriguinho. Três minutos após o Santo André marcou com Alê escorando de cabeça a cobrança de uma falta. Na seqüência aos 24 minutos Nunes e Léo trocaram ofensas e foram expulsos. O Santos empatou novamente com Neymar aos 32 minutos. Logo a seguir Branquinho chutou e a bola depois de passar por Felipe bateu no poste direito. Em seguida aos 38 minutos cometendo uma falta violenta por trás, Marquinhos também recebeu cartão vermelho. O Santo André continuou atacando e marcou seu terceiro gol numa bela troca de passes que culminou com o chute de Branquinho aos 43 minutos. A fase final não teve as mesmas emoções. Logo aos 4 minutos do segundo tempo o atacante Rodriguinho driblou o goleiro Felipe chutando fraco para Arouca salvar dentro do gol. Roberto Brum foi o quarto expulso do jogo deixando o Santos com oito jogadores em campo aos 37 minutos. Quando o jogo caminhava para os acréscimos, Rodriguinho o artilheiro do Santo André desviou de cabeça um cruzamento de Rômulo aos 45 minutos chocando-se a bola no poste direito.
 
Súmula
O jogo foi dirigido por Sálvio Spinola Fagundes Filho com muitos erros, auxiliado por Maria Eliza Correa Barbosa e Daniel Paulo Ziolli. Renda: R$ 2.349.455,00 com 35.001 pagantes. Tornou-se campeão o Santos alinhando com Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Rodrigo Mancha, Arouca, Marquinhos e Paulo Henrique; Neymar (Roberto Brum) e Robinho (André) mais tarde Bruno Aguiar. O Santo André que ficou com o vice-campeonato teve Júlio César; Cicinho (Rômulo), Halisson, Cesinha e Carlinhos; Alê (Pio), Gil, Branquinho (Rodrigão) e Bruno César; Nunes e Rodriguinho.

AO FAUSTO TUDO, NADA, COMO É QUE É...

Hoje o jornalismo brasileiro está festejando idade nova de uma das mais importantes personalidades que há duas décadas leva alegria, humor e distração através da televisão. Fausto Correa Silva, o nosso Faustão, está completando 60 anos e agora com novo visual. O “moço de Araras”, eu conheci em 1972 quando fiz testes na Jovem Pan. Desde o primeiro contato surgiu uma amizade que continua nos dias de hoje embora ele tenha se tornado num dos mais importantes apresentadores da televisão brasileira e eu ainda buscando meu espaço no rádio.
 
Ícone
O Fausto Silva que eu conheci sempre foi um cara aberto, alegre que sabia fazer amizades e gostava de ajudar à todos especialmente aconselhando. Viajamos pelo Brasil afora com o microfone da Jovem Pan e também no exterior. Depois que saiu da Jovem Pan para a Globo trabalhar ao lado do querido amigo Osmar Santos, Fausto não só seguiu como jornalista no O Estado de São Paulo como resolveu colocar no ar através do Balancê sua outra faceta. Partiu para a televisão com o Perdidos na Noite na Gazeta, depois na Record, a seguir na Bandeirantes até que a TV Globo vendo nele grande potencial contratou-o. E acertou na mosca pois Fausto Silva é dono das tardes de domingo há duas décadas na televisão brasileira. Parabéns Fausto e que DEUS continue te abençoando como o fez até aqui.

HOJE É DIA DE DECISÃO NO FUTEBOL

Os campeonatos Paulista, Mineiro, Gaúcho, Baiano, Goiano, Catarinense e Cearense terão seus campeões de 2010 conhecidos neste domingo.
 
No Pacaembu
No Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho que completou 70 anos esta semana, Santos FC e EC Santo André vão decidir a 110a. Edição do Campeonato Paulista de Futebol. O Corinthians tem o maior número de títulos, 26, seguido do Palmeiras com 22, São Paulo 21 e Santos com 17.

O jogo
O Santo André não vence o Santos como visitante à 27 anos. O último triunfo foi em 1983 quando venceu por dois a um. Depois disso o Santo André enfrentou o Santos fora de casa em 9 oportunidades. O Santos venceu 6 jogos e os demais terminaram empatados. Na decisão de hoje o Santos pode perder por um gol que ganhará o título. O Santo André precisa fazer dois gols ou mais para ser campeão.
 
