quarta-feira, 16 de junho de 2010

ÁFRICA EM SITUAÇÃO CRÍTICA

A derrota para o Uruguai deixou a África do Sul em situação delicada na Copa do Mundo que o país está promovendo. A Celeste Olímpica aproveitou a pouca qualidade do time orientado por Carlos Alberto Parreira para obter uma vitória que a deixa perto da próxima fase.
 
Melhor mesmo
O triunfo por três a zero, dois gols de Diego Forlan, um no primeiro tempo, outro na cobrança de pênalti e um de Álvaro Pereira na fase final foi por demais justo. Os sul-africanos tiveram comportamento apagado, muito aquém do que se viu na abertura da Copa diante do México. O pênalti cometido pelo goleiro Khune que acabou expulso determinou a retirada antecipada dos “Bafana, Bafana” do Loftus Versfeld Stadium em Pretória. Aliás, essa foi a segunda expulsão de um goleiro em Copa do Mundo. O primeiro foi o italiano Giancarlo Pagliuca no Mundial de 1994 quando a Itália venceu a Noruega por um a zero.
 
Penalti
Pelas imagens da televisão houve erro do árbitro suíço Massimo Bussaca ao marcar o pênalti pois quando a bola foi lançada, o atacante uruguaio Luis Soares estava impedido. Ele seguiu na jogada em que acabou tocado pelo goleiro africano. Na verdade o erro maior deve ser atribuído ao seu auxiliar.
 
Classificação
Após este jogo que abriu a segunda rodada do Grupo “A“ o Uruguai soma quatro pontos em primeiro lugar contra um da França, México e África do Sul.
 
Próximos jogos
Nesta quinta-feira teremos mais três partidas pela segunda rodada da primeira fase. Às 8h30 no Soccer Citty em Johanesburgo jogarão Argentina e Coréia do Sul pelo Grupo “B”, grupo que lideram com três pontos cada. Pela mesma chave às 11 horas se enfrentarão no Free State Stadium em Bloemfontein, Grécia e Nigéria. Para às 15h30 está reservada a partida entre França e México pelo Grupo “A” no Peter Mokaba Stadium em Polokwane.

VIROU PALHAÇADA

A cada dia uma nova informação surge sobre a utilização do Estádio Cícero Pompeu de Toledo para a Copa do Mundo de 2014. A FIFA acaba de dizer que o Morumbi está definitivamente riscado para a Copa do Mundo. No site da CBF está publicado hoje: Não foram entregues ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL), por parte do Comitê da Cidade de São Paulo, as garantias financeiras referentes ao projeto do Estádio do Morumbi aprovado pelo COL/FIFA no dia 14 de maio de 2010. O Comitê da Cidade de São Paulo enviou recentemente ao COL um sexto projeto, que não será examinado, por ter sido entregue fora do prazo estabelecido pelo COL. Sendo assim, fica excluído do projeto da Copa do Mundo de 2014 o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. A FIFA e o COL estão à disposição da cidade de São Paulo para futuras discussões“. Porque não querem examinar o sexto projeto? Que negócio é esse de fora do prazo se a Copa será só daqui há 4 anos. Parem com isso.

Cabe discussão!
O estádio construído à base de muito sacrifício e o melhor de um clube em nosso país por décadas está sendo usado para discussões, controvérsias que se transformaram me desculpem... numa verdadeira palhaçada. Agora saiu mais um comunicado informando que o Morumbi não receberá jogos da Copa do Mundo e que a FIFA estará aberta à novas conversações. Vários projetos para as reformas exigidas já foram apresentadas com valores altíssimos. Não sei quem está tão interessado que o Morumbi não tenha a abertura e jogos do XX Campeonato Mundial de Futebol. Essa conversa mole tem que acabar. Esta na hora de se definir de uma vez por todas essa situação. Chega de tem, não tem, tem, não tem. Não se pode admitir que uma cidade como São Paulo esteja fora da Copa do Mundo. É isso aí.

COLOCARAM CHOCOLATE NA PAELLA

Não foi só o Brasil que não agradou na estréia embora tenha vencido. Hoje a Espanha, uma das favoritas ao título perdeu para a Suíça. E o Chile conseguiu vencer após 48 anos uma partida em Copa do Mundo.
 
Depois de 62
O Chile havia vencido pela última vez na Copa do Mundo de 1962 que patrocinou em seu país. Essa vitória foi diante da Iugoslávia por um a zero na decisão do terceiro lugar daquele mundial. Participando pela oitava vez “La Rioja” conseguiu derrotar Honduras na estréia em Nelspruit por um a zero. Coube a Beausejour aos 33 minutos o gol dos comandados do argentino Marcelo Bielsa. Valdívia pretendido pelo Palmeiras teve boa atuação neste jogo em que os chilenos perderam muitas chances de gol.
 
Zebra!
A Espanha grande candidata ao título da copa estreou hoje e acabou surpreendida pela Suíça perdendo por um a zero. Fernandes marcou o único gol do jogo aos 6 minutos do segundo tempo numa falha da zaga espanhola. Os suíços jogaram fechados e mais fechados ainda depois de fazer o gol. A Espanha lamentavelmente não apresentou o mesmo futebol dos últimos jogos. Vou mais além; a Espanha depois da saída de Luis Aragonés do comando técnico nunca mais repetiu o belo futebol que a levou a conquistar a Euro-2008. Passados minutos da estréia os jornais espanhóis já estão estampando entre outras manchetes: "Gravíssima derrota da Fúria", "Nem tudo está perdido" e "Faltou humildade".

MUNDIAL FEIJÃO COM ARROZ

Essa expressão tornou-se popular na análise dos comentaristas esportivos de sobre as condições técnicas de jogadores, times e jogos de futebol nos últimos tempos. E no começo da atual Copa do Mundo da África do Sul isso pode ser muito bem aplicado ao que se viu. Nada de novo. Ou melhor, tudo igual. Todas as seleções jogam quase do mesmo jeito, sem inovações, sem jogadas ensaiadas e até o termino da primeira rodada nenhum grande destaque individual. Porque isso estaria ocorrendo? O futebol estaria em decadência? Os técnicos teriam escolhido mal os jogadores? Não há revelações de novos craques? Eu diria que tudo isso e mais alguns detalhes que precisam ser acrescidos. Vamos por etapas: a) - pouco tempo de treinamento das seleções; b) - campeonatos nacionais terminando há um mês do início da Copa; c) - hoje através da televisão, dos vídeos, todos se conhecem e sabem como cada time joga. E a grande maioria dos jogadores que estão no mundial jogam fora de seus países e muitos são companheiros do mesmo clube. d) - há também falta de qualidade, de técnica dos atuais jogadores. O glamour de outros mundiais deu lugar a outros interesses, onde o futebol passou para um plano secundário. Nem sempre os que são colocados na “vitrine” como as grandes estrelas estão em forma ou são na verdade os melhores. Antes de ser iniciada o mundial os africanos reclmaram a ausência de Ronaldinho Gaúcho na seleção brasileira, lembram! Hoje os patrocinadores, até eles, querem convocar e escalar os times. Oxalá essa seja só a impressão inicial, e que até o final da XIX Copa do Mundo tenhamos grandes jogos e revelações de novos valores, esquemas de jogo, enfim, algo que fuja ao trivial. Não me tenham como exigente, sou apenas realista e acompanho o futebol há 5 décadas. É isso aí.