Estatística
Santos e Santo André se enfrentam 32 vezes com 15 vitórias do time santista, 10 empates e 7 derrotas. O Santos marcou 46 e sofreu 27 gols. O primeiro jogo aconteceu em 1976 e terminou empatado em zero a zero em Santo André. Maior triunfo santista foi de quatro a zero em 1986 na Vila Belmiro pelo Campeonato Paulista. Maior vitória andreense foi de três a dois em 2005 em Santo André também pelo Paulistão.

Ficha técnica
O Santos do treinador Dorival Junior que pode até perder por um gol de diferença para conquistar o décimo oitavo título paulista terá em campo Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Rodrigo Mancha, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Robinho. O Santo André dirigido por Sérgio Soares contará com Júlio César; Cicinho, Cesinha, Halisson e Carlinhos; Alê, Gil, Branquinho e Bruno César; Nunes e Rodriguinho. Vai apitar Sálvio Spínola Fagundes Filho. O jogo tem seu início marcado para às 16 horas.

Ingressos
Foram colocados à venda 36.788 ingressos e todos estariam (???) esgotados já na sexta-feira. No primeiro jogo 36 mil foram colocados à venda e antes do jogo se anunciou que todos foram vendidos. O borderô da Federação Paulista de Futebol registrou que colocou à venda 33.744 ingressos e comercializados 31.354.

Outros estaduais
No Gaúcho o Grêmio venceu o jogo inicial por dois a zero e pode perder por um gol para o seu maior rival o Internacional. Se o Infternacional vencer o Grenal 381 pelo mesmo placar a decisão será nos pênaltis. ***** No Mineiro o Atlético que venceu o primeiro jogo por três a dois, espera conquistar seu 40o. título mineiro enfrentando o Ipatinga no Mineirão. ***** Em Santa Catarina o Avai derrotou o Joinville na casa deste por três a um na primeira partida e hoje na Ressacada pode perder até por dois a zero para ser campeão pela décima quinta vez. ***** O Atlético Goianiense venceu o primeiro jogo da decisão contra o Santa Helena por quatro a zero e só um milagre tira o título esta tarde em Santa Helena. ***** No Castelão em Fortaleza acontece a partida de volta da decisão Cearense. O Fortaleza venceu o primeiro jogo por um a zero e joga pelo empate. O Ceará vencendo por qualquer contagem levará a final para os pênaltis. O Ceará tem 39 títulos estaduais e o Fortaleza 38.

A VOLTA DO ÍDOLO COLORADO

Você se lembra do pernambucano Haílton Corrêa Arruda? Com certeza os jovens que hoje acompanham o futebol não sabem que ele é, e quem ele foi no futebol. Na foto ao lado em pé da esquerda para a direita Joel Santana, Elton, Manga, Nilton Santos, Zé Carlos e Rildo. Agachados Garrincha, Gérson, Arlindo, Jairzinho e Zagalo.

Quem é
Aos 72 anos o considerado maior goleiro da história do Sport Club Internacional de Porto Alegre, Manga está de volta. Iniciou sua carreira de goleiro no Sport Club Recife em 1955 e aos 22 anos foi contratado pelo Botafogo. Participou de uma das formações mais famosas do time carioca nos anos 60 ao lado de Nilton Santos, Rildo, Garrincha, Didi, Gérson, Zagalo, Jairzinho entre outros. Manga foi contratado pelo Internacional em 1974 onde foi campeão brasileiro nos anos de 75 e 76 e estadual em três ocasiões. Foi também ídolo no Coritiba FC ao lado do Capitão Hidalgo.

No Inter
Ontem (1) Manga voltou para o Internacional depois de 25 anos. Ao sair do Internacional jogou em vários clubes da América do Sul até se tornar treinador de goleiros no Equador. Logo após a chegada foi apresentado no clube onde vai coordenar os preparadores de goleiros de 12 a 16 anos. Manga será também um representante do Inter em eventos pelo Rio Grande do Sul afora. Mas o que ele quer saber mesmo é trabalhar no campo com os jovens.